X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Música

Do ES para turnês internacionais

Levando coragem, talento e sonhos nas malas, músicos viajam para outros países em busca de reconhecimento e novos públicos


Imagem ilustrativa da imagem Do ES para turnês internacionais
o forrozeiro Maik Sullivan vai com seu trio para quatro países europeus |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Não há limite para a música produzida no Espírito Santo. Prova disso é que o som feito por essas bandas tem atravessado fronteiras e oceanos com artistas do Estado saindo em turnês internacionais.

É o caso do Trio Clandestino, que está em Londres, na Inglaterra, participando do “Forró London”. O evento, com mais de uma década de história, integra a lista de mais de 15 festivais do estilo musical que acontecem na Europa.

Leia mais sobre Entretenimento aqui

“A gente ia na edição de 2020, que foi cancelada por conta da pandemia. A oportunidade de tocar lá se deu por uma carta-convite que nos permitiu a aprovação em um edital de locomoção com apoio da Secretaria de Estado da Cultura”, diz o vocalista Maik Sullivan, que divide o palco com Valzinho (acordeon) e Mauro Araújo (zabumba).

A gente espera encontrar brasileiros que amam a cultura do forró pé-de-serra Maik Sullivan, Forrozeiro
  

Aproveitando a oportunidade de estar em outro continente, o trio conseguiu encaixar mais três apresentações, dando início à sua primeira turnê internacional. Além de representar o Espírito Santo no “Forró London”, a atração  tem shows marcados para esta semana em Genebra (Suíça), Milão (Itália) e Dublin (Irlanda). 

O repertório é formado por canções autorais dos discos “Novo Tempo” (2013) e “Pra Bailá” (2018), além de clássicos de nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e  Alceu Valença. “A gente espera encontrar brasileiros que amam a cultura do forró pé-de-serra”.

leia mais

Live Nation escolhe empresa do Rock in Rio, para organizar Lollapalooza 2024

Maiara e Maraisa agora na íntegra!

Em junho, será a vez da Europa receber a animação e a alegria de Alemão do Forró, do sucesso “Fica Amor”. O linharense, que já realizou várias turnês nos Estados Unidos, fará sua primeira série de shows no continente europeu.    

A banda capixaba de hardcore Dead Fish também está com data marcada para sua segunda turnê na Europa. O primeiro destino do grupo, que atualmente celebra 32 anos de carreira nos palcos, será Dublin, em 31 de julho. 

Quem já esteve no continente e até gravou um disco ao vivo em Lisboa, Portugal, foi o cantor Silva, dono do hit “A Cor É Rosa”. A passagem da rapper Budah pela capital portuguesa  rendeu a gravação de “Poesia Acústica Lisboa”.

WC no Beat, Carlinhos Rocha, André Prando e Arthur Navarro são outros nomes que já levaram sua música para além das fronteiras do Brasil. Carlinhos, por exemplo, toca nos Estados Unidos desde 2003. “Todo ano faço, ao menos, uma turnê por lá. No ano passado, toquei em outubro. Devo ir na mesma época”, conta. 

Imagem ilustrativa da imagem Do ES para turnês internacionais
O capixaba André Prando decidiu filmar o clipe de “Universos Distintos” |  Foto: Acervo Pessoal

“Para músico independente, é uma vitória emocionante”

A partir da oportunidade de filmar o clipe de “Universos Distintos”, sua parceria já disponível com a cantora portenha Maca Mona Mu, o capixaba André Prando, 32, decidiu desbravar novos horizontes em fevereiro. 

Depois de gravar cenas em Foz do Iguaçu, no Paraná, ele partiu para quatro shows em Buenos Aires, na Argentina, e um em Montevidéu, no Uruguai. “Para um músico independente, só de ter a oportunidade de conhecer tantos lugares através da minha música já é uma vitória emocionante”. 

Durante a turnê, o músico teve o desafio  de tentar aprender o espanhol pela primeira vez, recorrendo ao “portunhol” em certos momentos. Agora, leva as ricas experiências que teve para seu novo álbum, “Iririu”, previsto para o 2º semestre.  

Imagem ilustrativa da imagem Do ES para turnês internacionais
O cantor e compositor Arthur Navarro, 36, já se apresentou na Europa |  Foto: Acervo Pessoal

Ajuda dos fãs para shows pela Europa

O cantor e compositor Arthur Navarro, 36, já se apresentou na Europa, mas, no momento, está em sua primeira turnê pelo continente, com 11 datas pela Inglaterra, Holanda e Portugal. Na “Spring Tour”, ele toca canções autorais dos discos “Fusão Ancestral” (2021) e “À Flor da Terra” (2022).

“Fui convidado pela minha gravadora para participar de um festival na Inglaterra, que foi cancelado uma semana antes de acontecer. Ter adiado de alguma forma foi uma bênção, porque tive mais tempo de organizar   uma turnê”, conta ele, que adquiriu a passagem com a ajuda de seu público.

Em meio à correria da turnê e gravações no estúdio do Abbey Road Institute, em Londres, ele ainda arruma tempo para turistar e compartilhar com seus seguidores, pelo Instagram, suas andanças.

Leia mais

Ludmilla explora seu lado malvadona em novo álbum

Minimalismo musical de capixaba em novo projeto

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: