Sisu vai abrir inscrições em 22 de janeiro
Pela primeira vez, o processo seletivo acontecerá apenas no início do ano e não terá uma segunda edição em junho
Escute essa reportagem
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão abertas no dia 22 de janeiro. Pela primeira vez, o processo seletivo acontecerá apenas no início do ano e não terá uma segunda edição em junho.
Segundo o edital publicado ontem no Diário Oficial da União, os interessados devem se inscrever entre os dias 22 e 25 de janeiro.
O Sisu é a principal porta de entrada para as universidades federais do País. No ano passado, a seleção disponibilizou 226.399 vagas em 118 instituições públicas.
Essa é a primeira vez que os candidatos terão apenas uma data para se inscrever. Desde sua criação, em 2010, o Sisu é aberto duas vezes ao ano, no início de cada semestre. O governo federal avalia, porém, não haver procura relevante na segunda rodada. Por isso, optou por extingui-la.
O Sisu permite que estudantes se inscrevam para universidades públicas de diversas regiões do País usando as notas do Enem.
Segundo o edital, os candidatos podem se inscrever em até duas opções de vaga. Não é permitido, porém, disputar em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno. Há disputa por ampla concorrência e reservas para cotistas por situação financeira ou raça.
O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso. A matrícula dos selecionados deve ocorrer no período de 1º a 7 de fevereiro de 2024.
Serão ofertadas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024. Ingressar no segundo semestre leva em conta as vagas disponíveis e a ordem de classificação.
Uma novidade no Sisu deste ano é que todos os candidatos se inscrevam primeiramente na modalidade de ampla concorrência.
Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. A ideia é que beneficie os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.
Outra novidade é que a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.
O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso.
CRONOGRAMA
> Inscrições: De 22 a 25 de janeiro de 2024.
> Resultado da 1ª chamada: 30 de janeiro.
> Matrículas: De 1º a 7 de fevereiro.
> Lista de espera: Os candidatos devem manifestar interesse na lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro.
> Resultado das listas de espera: Datas são definidas por cada universidade.
Comentários