Veja quais as instituições que irão desfilar no Aniversário de Vila Velha
Participarão do evento, que celebra os 490 anos da cidade, mais de 1.260 alunos de 33 instituições de ensino da rede municipal
Escute essa reportagem

Com o tema “Vila Gentileza”, o tradicional desfile cívico-militar de 23 de maio, que marca os 490 anos da cidade de Vila Velha e celebra o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense, contará com a participação de mais de 1.260 alunos de 33 escolas da rede municipal de ensino, além da presença de forças militares e instituições civis.
A programação começa hoje, às 15 horas, com a transposição do fogo simbólico, que representa a transferência simbólica da capital do Estado, de Vitória para Vila Velha. Amanhã, o fogo simbólico parte da Prainha, às 6h40, em direção à Praça Duque de Caxias, no centro de Vila Velha. Lá, às 7 horas, acontece a cerimônia oficial de abertura do desfile cívico-militar.
Além dos alunos das escolas municipais, participarão do desfile organizações sociais e instituições como o Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Vila Velha, entre outras.
Tema
A secretária de Educação de Vila Velha, Carla Cabidel, explicou que o tema “Vila Gentileza” se alinha com o lema da rede de ensino municipal em 2025: “Gentileza que inspira, gente que transforma”.
Para preparar os estudantes, cada escola selecionou uma obra literária que contemplasse o tema gentileza. A partir dessas obras, os alunos participaram de atividades pedagógicas, pesquisas e visitas, integrando aprendizado com cidadania.
“Com a adoção dessas obras, cada escola irá representar a gentileza em cada detalhe da formação histórica da nossa cidade, incentivando, ao mesmo tempo, a prática leitora e a participação cívica das crianças e adolescentes”, explicou a secretária.
Segundo Carla, as escolas estendem o convite a todos os alunos, mas a seleção final é feita entre as turmas com maior adesão. Serão 23 escolas de ensino fundamental (Umefs) e 10 unidades municipais de educação infantil (Umeis), com alunos de 4 a 14 anos. O desfile será aberto por 23 escolas, intercaladas com 10 bandas escolares, que tocarão durante todo o trajeto.
Os alunos participarão do desfile vestidos com fantasias e trajes inspirados nas obras literárias adotadas, homenageando artistas capixabas e manifestações culturais, como o congo e o circo. A ideia é transformar o evento em uma verdadeira mostra de cultura local e expressão artística.
Saiba Mais
Desfile cívico-militar
Desfile com mais de 1.200 alunos de 33 escolas municipais, além de integrantes de organizações sociais e instituições como Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Vila Velha, entre outras instituições.
Quando: Sexta-feira (23), às 7h.
Onde: Sai da avenida Jerônimo Monteiro até a Champagnat, finalizando na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha.
História
A ação celebra os 490 anos da cidade de Vila Velha e marca o início da colonização do solo espírito-santense.
O tema do evento deste ano é “Vila Gentileza”, que se alinha com o lema da rede de ensino municipal em 2025: “Gentileza que inspira, gente que transforma”.
Show de Graça
Sexta-feira (23)
Palco Vila Gastronômica
16h: DJ Babaloo.
16h30: Regional da Nair.
20h30: Samba Crioulo.
00h00: DJ Babaloo.
Tenda Delírio
18h: Festa 2000eTal (DJs).
Palco Vila Velha
19h: Pele Morena.
22h30: Diogo Nogueira.
Sábado (24)
Palco Vila Gastronômica
14h: DJ Karolla.
15h: Trio Clandestino.
17h: DJ Karolla.
17h30: Serestão do Zé.
19h: DJ Karolla.
21h: Rickson Maioli.
00h00: DJ Karolla.
Tenda Delírio
16h: Festa Pike V.V
Palco Vila Velha
19h30: Luiza Andrade.
22h30: Thaeme e Thiago.
Domingo (25)
Palco Vila Gastronômica
12h: DJ Relima.
13h: Balança Penha.
14h30: Maycon Sarmento.
17h30: Andrea Nery.
20h30: DJ Relima.
Tenda Delírio
16h: Prainha Vive – Edição DJs de Forró.
Palco Vila Velha
16h: Samba Soul.
19h: Psirico.
A Programação gratuita acontece no Parque da Prainha.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários