X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Prefeituras da Grande Vitória definem regras para blocos de Carnaval

Vitória e Vila Velha já determinaram os dias, horários e locais para que os grupos desfilem pelas ruas sem causar transtornos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Prefeituras da Grande Vitória definem regras para blocos de Carnaval
Quem não vê a hora de curtir os bloquinhos de Carnaval ao lado da filha Ana Cristinna Sardinha Alves, de 7 anos, é a modelo Dayani Rodrigues Sardinha, de 28 anos. “Quando mais nova, eu curtia mais os bloquinhos de rua. Depois que tive minha filha, comecei a curtir o Carnaval mais em casa, com parentes ou na praia. Agora que a Ana Cristinna está maiorzinha, eu estou planejando levá-la em bloquinhos de rua para conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura”, explicou. |  Foto: Heytor Gonçalves/ AT

Passada a festa da virada do ano, é hora de programar o Carnaval. Para garantir uma folia com segurança, prefeituras definem as regras para os blocos de rua.

Em Vitória, por exemplo, o horário limite para o fim da folia foi estendido em uma hora em relação ao ano passado. Já o início da festa será mais tarde.

Assim, na capital, pelas novas regras, os blocos poderão sair das 11h às 19 horas, como explicou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi.

No decreto que estabelece as regras também fica determinado que não serão autorizados desfiles no período de Carnaval oficial, de 10 a 13 de fevereiro, fora da região do centro de Vitória.

Com exceção dessa data, como informou o secretário, os blocos estão autorizados a desfilar do dia 20 deste mês a 24 de março.

Mas atenção: por dia, só serão permitidos dois blocos de rua, em regiões diferentes, respeitando o horário das 11h às 19h.

O secretário destacou que a decisão foi tomada após muito diálogo. “Nós fizemos três reuniões com representantes de blocos e lideranças comunitárias. Também ouvimos autoridades de segurança pública estadual e municipal e Ministério Público.”

Ele informou que a preferência será concedida a quem solicitar primeiro. Até ontem, 11 blocos haviam protocolado requerimento junto à prefeitura solicitando autorização para desfilar.

“Culturalmente, Vitória tem entre 50 e 60 blocos por ano. Esse ano a expectativa é que chegue a 60 blocos no período que estamos autorizando para o Carnaval”.

Já em Vila Velha, o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior, falou sobre as regras para a folia dos blocos de Carnaval nas ruas. A festa será limitada até as 17 horas, com duração máxima de cinco horas, entre os dias 9 e 14 de fevereiro.

Em Vila Velha também está proibida a saída de blocos após a Quarta-feira de Cinzas.

SAIBA MAIS

Vitória

Os desfiles dos blocos de rua estão liberados entre 11h e 19h, do dia 20 deste mês a 24 de março. Mas só serão autorizados desfiles no período de Carnaval oficial, de 10 a 13 de fevereiro, na região do Centro.

Apenas dois blocos poderão sair por dia pelas ruas da capital. Não será permitido que eles fiquem parados.

O decreto estabelece que o responsável pelo desfile deve protocolar a solicitação com, no mínimo, 15 dias de antecedência da data.

Vila Velha

O Carnaval de rua acontece entre os dias 9 e 14 de fevereiro. Os blocos devem solicitar autorização até o próximo dia 17. Cada bloco terá direito a dois dias, sendo dois autorizados por região a cada dia.

Os blocos autorizados deverão ter segurança privada e após o encerramento, a organização fica responsável pela dispersão do público. Os blocos das regiões 1 e 2, como Praia da Costa, Itapuã e Itaparica, não poderão fazer o percurso até a avenida da praia. Só será permitido trio elétrico com documentação.

Outros municípios ainda estão definindo as regras.

Fonte: Municípios citados.

Drones vão monitorar o trânsito e as praias da Serra

No quesito segurança, os preparativos para o Carnaval também já começaram e a folia terá monitoramento até com drones. A Prefeitura da Serra contará com três drones e as equipes já estão fazendo treinamento para operar os equipamentos.

O secretário de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio, disse que cada drone terá uma função, que é acompanhar a situação da segurança pública na folia, do trânsito e salvamar, ou seja, eventuais afogamentos no litoral.

Além disso, o município conta com bases móveis e quadriciclos, que reforçam a segurança nos balneários. Em Vila Velha também terá drones e atuação das forças de segurança para garantir a festa.

Em Vitória, está sendo montado o Centro de Comando das Forças de Segurança: Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e equipes de fiscalizações da prefeitura, como informou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi.

“A maior concentração de blocos é no Carnaval oficial, de 10 a 13 de fevereiro. A exemplo do ano passado, nesse período nós vamos montar um Centro de Comando na Praça Costa Pereira, onde vamos monitorar tudo. Além disso, vamos usar drones e câmeras de videomonitoramento”.

Sobre as regras do Carnaval na capital, a Liga dos Blocos do Centro de Vitória se reuniu na noite de ontem para discutir o decreto. Até o fechamento desta edição, a definição não havia sido informada.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: