Cantora russa lança disco com samba, bossa e ijexá
Ekaterina Bessmertnova vive em Vitória há oito anos
Escute essa reportagem
A natureza é o fio condutor de “Contra os Ventos e as Marés”, 1º álbum solo da cantora russa Ekaterina Bessmertnova, que há oito anos está radicada em Vitória. O disco de música brasileira, produzido na capital capixaba, passeia pelo samba, bossa-nova, ijexá e valsa.
“É um título muito bonito e poético, além de revelar a minha forte ligação com o mar e a natureza que vem desde a minha infância. Desde pequena, nos verões, eu visitava meus avós que moravam na região de Odessa, na Ucrânia, perto do Mar Negro. Desde então, aprendi a gostar de praia, do mar e da brisa”, lembra Ekaterina ao AT2.
O projeto, com cinco composições do maestro Célio Paula, traz canções sobre plantas cultivadas ou apreciadas pelo autor, além da faixa-título que trata do mar.
“Nos conhecemos ainda em 2016, quando comecei a morar no Espírito Santo. Fiz uma participação cantando 'Aquarela do Brasil' (Ary Barroso), com a Orquestra Pop e Jazz do Ifes, regida por ele. Depois, ouvindo as canções escolhidas para o álbum, me identifiquei muito com as temáticas”.
A primeira visita da cantora ao Estado aconteceu em 2015, após finalizar a formação em canto popular e jazz na Rússia.
“Estava apaixonada pelo Brasil e pela música popular brasileira e quis continuar a minha formação. Conheci a Fames pela internet e decidi entrar para fazer o curso de formação musical em canto popular. Depois conheci meu companheiro, o músico percussionista Léo de Paula, e acabei ficando”.
Comentários