Após entrar no Top 10 dos técnicos do Mundo, Filipe Luís pede mais autonomia
O treinador pede mais poder nas decisões do elenco e clube avança por acordo
O Flamengo está otimista com as negociações envolvendo a renovação de Filipe Luís e pretende dar mais autonomia para o treinador, que também atua como gestor do elenco.
Além da inteligência elogiada nos bastidores, que ganha jogos na análise, o principal fator para o sucesso de Filipe Luís está na gestão. Como Jorge Jesus, sua referência, Filipe já se tornou um gestor de grupo, muito além do trabalho só de treinar.
O Flamengo vê Filipe Luís como o principal elo entre os objetivos do departamento de futebol e do elenco. O UOL apurou que José Boto não tem a mesma relação nesse sentido, já que o treinador era jogador e foi campeão com peças do elenco.
Rodrigo Caio também é peça importante. Assim como Filipe Luís, o ex-jogador também fez parte de elencos vitoriosos no Flamengo e conhece os corredores.
O presidente Bap delega as funções do futebol para José Boto e companhia. Além do português, o departamento é formado por Gabriel Skinner (gerente), Alfredo Almeida (diretor da base) e Dekko Roisman (diretor de relações institucionais).
Nenhum desses cargos, contudo, tem o mesmo peso para o vestiário do que o anterior, de gerente técnico. Em momento anterior, Juan funcionava como esse elo, e Filipe Luís acumula a função.
Justamente por isso, o treinador pediu mais autonomia nas decisões de montagem e gestão do elenco. E o Flamengo pretende aceitar essa condição, como apurou a reportagem.
Tudo caminha para o final feliz, embora algumas partes burocráticas do contrato segurem o anúncio. Filipe Luís e Flamengo ainda não chegaram a um acordo sobre bonificações por metas.
O salário, que era o principal empecilho, já está se tornando um assunto mais tranquilo.
O Rubro-Negro aumentou a proposta, e o técnico se vê com valores bastante parecidos com os pedidos. O clube carioca pretende anunciar a renovação de Filipe Luís como presente de Natal para a torcida.
RANKING
Em sua primeira temporada completa como técnico profissional, Filipe Luís, de 40 anos, teve realmente a estreia dos sonhos. Com quatro títulos no comando do Flamengo (Carioca, Supercopa Rei, Libertadores e Brasileiro), o jovem treinador entrou na lista dos 10 melhores profissionais do ano da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).
Considerado por muitos como o melhor treinador de todos os tempos, Pep Guardiola, que viveu um ano de instabilidade no Manchester City, não entrou na lista.
Em 10º lugar, o treinador do Flamengo foi o único brasileiro a fazer parte do grupo. Além dele, Abel Ferreira, do Palmeiras, também ficou no top 10, ocupando a 8ª posição. O primeiro colocado foi Luis Enrique, campeão da Liga dos Campeões e do Intercontinental com o PSG.
Campeão do Mundial de Clubes com o Chelsea, Enzo Maresca ficou em segundo lugar, e o alemão Hansi Flick, do Barcelona, fechou o pódio.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários