X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Sindicato aceita proposta do Governo e greve no Ifes pode ser encerrada

Serão concedidos reajustes para professores e e servidores técnico-administrativos em Educação


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Sindicato aceita proposta do Governo e greve no Ifes pode ser encerrada
De acordo com o sindicato, a greve será encerrada de forma definitiva após uma reunião nacional |  Foto: Divulgação/Ifes Campus Vitória

Professores e servidores técnico-administrativos em Educação (TAE) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) decidiram, nesta quarta-feira (19), aceitar a proposta feita pelo Governo para encerrar a greve na instituição, que já dura dois meses.

A informação é do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica do Ifes, (SINAFEIFES), que divulgou que a decisão foi tomada após uma assembleia realizada na terça-feira (18).

De acordo com o sindicato, a greve será encerrada de forma definitiva após uma reunião nacional, que ocorrerá nesta sexta (21) e sábado (22). Na próxima semana, no entanto, o  deve se reunir novamente.

Ainda segundo o movimento grevista, o entendimento do grupo é que as propostas realizadas pelo Governo 'poderiam ser melhores'. "A reunião desta terça-feira teve ampla participação da categoria, e na oportunidade foram feitas diversas manifestações, tanto da conjuntura nacional quanto local. O entendimento da base foi que as propostas poderiam ser melhores, mas foi deliberado pelo aceite das propostas do Governo Federal", diz a nota.

As propostas do Governo incluem a recomposição salarial para os técnico-administrativos em Educação. O reajuste será de 9% em janeiro de 2025, 5% em abril de 2026 e progressão de carreira com aumento de 3,9% para 4,0% em janeiro de 2025 e de 4,0% para 4,1% em abril de 2026.

Em relação aos docentes, o sindicato afirma que "não foram feitos avanços nas pautas salariais. A proposta permaneceu inalterada desde o encontro de maio (15/05). O governo avançou nas pautas não salariais". Portanto, a proposta aceita foi de reajuste de 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: