X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Crítica

Capixaba é selecionada para Festival de Cannes com filme sobre câncer do pai

Liza Gomes é diretora e atriz, nascida em Iúna, no Sul do Espírito Santo. O curta "Bodas de Ouro" vai ser exibido no Festival de Cannes


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Capixaba é selecionada para Festival de Cannes com filme sobre câncer do pai
Diretora capixaba Liza Gomes e os pais: filme "Bodas de Ouro" para Festival de Cannes |  Foto: Acervo pessoal

Toda a inspiração da atriz e diretora Liza Gomes, de 41 anos, veio da história de amor do pai e da mãe e todas as dificuldades que os dois enfrentaram juntos até a morte de José Davino Gomes, em julho de 2022, por linfoma não Hodking (LNH), um tipo de câncer que afeta o sistema linfático.

A ideia do filme surgiu no final da pós-graduação em Direção de TV e Teledramaturgia da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL).

Bodas de Ouro

O curta todo inspirado na vida real dos pais da diretora conta a trajetória de Cláudio, personagem fictício e interpretado pelo ator Raymundo de Souza.

O protagonista, com seus quase 80 anos completados, sonha em renovar seus votos de 50 anos de casamento com a esposa, Helena, também personagem fictícia, vivida pela atriz Débora Olivieri. No entanto, ele se depara com a finitude da vida ao descobrir um câncer bastante agressivo e incurável.

O curta de 19 minutos foi gravado em dois dias no Rio de Janeiro em novembro de 2023 e ficou pronto no dia 10 de janeiro de 2024.

Em entrevista à imprensa, a diretora contou como realizou o curta, que foi selecionado para ser exibido na mostra "Mercado do Filme", na categoria de Short Film Corners, em Cannes.

"Eu vi que o roteiro podia dar um bom filme e aí eu fui atrás de pessoas da área. Eu chamei um amigo que foi meu primeiro assistente de direção e ele topou fazer. Eu tinha verba só para dois dias de filmagem. No primeiro dia, foram 12h de gravação seguidas, e depois 18h sem parar. Os atores se emocionavam muito lendo, foi tudo muito emocionante", relatou a diretora.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: