X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Folia vai ter blitze com mais de 70 bafômetros

Polícia Militar prepara blitze nas saídas de praias, blocos e shows para garantir a segurança durante o Carnaval


Imagem ilustrativa da imagem Folia vai ter blitze com mais de 70 bafômetros
Polícia Militar prepara operações em praias, blocos e shows: objetivo é aumentar a segurança no trânsito |  Foto: Roberta Bourguignon - 26/12/2022

Prometendo ações para aumentar a segurança no trânsito nos dias da folia, a Polícia Militar prepara blitze nas saídas de praias, blocos e shows, tanto no Carnaval de Vitória, quanto nos dias do Carnaval oficial.

Somente nas operações da Grande Vitória, cerca de 70 etilômetros (bafômetros) serão usados nas operações do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

Leia mais sobre Carnaval ES

As operações, no entanto, serão realizadas no período, principalmente na saída de locais com aglomerações, em todo o Espírito Santo.

Ao todo, a Polícia Militar tem disponível hoje 556 etilômetros, sendo 340 convencionais e 216 passivos, já aferidos e distribuídos para as unidades operacionais, segundo o capitão Anthony Moraes Costa, chefe do setor de comunicação do BPTran.

“As ações ocorrerão em locais e horários estratégicos, com o objetivo de inibir, principalmente, a combinação álcool e direção. Claro, também serão observadas outras eventuais irregularidades que possam existir”, destacou.

Além das operações voltadas para o trânsito na época co Carnaval, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou ontem o planejamento de segurança para o Desfile das Escolas de Samba e o Carnaval 2024.

A Operação Desfile das Escolas de Samba ocorrerá entre a sexta-feira (02) e o próximo domingo (04).

Já para o Carnaval oficial, o plano foi traçado para a atuação entre os dias 9 a 13 de fevereiro, com um efetivo total de 11.660 agentes das forças de segurança em atuação, o que significa 2.330 agentes das forças estaduais trabalhando diariamente.

Além da atuação ostensiva e preventiva, policiais estarão atentos também ao som alto, que é uma das principais queixas no período. Denúncias podem ser feitas para o número 190.

Além dos agentes, nove drones devem ser usados em todo o litoral do Estado.

A fiscalização de estradas e vias estaduais também contará com a tecnologia do Cerco Inteligente, com 1.065 câmeras que serão utilizadas no monitoramento e combate aos crimes de trânsito, ambientais, e de segurança pública.

Guinchos

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) vai reforçar o serviço de remoção e guarda de veículos apreendidos pelas forças policiais.

O horário de funcionamento dos pátios será ampliado. Na segunda e terça de Carnaval e na quarta-feira de Cinzas, de 8h às 18h.

Saiba mais sobre as operações

Quando

Os desfiles das escolas de samba de Vitória acontecem entre os dias 2 e 4 de fevereiro, ou seja, de sexta-feira a domingo.

Efetivo

Serão 1.200 agentes das forças de Segurança do Estado, entre bombeiros, policiais civis e militares.

Carnaval oficial

Quando

No período de 10 a 13 de fevereiro, de Norte a Sul do Estado.

Efetivo

Ao todo, serão 11.660 agentes das forças de segurança, o que significa 2.330 agentes das forças estaduais diariamente .

Somente a Polícia Militar contará com um efetivo total de 9.700 PMs, que vão atuar no policiamento ostensivo a pé e em viaturas.

A Polícia Civil contará com efetivo total de 1.030 policiais, que vão reforçar os plantões em Delegacias do interior e da Grande Vitória. Haverá plantão especial em Conceição da Barra, Praia Grande (Fundão) e Piúma, reforços nas Delegacias Regionais e na Central de Teleflagrante.

O Corpo de Bombeiros Militar terá 930 bombeiros militares com foco em resgate, fiscalização de eventos, operações em balneários e em unidades de conservação.

O efetivo previsto para guardas-vidas municipais é de 1.150 profissionais atuando em praias e balneários.

O Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) dará apoio no policiamento de orla na Região Metropolitana e no atendimento de emergências nos litorais Norte e Sul.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: