X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ufes vai abrir seleção de 5.026 vagas em 99 cursos com a nota do Enem

Oportunidades serão preenchidas por meio do Sisu. A seleção está prevista para ocorrer entre janeiro e fevereiro de 2024


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ufes vai abrir seleção de 5.026 vagas em 99 cursos com a nota do Enem
A estudante Kaylaine Gonçalves está na expectativa para passar em Medicina na Ufes |  Foto: Leone Iglesias/AT

Estudantes que se preparam para ingressar no ensino superior poderão disputar uma das 5.026 vagas disponibilizadas em 2024 pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 99 cursos.

As vagas serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), previsto para ocorrer entre janeiro e fevereiro.

Leia mais sobre Cidades

A seleção tem como base as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, que terá os resultados individuais divulgados no dia 16 de janeiro.

Do total de vagas a serem disponibilizadas na seleção, a Ufes informou que 2.969 serão para os cursos do campus de Goiabeiras, em Vitória, 855 nos cursos de Alegre, 750 nas graduações do campus de São Mateus e 452 para Maruípe, em Vitória.

Dos 99 cursos, não haverá novas graduações, ou seja, todas já são ofertadas pela universidade. A quantidade em cada curso ainda não foi divulgada pela Ufes.

Entre os diferenciais do próximo processo de seleção, o Ministério da Educação (MEC) informou que fará o Sisu em todo o País apenas uma vez a partir de 2024. Sendo assim, já serão disponibilizadas as vagas para ingresso no primeiro e no segundo semestre.

Desde sua criação, em 2010, o Sisu é aberto duas vezes ao ano, no início de cada semestre. O governo federal avalia, porém, não ter procura relevante na segunda rodada. Por isso, optou por extingui-la.

O diretor do , Daniel Rojas Nascimento, lembrou que algumas universidades já tiveram seleções únicas em alguns anos, incluindo a Ufes.

“A novidade é que o MEC está adotando isso como regra, para todas as instituições. O que pode mudar é que alunos que disputavam cursos concorridos, como Medicina, muitas vezes não conseguiam passar na universidade que desejavam e iniciavam o curso em um outro local. No segundo semestre, eles tentavam Sisu novamente e conseguiam a vaga”.

Por outro lado, segundo ele, serão ofertadas mais vagas de uma só vez, então esse aluno poderá passar logo. “Vamos aguardar o que vai acontecer”.

A estudante Kaylaine Gonçalves Nunes, 20 anos, está na expectativa da divulgação da nota do Enem e da abertura do Sisu para concorrer a uma vaga no curso de Medicina na Ufes. “Apesar da angústia da espera, estou confiante”, declarou.

Fique por dentro

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é usado como forma de seleção para universidades de todo o País, usando a nota de cada candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os candidatos do Sisu 2024 poderão usar as notas do Enem 2023 para pleitear uma vaga em universidades públicas. O processo seletivo costuma ficar aberto por uma semana. O aluno deve selecionar duas opções de curso.

Edição única

A partir de 2024, haverá apenas uma edição por ano do Sisu, sempre em janeiro/fevereiro.

Tradicionalmente, havia uma “rodada” do Sisu a cada semestre. No próximo ano, no entanto, o Ministério da Educação decidiu realizá-lo em uma única etapa, ofertando vagas para o primeiro e para o segundo semestre.

Resultado do Enem

Os resultados individuais do Enem 2023 serão disponibilizados em 16 de janeiro de 2024. Os candidatos poderão consultar suas notas na Página do Participante do Enem.

Ufes

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) divulgou que, para todo o ano de 2024, serão ofertadas 5.026 vagas.

Serão 99 cursos participantes e não haverá curso novo.

Vagas em cada campus

Goiabeiras (Vitória): 2.969

Alegre: 855

São Mateus: 750

Maruípe: 452

Alguns cursos

A Ufes não divulgou ainda os cursos e a quantidade de vagas ofertadas em cada um. Como não há cursos novos previstos, a reportagem fez um levantamento de cursos já ofertados no primeiro e no segundo semestre de 2023, em Vitória.

Campus Goiabeiras (Vitória)

Administração

Arquitetura e Urbanismo

Arquivologia

Artes Plásticas

Artes Visuais

Biblioteconomia

Ciência da Computação

Ciências Biológicas

Ciências Contábeis

Ciências Econômicas

Ciências Sociais

Cinema e Audiovisual

Comunicação Social - Jornalismo

Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Design

Direito

Educação Física

Engenharia Ambiental

Engenharia Civil

Engenharia da Computação

Engenharia de Produção

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecânica

Estatística

Filosofia

Física

Gemologia

Geografia

História

Letras - Inglês

Letras - Português

Letras - Português e Espanhol

Matemática

Oceanografia

Pedagogia

Psicologia

Química

Serviço Social

Centro de ciências da saúde - Maruípe

Enfermagem e Obstetrícia

Farmácia

Fisioterapia

Fonoaudiologia

Medicina

Nutrição

Odontologia

Terapia Ocupacional


Ifes irá ofertar 1.006 chances em cursos de graduação

Estudantes que já cursam outras faculdades ou que já concluíram um curso e desejam voltar às salas de aula podem se candidatar a uma vaga de graduação no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

A instituição lançou edital com 1.006 vagas em cursos de graduação, tanto presenciais quanto a distância.

As inscrições, que são gratuitas, começam nesta quarta-feira (20) e vão até o dia 28 de janeiro de 2024.

As vagas ofertadas na seleção são de anos anteriores, que foram liberadas ou nunca foram ocupadas ao longo dos últimos anos.

A transferência externa é a forma de ingresso destinada a uma pessoa que esteja vinculada a um curso de graduação em outras instituições e deseja concluir seu curso no Ifes.

Já a opção de novo curso de graduação pode ser feita por quem já tenha concluído outro curso superior anteriormente.

A seleção será feita por meio de análise de documentação, que vai avaliar se há compatibilidade – ou seja, semelhanças – entre o currículo do curso de origem e o currículo do curso pretendido pela pessoa. Para candidatos à segunda licenciatura em Letras/Inglês, haverá também entrevista para avaliar a proficiência.

As vagas são para os campi de Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Centro-Serrano, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Nova Venécia, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Cursos de graduação do Ifes

O Instituto lançou o edital para cursos de graduação para serem preenchidos por meio de transferência de estudantes de outras instituições ou pessoas interessadas em cursar uma nova graduação.

Vagas: 1.006.

Inscrições: vão desta quarta-feira (20) até 28 de janeiro de 2024.

Ingresso: 1º semestre de 2024.

Valor da taxa de inscrição: Gratuita.

Onde estudar: as vagas são para unidades de Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Centro-Serrano, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Nova Venécia, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Vagas em Vitória: Engenharia Mecânica (10 para transferência), Engenharia Metalúrgica (6 para transferência e 2 para novo curso), Licenciatura em Matemática (4 para transferência e 4 para novo curso), Engenharia Civil (10 para transferência), segunda licenciatura em Letras/Inglês – EaD (2 vagas para transferência).

Mais informações pelo site, clicando aqui.

Fonte: Ifes.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: