X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

“Em 80% dos casos, vírus é leve”, diz médico


Imagem ilustrativa da imagem “Em 80% dos casos, vírus é leve”, diz médico
O presidente da Sociedade de Infectologia do Estado, Alexandre Rodrigues, disse que o coronavírus tem complicações semelhantes às da gripe do vírus H1N1 |  Foto: Dayana Souza

São muitas dúvidas sobre o novo coronavírus, mas o presidente da Sociedade de Infectologia do Espírito Santo, Alexandre Rodrigues da Silva, deu uma notícia que pode trazer um certo alívio às pessoas.

De acordo com ele, em 80% dos casos, o novo coronavírus se manifesta de forma leve e em 20%, mais graves.

A Tribuna – O inverno pode contribuir para retransmissão do novo coronavírus?
Alexandre Rodrigues da Silva – Sim. Com o frio, existem mais pessoas confinadas em ambientes fechados.

Embora no Brasil o clima seja mais ameno, devido ao inverno mais rigoroso, em São Paulo e na região Sul já ocorrem mais casos de doenças respiratórias, incluindo infecções virais.

Quem já foi acometido por esse vírus pode voltar a contrair ou já está livre?
Provavelmente, quem tiver a infecção estará protegido de reinfecção devido à produção de anticorpos, embora já tenha tido relato de infecção, fato este que tem de ser confirmado em novos estudos.

Há, de fato, um real motivo para toda essa preocupação? Por exemplo, de rever o calendário escolar, de funcionários estarem sendo liberados para trabalharem de casa?
Em algumas situações, sim. Se em uma empresa ou escola existir uma maior disseminação do vírus, isto pode significar que as outras medidas de prevenção não funcionaram. A grande preocupação é de que, com a maior circulação do vírus, o mesmo infecte idosos (mais de 80 anos) ou portadores de co-morbidades (cardiopatas, diabéticos e outros) que apresentam maior risco de morte.

O ministro da Educação disse que o MEC está se preparando para a suspensão de aulas por conta do coronavírus. É uma medida importante para o País e, consequentemente para o Espírito Santo?
Acho que vai depender do momento e da situação. É uma situação difícil de definir. Vai depender, é difícil saber a dimensão. Tem de ver se a fonte da disseminação vem do ambiente escolar. Pode ser que isso ocorra em São Paulo, por conta do número de casos, mas não ocorra em outros estados.

A importância maior são as estratégias serem discutidas. Como é uma doença que, diariamente muda alguma coisa, o plano de ação de hoje pode mudar para amanhã.

Como a doença se manifesta?
Na China, onde a população acima de 80 anos representa 1,8% da população, 80% dos casos apresentaram sintomas leves semelhantes uma gripe, enquanto 20% evoluíram em formas mais graves. Neste grupo de idosos, a letalidade chegou a 15%.

Já na Itália, essa população já representa cerca de 7%. Então, na Itália temos um número maior de idosos suscetíveis.

Aqui no Brasil, a população acima de 80 anos representa 1,7%. Então, por enquanto, não dá para comparar com outros países.

Veja mais:

Brasil registra 73 casos de coronavírus nesta quinta

Coronavírus: Empresas adiam viagens e liberam trabalho em casa

Coronavírus afeta variação nos preços do barril de petróleo no mundo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: