X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Veja como concorrer a bolsas de estudo em faculdades particulares do ES

Há mil bolsas integrais e as inscrições serão abertas no próximo dia 3 de janeiro, com prazo até o fim do dia 17 do mesmo mês.


Ouvir

Escute essa reportagem

Foi lançado na quarta-feira (18) o edital para o Nossa Bolsa 2025. O programa disponibiliza 1.000 bolsas integrais em 29 faculdades particulares em 14 municípios do Espírito Santo. Há 40 opções de curso, como: medicina, direito, odontologia, entre outros. 

As inscrições serão abertas no próximo dia 3 de janeiro, às 9h, com prazo até o fim do dia 17 do mesmo mês. Você já sabe como ingressar? Esclareça essas e outras dúvidas sobre o programa abaixo, com as informações fornecidas pelo Governo do Estado. 

Como é feita a inscrição?

A inscrição será aberta no dia 3 de janeiro, às 9 horas, e deve ser feita pelo site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa. O candidato vai preencher seus dados pessoais e escolher qual curso, turno e instituição de ensino deseja concorrer a bolsa.

Quais cursos estão disponíveis?

Existem bolsas disponíveis em todas as áreas. Entre as 40 opções de cursos estão:  Medicina, Enfermagem, Pedagogia, Administração, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Engenharias, Farmácia, Sistemas da Informação, Nutrição, Geografia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e muito mais. 

Como é a seleção pela nota do Enem?

O interessado pode escolher qual nota do Enem, entre 2020 a 2024, quer usar na seletiva. De acordo com o edital, a seleção será feita pela média global de 450 pontos nas provas objetivas e na redação. Além da média global, o estudante deve ter tido nota mínima de 400 pontos na redação.

Quem pode concorrer às bolsas?

O candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2020 a 2024 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do governo do Espírito Santo.

Quais são os requisitos?

De acordo com o edital de seleção, só poderá participar do Nossa Bolsa 2025 o estudante que atender a uma das condições a seguir:

Ter cursado todo o ensino médio em escola pública localizada no Estado;

Ter cursado completamente o ensino médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;

Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;

Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (Ceet) no Espírito Santo;

Ter cursado o ensino médio e/ou curso técnico nas escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.

Quem não pode concorrer?

Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que: já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa; já tenham concluído qualquer curso de graduação.

O que é o Programa Nossa Bolsa?

O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública de ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais. O programa integra o eixo ensino superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES. 

O programa é uma parceria da Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) com a Secretaria da Educação (Sedu) e investe cerca de R$ 46 milhões para custear os cursos de graduação que duram, em média, cinco anos. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu.

Mais informações

E-mail: [email protected] ou no WhatsApp (27) 99824-6168 (respostas só em dias úteis no período de 9h às 18 horas).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: