Terror, comédia e drama chegam aos cinemas do ES
“Faça Ela Voltar” leva cenas perturbadoras às telonas. Já “Uma Mulher Sem Filtro” e “Anônimo 2” garantem boas risadas ao público
Escute essa reportagem

Do terror psicológico de “Faça Ela Voltar” à dose tripla de comédia com “Anônimo 2”, “Uma Mulher Sem Filtro” e “Amores à Parte”. Essas são algumas estreias que prometem divertir diferentes públicos nos cinemas a partir desta quinta-feira (21).
Mas, se você prefere um bom drama, pode se preparar para se emocionar com a história do saudoso Rei do Baião, que é contada no longa-metragem “Luiz Gonzaga - Légua Tirana”.
Gênero em alta após o sucesso de “A Hora do Mal”, o terror continua roubando a cena com a chegada de “Faça Ela Voltar” às telonas.
A nova produção da A24, estúdio que está por trás de títulos como “A Bruxa”, “Midsommar” e “Hereditário”, é apontada como um dos filmes mais perturbadores do ano e tem como estrela principal a atriz britânica indicada ao Oscar Sally Hawkins (“A Forma da Água”).
Por trás da direção estão os irmãos australianos Michael e Danny Philippou. Da mesma forma que “Fale Comigo” (2023), que projetou a dupla, o novo longa-metragem se baseia em tragédias familiares para debater temas como luto e possessão.
A trama acompanha a vida de dois irmãos que ficaram órfãos e estão em processo de conhecer a casa de sua mãe adotiva, papel de Sally Hawkins. Para os cineastas, “Faça Ela Voltar” traz uma nova visão graças à experiência deles com a morte de um amigo próximo, que morreu durante a pré-produção.
“O objetivo é focar na perda e em quão longe você iria para trazer alguém que você ama de volta… Essas questões profundas sobre as quais você pensa a respeito são traduzidas para a tela. Acho que é algo que não entendíamos completamente em 'Fale Comigo', então 'Faça Ela Voltar' é outra versão disso”, explicou Michael Philippou ao Deadline.
O elenco ainda conta com Billy Barratt (“O Retorno de Mary Poppins”), Jonah Wren Phillips (“Sweet Tooth”), Sally-Anne Upton (“Wentworth”), Stephen Phillips (“The Leftovers”) e Sora Wong.
Apesar de trazer nomes não muito conhecidos pelo grande público, esse tem sido um ponto bastante elogiado pelos críticos. O filme conquistou uma aprovação de 89% da imprensa especializada no Rotten Tomatoes, um site referência em termos de sétima arte.
Assista ao trailer de Anônimo 2
Crítica
Ausência de explicações ajuda filme
A nova onda de horror nunca existiu do ponto de vista que importa, o da qualidade cinematográfica. Nem a propagada grande fase, ou coisa que o valha. O horror é um dos gêneros mais prolíficos desde os anos 1960. Não há significativa melhoria nos últimos 10 ou 15 anos para se falar em tendências, a não ser em variações tipo “body horror” ou “pós-horror”, mas nada que signifique aumento de qualidade.
Um dos que estão acima da média é “Fale Comigo”, de 2022, que revelou os gêmeos australianos Danny Philippou e Michael Philippou. “Faça Ela Voltar” é o 2º longa dos irmãos. Desta vez, as referências parecem ser, entre muitas outras, “Re-Animator” (1985) e “Cemitério Maldito” (1989), com uma porção maior de feitiçaria.
Os irmãos Andy e Piper vivem com o pai, até que este morre misteriosamente durante o banho. Eles são adotados por Laura, personagem um tanto estranha, brilhantemente interpretada por Sally Hawkins.
Andy, vivido pelo inglês Billy Barratt, está prestes a fazer 18 anos e garantir sua independência e com isso a possibilidade de cuidar de Piper, uma pré-adolescente com deficiência visual, papel de Sora Wong.
Laura tem então poucos meses para colocar em prática seu plano diabólico para ressuscitar Cathy, sua filha, também deficiente visual, morta quando tinha mais ou menos a idade de Piper, na piscina de sua casa.
Oliver é o estranho filho adotivo de Laura. Logo mais descobriremos que era um menino desaparecido que foi vítima dos feitiços de Laura, e agora funciona como uma espécie de veículo para a ressurreição de Cathy na mesma piscina em que ela se afogou.
Os irmãos Philippou seguem uma linha semelhante à do recente “A Hora do Mal”: uma certa estética retrô, além de um monte de pistas para embaralhar o espectador, algumas delas não levam a lugar algum.
Ainda bem. Uma das coisas mais irritantes no horror contemporâneo é que as explicações costumam afundar os filmes.
Mais estreias
“Anônimo 2”

Bob Odenkirk retorna na sequência de filme que mistura ação e comédia e foi sucesso nas bilheteria em 2021. O ator dá vida a um pai que enfrenta perigos após uma invasão em sua casa. A estrela Sharon Stone interpreta a vilã.
“Uma Mulher Sem Filtro”

Fabiula Nascimento é Bia, uma publicitária que lida com um chefe machista, um marido encostado, uma melhor amiga egocêntrica e uma irmã muito diferente dela. Camila Queiroz e Emilio Dantas também estão no elenco.
“A Prisioneira de Bordeaux”

A atriz francesa indicada ao Oscar Isabelle Huppert estrela o novo drama de Patricia Mazuy. O longa aborda o encontro entre duas mulheres de classes sociais diferentes, mas que se conhecem ao visitar os maridos na prisão.
“Luiz Gonzaga - Légua Tirana”

A produção retrata a vida e obra do icônico Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião, e mergulha desde a infância e adolescência do artista até sua vida adulta.
“Amores à Parte”

Misturando drama e comédia, a produção é estrelada por Dakota Johnson e Michael Angelo Covino, que ainda assina a direção. Reflete sobre términos, recomeços e a complexidade das relações humanas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários