Capixaba é selecionada para Festival de Cannes com filme sobre câncer do pai
Liza Gomes é diretora e atriz, nascida em Iúna, no Sul do Espírito Santo. O curta "Bodas de Ouro" vai ser exibido no Festival de Cannes
Escute essa reportagem
Toda a inspiração da atriz e diretora Liza Gomes, de 41 anos, veio da história de amor do pai e da mãe e todas as dificuldades que os dois enfrentaram juntos até a morte de José Davino Gomes, em julho de 2022, por linfoma não Hodking (LNH), um tipo de câncer que afeta o sistema linfático.
A ideia do filme surgiu no final da pós-graduação em Direção de TV e Teledramaturgia da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL).
Bodas de Ouro
O curta todo inspirado na vida real dos pais da diretora conta a trajetória de Cláudio, personagem fictício e interpretado pelo ator Raymundo de Souza.
O protagonista, com seus quase 80 anos completados, sonha em renovar seus votos de 50 anos de casamento com a esposa, Helena, também personagem fictícia, vivida pela atriz Débora Olivieri. No entanto, ele se depara com a finitude da vida ao descobrir um câncer bastante agressivo e incurável.
O curta de 19 minutos foi gravado em dois dias no Rio de Janeiro em novembro de 2023 e ficou pronto no dia 10 de janeiro de 2024.
Em entrevista à imprensa, a diretora contou como realizou o curta, que foi selecionado para ser exibido na mostra "Mercado do Filme", na categoria de Short Film Corners, em Cannes.
"Eu vi que o roteiro podia dar um bom filme e aí eu fui atrás de pessoas da área. Eu chamei um amigo que foi meu primeiro assistente de direção e ele topou fazer. Eu tinha verba só para dois dias de filmagem. No primeiro dia, foram 12h de gravação seguidas, e depois 18h sem parar. Os atores se emocionavam muito lendo, foi tudo muito emocionante", relatou a diretora.
Comentários