Medicina da beleza avança e cria novas técnicas para ficar mais jovem
Bioestimuladores de colágeno, tratamentos para tirar manchas e celulite, além de aparelhos modernos têm sido utilizados
Escute essa reportagem
O tempo passa e as mudanças corporais ficam cada vez mais evidentes. Quem está insatisfeito e deseja fazer as pazes com o espelho tem encontrado na medicina da beleza novas técnicas para “ficar” mais jovem.
Bioestimuladores de colágeno, tratamentos para tirar manchas e celulite, além de técnicas usadas para rejuvenescimento foram alguns dos exemplos citados.
A dermatologista Karina Mazzini indica algumas opções de novas técnicas que contribuem para o rejuvenescimento, entre elas a pistola de Drug Delivery sem agulhas.
Ela explica que a técnica já é um tratamento estético muito utilizado, que injeta vitaminas e enzimas na camada de tecido de gordura que está embaixo da pele, a mesoderme.
A diferença dessa nova pistola, segundo Karina Mazzini salienta, é que ela não fura pele, ela deposita o medicamento por pressão e a dor é praticamente inexistente.
“Esse aparelho para rejuvenescimento é muito menos invasivo e quase indolor”, ressalta.
Outra novidade citada por ela é o bioestimulador com ácido hialurônico 100% puro, que está sendo muito usado para rejuvenescimento facial de pescoço e face.
“É uma substância muito mais eficaz e segura por ser 100% natural e igual ao que o corpo humano produz. É um dos procedimentos mais procurados”.
A dermatologista Juliana Drumond também falou sobre o Profhilo, que é um produto injetável à base de ácido hialurônico que promove uma verdadeira bioremodelação multinível da pele. Ele restaura a estrutura de tecidos, mas sem volumizar a região.
“Ele estimula a produção de colágeno, melhorando a sustentação e elasticidade da pele”, explica.
O Fotona Starwalker é uma tecnologia mais moderna indicada para tratar lesões pigmentadas como manchas, melasma e olheiras, que deixam a aparência envelhecida. Além de clarear a pele, estimula o colágeno e reduz a flacidez, complementando o tratamento de rejuvenescimento da pele.
Ela, assim como a dermatologista Thaiz Rigoni, falaram sobre o laser Starwalker.
“É um aparelho novo para rejuvenescimento e clareamento de manchas e vasos, como melasma, sardas, olheiras, cicatrizes de acne, estrias, entre outros”, disse Thaiz Rigoni.
Leia também: Dermatologistas dão alerta para os perigos do peeling da moda
Prevenção com a pele deve começar na infância, afirmam especialistas
Rotina e cuidados
Antenada nas novidades, a esteticista Rayara Soares de Paula, de 32 anos, tem uma rotina de cuidados diários com a pele e já fez alguns procedimentos, como preenchimento e botox, visando o rejuvenescimento facial.
Seus cuidados começaram aos 15 anos e ela, que trabalha com uma dermatologista, pretende avançar na idade sem muitas marcas de expressões e rugas.
“Mensalmente, faço limpeza de pele e radiofrequência facial no rosto, que ajuda o colágeno. Recentemente fiz harmonização facial e preenchimento labial”, contou.
TRATAMENTOS PARA REJUVENESCER
1. Bioestimulador com ácido hialurônico 100% puro
Como forma de combater os danos causados pela baixa na produção de colágeno, foi criado um novo método de rejuvenescimento facial.
De tecnologia italiana, ele é um tratamento injetável, com alta concentração de ácido hialurônico 100% puro, que bioestimula a elastina e a produção de quatro tipos de colágeno.
Quando injetado na pele, promove a bioremodelação e regeneração dos tecidos, melhorando a qualidade da pele, retardando o processo do envelhecimento e flacidez.
2. Pistola de intradermoterapia sem agulhas
A técnica consiste na aplicação de ativos através da pressão exercida por uma espécie de caneta/pistola sobre a pele, sem a necessidade de usar agulhas.
Os resultados, segundo médicos, são visíveis em pouco tempo.
O tratamento é indicado para gordura localizada, celulite, redução de papada, linhas de expressão, flacidez facial e corporal, melasma, gordura em papada e outros.
3. Ultrassom Microfocado de Alta Intensidade
As ondas do ultrassom microfocado criam zonas de calor controladas na pele para estimular processos de coagulação em regiões específicas. Isso ativa o sistema imunológico no local, induzindo uma cicatrização que repara o tecido e, posteriormente, estimula a produção de colágeno.
As versões mais recentes do método são indicadas especialmente para tratar áreas delicadas, como pálpebras inferior e superior, e ao redor da boca.
A aplicação é por meio de um scanner ou uma caneta, e costuma ser rápida, em apenas uma sessão. Os efeitos são de rigidez, promovida pelo aumento do colágeno.
4. HarmonyCa
É uma associação de preenchimento com ácido hialurônico e bioestimulador de colágeno, que a maioria conhece como Sculptra.
Ele tem um efeito dois em um: dá uma leve volumização e ainda estimula a produção de colágeno para deixar a pele mais firme.
É indicado, principalmente, para melhorar o contorno facial e para evidenciar a região malar, deixando a aparência mais jovem.
Os pacientes, de acordo com médicos, já notam o efeito ao sair do consultório, por conta do ácido hialurônico. Com o tempo, os resultados vão melhorando, devido ao estímulo de colágeno.
5. Fotona Starwalker
É uma tecnologia mais moderna indicada para tratar lesões pigmentadas, como manchas, melasma e olheiras, que deixam a aparência envelhecida.
Além de clarear a pele, estimula o colágeno e reduz a flacidez, complementando o tratamento de rejuvenescimento da pele.
6. Cadeira de ondas eletromagnéticas para rejuvenescimento íntimo
Este equipamento utiliza a tecnologia de ondas eletromagnéticas para ajudar a melhorar o tônus muscular da região íntima.
Esta cadeira é capaz de estimular a produção de colágeno, enrijecer o períneo e auxilia no tratamento de rejuvenescimento íntimo.
7. Preenchedores para área corporal
Além do uso do ácido hialurônico para preenchimento de áreas do rosto, entre as novidades que estão chegando ao mercado estão os preenchedores à base de ácido hialurônico para áreas corporais.
Com esses produtos, é possível aumentar volumes com os produtos biocompatíveis, com mínimo efeito adverso.
Entre as diferenças para o ácido hialurônico aplicado no rosto está na densidade, que permite efeito mais duradouro.
8. Jato de Plasma
O aparelho hoje tem apresentação mais moderna, em forma de caneta, que pode ser utilizado para leve retração da pálpebra (sem indicação de cirurgia) ou estímulo de colágeno, voltado para linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento.
O procedimento, minimamente invasivo, se trata de uma corrente elétrica de alta tensão que libera um gás ionizante. Ele exige cuidados após o procedimento, principalmente com relação à exposição ao sol.
Fonte: Especialistas consultados.
Comentários