Unidos de Barreiros é campeã da Série Ouro e retorna à elite
A agremiação de Vitória retorna ao Grupo Especial do carnaval de Vitória após dez anos
Siga o Tribuna Online no Google
Após dez anos longe do Grupo Especial do Carnaval de Vitória, a Unidos de Barreiros está de volta. A escola de samba de Vitória conquistou o título da Série Ouro em 2026 e garantiu o retorno à elite do carnaval capixaba em 2027. O último desfile da agremiação no grupo foi em 2016.
A apuração realizada nesta quarta-feira (18) coroou a grande campeã com 179,4 pontos. Em segundo lugar ficou a Independente de Eucalipto, com 178,7 pontos, seguido pela Tradição Serrana, que fechou o pódio com 178,3 pontos.
"Essa conquista foi muito especial. Esse tempo que ficamos fora do grupo especial foi muito difícil e retornar é de extrema importância. Nós lutamos e trabalhamos para isso", afirmou o presidente da Unidos de Barreiros, Jadilson Damascena.
No desfile, a Vermelho e Branco, como é conhecida a escola, construíu o enredo fazendo uma reverência ao Baobá, uma árvore milenar africana.
São Torquato fica em último lugar
Por outro lado, a Independente de São Torquato terminou a apuração em último lugar, com apenas 16,6 pontos. A escola de samba descumpriu cinco obrigatoriedades previstas no regulamento do campeonato. Com isso, acabou pontuando apenas nos quesitos bateria e samba-enredo. Os demais julgadores deram nota zero para a agremiação.
Imperatriz do Forte
Quem assume o lugar da recém-promovida Unidos de Barreiros é a Imperatriz do Forte, que terminou na lanterna do Grupo Especial de 2026, em 10º lugar. Com isso, A escola de Forte São João vai disputar a Série Ouro de 2027.
A grande campeã do Grupo Especial deste ano foi a Mocidade Unida da Glória (MUG). A escola de Vila Velha conquistou o 10º título do Carnaval de Vitória trazendo para o Sambão um enredo sobre a viagem da princesa Teresa da Baviera pelo Espírito Santo.
Desfiles em alta
O presidente da Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses), Sandro Rosa, ressaltou que a expectativa foi atingida com a adesão do público ao desfile e 2027 promete mais atrações.
"A expectativa foi superada, a dificuldade maior seria o público, mas tudo é difícil no início e nossa meta foi atingida. Nós já estamos elaborando o próximo carnaval, fechando patrocínios e teremos sorteios nos intervalos de moto e bicicleta elétrica", afirmou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários