Prevenção com a pele deve começar na infância, afirmam especialistas
Médicos ressaltam a importância dos cuidados preventivos com a pele desde a infância
Escute essa reportagem
Engana-se quem acredita que cuidados e tratamentos para a pele só começam com o aparecimento dos tradicionais sinais da idade, como rugas, manchas e marcas de expressão. Médicos ressaltam a importância dos cuidados preventivos com a pele desde a infância.
A dermatologista Maria Oliete Perini Guerra explicou que a prevenção pode começar ainda na infância, com os cuidados com o sol.
“Temos que ensinar, desde pequenos, a importância de não abusar do sol, de usar roupas com tecido fotoprotetor e o uso do filtro solar. Se as crianças aprendem desde pequenas, depois fica fácil continuar com esses hábitos”.
Ela ainda destacou a necessidade de cuidados em geral ao longo da vida para envelhecer bem, como hidratação da pele, boa alimentação e ingestão de água.
“Temos de ter cuidado com dietas exageradas, sem proteína. Isso faz falta e a pele vai ficando flácida”, observa.
A médica dermatologista Christina Drummond também salientou que a prevenção se inicia na infância pelo uso de protetor solar.
“A partir dos 25 anos que se inicia a perda progressiva do colágeno, em média de 1% ao ano. Por esse motivo, a prevenção do envelhecimento da pele pela perda de colágeno é necessário a partir dos 30 anos.”
Ela indicou os cuidados básicos de skincare (cuidados diários com a pele) com produtos antioxidantes e vitamina C, além do protetor solar e dos tratamentos específicos para repor o colágeno.
A dermatologista Carolina Belo explicou que entre 25 e 30 anos há uma interrupção da produção de colágeno. “A gente não só para de produzir como começa também a perder colágeno. Por isso, pensando na melhora da flacidez e de linhas de expressão, a partir dessa idade o ideal é que se faça tratamentos preventivos. Sabemos que é melhor retardar efeitos do envelhecimento, pois depois os tratamentos não terão o mesmo efeito”.
Ela enfatizou que os tipos de tratamentos dependem de cada tipo de pele e da genética do paciente.
“Tem pacientes de 35 anos que já tem a pele envelhecida. Já outras pessoas, aos 40, ainda estão muito bem”.
Leia mais: Medicina da beleza avança e cria novas técnicas para ficar mais jovem
Dermatologistas dão alerta para os perigos do peeling da moda
FILTRO SOLAR E BLUSA
Reforço na proteção do filho
Aos 8 anos, o pequeno Yuri Silva Campos Moraes já sabe que não dá para ir à praia ou pegar muito sol sem usar filtro solar e blusa de proteção.
A mãe dele, a designer de sobrancelhas Renata Campos, 34 anos, contou que sempre teve muito cuidado com a pele do filho, usando filtro solar de fator maior que 50.
“Procuro ir à praia mais cedo ou no final da tarde, pois a pele dele é bem clara. Hoje, como estou grávida, também procuro cuidar mais da minha pele, para evitar manchas”, ressaltou.
CUIDADOS DOS FAMOSOS
“Todos que imaginar”
A atriz Taís Araujo contou, em entrevista recente, que não abre mão de tratamentos de beleza para cuidar da pele e do corpo. “Faço todos os que você pode imaginar.”
Ela revelou que faz tratamentos como bioestimuladores em várias partes do corpo, incluindo joelhos e rosto.
Ela ressaltou, no entanto, que só não faz uso de toxina botulínica e preenchedores. “Nada que vá mudar o formato do meu rosto. Eu uso muita coisa que estimula a produção de colágeno”.
Linhas de expressão
O ator Reynaldo Gianecchini, 49 anos, tem apostado nos últimos meses em uma série de procedimentos para rejuvenescimento facial, que consistem em suavizar as linhas de expressão do rosto.
Entre as técnicas que tem usado está a reposição de colágeno da pele, além da aplicação de botox e preenchimento com ácidos hialurônicos. “Eu gosto mesmo é de mudar”, afirmou Reynaldo Gianecchini em suas redes sociais.
Cremes
A atriz Fernanda Souza recentemente apareceu de cara lavada em suas redes sociais e recebeu muitos elogios dos seguidores.
Segundo ela, hoje gosta muito da sua pele, mas por causa de intensos cuidados. “Cuidei tanto da minha pele que hoje em dia amo ela com make, sem make”, disse.
A atriz revelou que, entre os segredos, estão os cuidados diários com skincare e retirada da maquiagem de forma correta. Também já tinha afirmado que dormia “cheia de creme”.
CUIDADOS POR IDADE
A partir dos 30 anos
A palavra-chave nessa faixa de idade é prevenção.
Médicos dermatologistas indicam o uso diário de um bom protetor solar, higienização da pele e aplicação de cremes antioxidantes tópicos.
Nessa faixa de idade, em especial entre os 25 e 30 anos, o corpo começa a parar a produção de colágeno.
Nesta fase da vida, a estimativa é que as pessoas percam cerca de 1% de sustentação da pele a cada ano, aumentando para um total de 30% nos anos seguintes à menopausa.
Dependendo de cada tipo de pele e problemas, como melasmas, acne ou sardas, outros tratamentos também podem ser realizados.
Em outros casos, também é indicada, mesmo preventivamente, a aplicação de toxina botulínica para rugas dinâmicas de expressões faciais e preenchimento com ácido hialurônico para reduzir sulcos, olheiras ou vincos faciais.
Acima de 40 anos
Além dos fotoprotetores e antioxidantes, se recomendam agentes firmadores, antirrugas e despigmentantes, quando necessário.
O motivo é que as mulheres começam a apresentar perda mais intensa de elastina e colágeno e a hidratação da pele começa a sofrer alterações mais evidentes.
Alguns tratamentos estéticos combinados, como aplicação de toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico, uso de bioestimuladores de colágeno, lasers, radiofrequência microagulhada, ultrassom microfocado, entre outros, podem ser indicados de acordo com cada caso, sempre com orientação do dermatologista.
Após os 50 anos
Nessa fase as mulheres já devem passar a usar produtos que estimulam a produção de colágeno na face e principalmente ao redor dos olhos, pois as pálpebras já evidenciarão sinais mais intensos do envelhecimento.
Tratamentos estéticos como peelings, lasers e outras tecnologias são recomendados, além da toxina botulínica e preenchedores para reduzir rugas, vincos faciais da pele madura ou danificadas pelo sol. Mas lembre-se: é preciso uma consulta com um dermatologista para saber a melhor indicação para cada caso.
Comentários