Athletico-PR, Criciúma, Ceará e Cuiabá são campeões estaduais. Veja lista
Dez primeiros campeões estaduais foram conhecidos neste sábado (06)
Escute essa reportagem
Os dez primeiros campeões estaduais foram conhecidos neste sábado, incluindo cinco da elite nacional: Grêmio, Athletico-PR, Criciúma, Ceará e Cuiabá. No domingo, serão conhecidos mais seis campeões: de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Goiás.
O Grêmio conquistou seu 43.º título ao superar o Juventude por 3 a 1, encostando no Internacional, maior campeão com 45. Foi o segundo heptacampeonato seguido do time tricolor, que já tinha conseguido o feito em 1968. A maior sequência pertence ao Inter, octocampeão em 1976.
Ceará e Fortaleza fizeram um clássico equilibrado. Após empate por 1 a 1, o alvinegro venceu a disputa de pênaltis por 3 a 2 e faturou seu 46º título, empatando com o adversário tricolor. O Ceará voltou a ser campeão após seis anos e impediu o Fortaleza de conquistar o hexacampeonato, algo inédito no Estado.
No Paraná, o Athletico-PR venceu o Maringá com tranquilidade, por 3 a 0, e foi bicampeão consecutivo. No total, soma 28 títulos, atrás apenas do Coritiba, com 39.
O Criciúma segurou o empate por 1 a 1 com o Brusque e, como venceu o primeiro jogo por 2 a 1, conquistou sua 12ª taça, empatando com o Joinville e atrás de Figueirense e Avaí, ambos com 18. O Criciúma é bicampeão.
Em Mato Grosso, o Cuiabá venceu novamente, por 1 a 0, o União Rondonópolis e ergueu seu 13º título. Além disso, foi tetracampeão pela primeira vez em sua história, algo que só o Mixto, maior campeão, com 24 taças, conseguiu duas vezes, em 1954 e 1982.
O dia ainda contou com outros times tradicionais em campo. O CRB foi campeão alagoano pela 34ª vez ao fazer 3 a 1 no ASA. Em Pernambuco, o Sport segurou o empate sem gols com o Náutico e conquistou o lugar mais alto do Estado pela 44ª vez. Tinha vencido o primeiro jogo por 2 a 0.
Outros dois times foram campeões após muito tempo. O União Araguainense desbancou o Tocantinópolis e conquistou o segundo título do Campeonato Tocantinense depois de 30 anos. Em casa venceu de novo por 2 a 1, mesmo placar do primeiro jogo. O Ceilândia conquistou o Distrito Federal pela terceira vez ao superar o Capital nos pênaltis (4 a 3) após empate sem gols. O último título tinha sido em 2012.
O Altos levou a melhor diante do Parnahyba nos pênaltis (4 a 3) após empate sem gols no tempo normal e conquistou o quarto título do Campeonato Piauiense. A última vez tinha sido em 2021.
Confira abaixo a lista dos campeões estaduais deste sábado:
ALAGOANO - CRB campeão - 34º título
BRASILIENSE - Ceilândia campeão - 3º título
CATARINENSE - Criciúma campeão - 12º título
CEARENSE - Ceará campeão - 46º título
GAÚCHO - Grêmio campeão - 43º título
MATO-GROSSENSE - Cuiabá campeão - 13º título
PARANAENSE - Athletico-PR campeão - 28º título
PERNAMBUCANO - Sport campeão - 44º título
PIAUIENSE - Altos campeão - 4º título)
TOCANTINENSE - União Araguainense campeão - 2º título
Comentários