Espetáculo em clima de Natal nesta sexta e sábado em Vila Velha
“O Quebra-Nozes Capixaba”, que será apresentado na Prainha, vai unir dança clássica, folclórica e até fisiculturismo
Batidas de hip-hop vão se misturar ao balé clássico do compositor russo Piotr Tchaikovsky na 5ª edição de “O Quebra-Nozes Capixaba”, que tem sessões gratuitas nesta sexta-feira (21) e sábado (22), na Prainha, em Vila Velha.
Mas essa não é a única novidade do espetáculo natalino dirigido por Liviane Pimenta e que conta com 400 bailarinos de diferentes partes do País, incluindo as participações estreladas dos cariocas Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo.
Douglas Motta, que assina a direção artística da montagem desde sua estreia, adiantou que o público vai poder conferir a união entre esporte e a arte da dança durante as 2h30 de apresentação.
“Além de unirmos o clássico com as danças folclóricas do Estado, levaremos a capoeira e o fisiculturismo ao palco, um dos diferenciais desse ano. Teremos a presença de um fisiculturista junto com as dançarinas do ventre de Conceição da Barra na hora da 'Dança Árabe'”, revela.
Douglas destaca ainda a participação de Carlinhos de Jesus, que foi diagnosticado com neuroradiculopatia desmienilizante infecciosa crônica. A doença autoimune o deixou sem os movimentos das pernas por cinco meses.
“Independente do processo de tratamento que o Carlinhos está, ele quis participar. Mas ele está bem melhor e chega sendo um exemplo de superação através da dança. Ele ama Vitória”.
Os bailarinos serão acompanhados por uma orquestra de cordas com 11 instrumentistas, sob regência dos maestros Walter Bacildo e Jean Philippe Molinari, que também atua como pianista.
“Para nós, da Orquestra Acadêmica do Ifes, é um prazer fazer parte de uma programação tão relevante para o Estado e de uma obra tão icônica”, conta Walter.
Jean antecipa que o conjunto participa do 2º ato. “Esse grupo está sendo efetivado para executar as próximas edições de 'O Quebra-Nozes Capixaba' e queremos nos especializar como a primeira orquestra de balé do Estado”.
O violinista Augusto Kennedy Valente Alves comemora a oportunidade. “Tocar Tchaikovsky é sempre muito lindo e, ao mesmo tempo, desafiador, ainda mais acompanhando uma companhia de dança onde a precisão é importantíssima para não atrapalhar os bailarinos”.
SERVIÇO
“O Quebra-Nozes Capixaba”
Quando: Apresentações nesta sexta, às 19h, e sábado, às 17h.
Onde: Prainha, Vila Velha.
O público é convidado a levar cadeiras de praia para assistir ao espetáculo com mais conforto.
Quanto: A entrada é gratuita, mediante a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível.
O que é?
O espetáculo une a tradição do clássico natalino de Tchaikovsky à riqueza cultural do Espírito Santo. Nesta releitura, o encantamento do balé original ganha novos contornos, com elementos da identidade capixaba incorporados à narrativa e à trilha sonora.
Componentes
A atração traz mais de 400 componentes, entre bailarinos profissionais da Pimenta Cia Jovem de Dança e dançarinos amadores. O elenco reúne participantes com idades entre 2 e mais de 80 anos, vindos de diversos municípios capixabas, como Conceição da Barra, Cachoeiro de Itapemirim, Santa Maria de Jetibá, Fundão e toda a Grande Vitória.
Homenagens
A diretora da versão capixaba, Liviane Pimenta, é roteirista, idealizadora e está à frente do espetáculo desde 2021. Ela escreveu “O Quebra-Nozes Capixaba” em 2010 e, desde que realizou a primeira apresentação para mais de 10 mil pessoas em 2021, vem acrescentando elementos ao show.
Neste ano, a novidade será uma homenagem a figuras marcantes da história do Espírito Santo, como Maria Ortiz, os imigrantes espanhóis, os italianos, alemães, além de outras surpresas.
Participação especial
Após a dança típica que faz homenagem aos imigrantes alemães, pomeranos e germânicos, Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus, dois dos maiores nomes da dança brasileira, entram representando a chegada do balé “Quebra-Nozes” no Brasil, em 1957, no Rio. O convite foi feito pela diretora da versão capixaba, Liviane Pimenta.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários