X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Sisu vai abrir inscrições em 22 de janeiro

Pela primeira vez, o processo seletivo acontecerá apenas no início do ano e não terá uma segunda edição em junho


Ouvir

Escute essa reportagem

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão abertas no dia 22 de janeiro. Pela primeira vez, o processo seletivo acontecerá apenas no início do ano e não terá uma segunda edição em junho.

Segundo o edital publicado ontem no Diário Oficial da União, os interessados devem se inscrever entre os dias 22 e 25 de janeiro.

O Sisu é a principal porta de entrada para as universidades federais do País. No ano passado, a seleção disponibilizou 226.399 vagas em 118 instituições públicas.

Essa é a primeira vez que os candidatos terão apenas uma data para se inscrever. Desde sua criação, em 2010, o Sisu é aberto duas vezes ao ano, no início de cada semestre. O governo federal avalia, porém, não haver procura relevante na segunda rodada. Por isso, optou por extingui-la.

O Sisu permite que estudantes se inscrevam para universidades públicas de diversas regiões do País usando as notas do Enem.

Segundo o edital, os candidatos podem se inscrever em até duas opções de vaga. Não é permitido, porém, disputar em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno. Há disputa por ampla concorrência e reservas para cotistas por situação financeira ou raça.

O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso. A matrícula dos selecionados deve ocorrer no período de 1º a 7 de fevereiro de 2024.

Serão ofertadas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024. Ingressar no segundo semestre leva em conta as vagas disponíveis e a ordem de classificação.

Uma novidade no Sisu deste ano é que todos os candidatos se inscrevam primeiramente na modalidade de ampla concorrência.

Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. A ideia é que beneficie os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.

Outra novidade é que a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso.

CRONOGRAMA

> Inscrições: De 22 a 25 de janeiro de 2024.

> Resultado da 1ª chamada: 30 de janeiro.

> Matrículas: De 1º a 7 de fevereiro.

> Lista de espera: Os candidatos devem manifestar interesse na lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro.

> Resultado das listas de espera: Datas são definidas por cada universidade.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: