Saiba como se inscrever para disputar uma das 25 mil vagas para fazer supletivo
Elas fazem parte da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) tanto na rede estadual quanto nos municípios
O ano de 2026 chegou com 25.259 vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o Estado. Só na rede estadual de educação, haverá 3.602 vagas para o ensino fundamental, 10.908 para ensino médio e 3.574 para o profissionalizante.
“A EJA é uma modalidade da educação básica que permite aos jovens, adultos e idosos que não estudaram na idade considerada regular concluírem seus estudos. Isso assegura o direito à educação”, declarou Mariane Berger, gerente de Educação de EJA da rede estadual de ensino.
A maioria das vagas é ofertada no período noturno, mas também há opção de período diurno nas mais de 170 unidades escolares que têm a EJA em todo o território capixaba, destaca Mariana.
Em Cariacica, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) prevê a oferta de cerca de 2.230 vagas para EJA neste ano.
“As vagas ofertadas para jovens e adultos na EJA representam o nosso compromisso em garantir em todas as etapas do ensino oportunidades reais para quem deseja retomar os estudos e construir um futuro melhor. Cuidar das pessoas também significa investir em educação”, afirmou o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio.
Em Vila Velha, serão disponibilizadas 2.990 vagas para interessados a partir de 15 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental no município.
“Ofertaremos vagas da 1ª a 8ª séries, no período noturno, em unidades da EJA de Vila Velha, garantindo a conclusão do ensino fundamental 1 e 2”, explicou o coordenador da EJA de Vila Velha, Felipe Barreto.
Em 2025, alunos da EJA de Vila Velha participaram de aulas externas em pontos turísticos da cidade, como o Farol de Santa Luzia e o Parque da Prainha. A expectativa é que o projeto continue este ano.
Aproximadamente 1.300 vagas da EJA serão ofertadas na capital, informa a Secretaria Municipal de Educação de Vitória. O candidato deve ter 15 anos e não ter concluído o ensino fundamental.
Interessados poderão participar do curso de Operador de Computador de forma integrada ao EJA em Vitória, assim como em instituições como o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Na Serra, quem não participou da chamada pública escolar de 2026, em que foi realizada a solicitação de vagas para a EJA, terá nova chance de matrícula em fevereiro, com oferta de 655 vagas, destacou a Secretaria de Educação do município.
Orgulho dos filhos
Apoio de professores e diretor
Após precisar largar a sala de aula para trabalhar, cuidar da mãe doente e criar cinco filhos sozinha, Scheila Pacheco, de 40 anos, voltou a estudar na modalidade EJA.
A auxiliar de serviços gerais conta que pretende se formar no ensino fundamental ainda este ano.
“Minha mãe morreu em 2015, e só no ano passado consegui voltar aos estudos, no CEEJA de Vitória, onde trabalho. Tive muito apoio dos professores e do diretor. Meus filhos têm orgulho de mim por ter retomando os estudos”, contou Scheila.
Estudos
“A escolaridade me fez falta”
Matriculada no EJA de Cariacica desde 2024, Eliane Epifanio, 44, está no oitavo ano e espera concluir os estudos até o fim de 2026.
Ela conta que deixou os estudos aos 17 anos, quando precisou cuidar dos irmãos gêmeos que tinham crise de epilepsia.
“Alguém precisava ficar com eles em casa, então eu larguei os estudos e cuidava deles. A escolaridade me fez falta no mercado de trabalho, tive muita dificuldade. Se você não terminou seus estudos, não deixe de concluir, porque você vai ver o quanto faz falta”.
Saiba mais
Conclusão do ensino fundamental e médio
O que é o EJA?
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino para pessoas que não puderam iniciar ou concluir estudos no ensino fundamental ou no ensino médio.
Rede estadual
Quantas vagas
10.908 para o ensino médio, 3.602 vagas para o ensino fundamental e 3.574 para o ensino profissionalizante, durante todo o ano.
Pré-requisitos
Ter 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.
Matrícula
Na secretaria da escola estadual mais próxima, que pode ser encontrada no site www.sedu.es.gov.br/chamadaescolar.
Vitória
Quantas vagas
1.300 vagas para o ensino fundamental ao longo de todo o ano letivo.
Pré-requisitos
Ter 15 anos e não ter concluído o ensino fundamental.
Matrícula
Na unidade de ensino mais próxima, que pode ser conferida no site www.cartadeservicos.vitoria.es.gov.br/areas/17-Educacao/.
Cariacica
Quantas vagas
2.230 vagas para o ensino fundamental de 19 a 30 deste mês, para o período noturno.
Pré-requisitos
Ter 15 anos ou mais.
Matrícula
Procurar uma das 13 unidades que oferecem a EJA no município, que podem ser encontradas no site www.cariacica.es.gov.br/servico/.
Vila Velha
Quantas vagas
2.290 vagas para o ensino fundamental para o período noturno, a partir do próximo dia 19.
Pré-requisitos
Ter 15 anos e não ter concluído o ensino fundamental no município.
Matrícula
Procurar uma das 13 unidades que oferece a EJA em Vila Velha, que podem ser encontradas no site www.vilavelha.es.gov.br.
Serra
Quantas vagas?
665 vagas para ensino fundamental a partir de fevereiro. As matrículas duram enquanto as vagas não forem preenchidas.
Pré-requisitos
Ter 15 anos na data da matrícula.
Matrícula
A solicitação deve ser feita no site www.prematricula.online.
Fonte: Órgãos consultados e especialistas entrevistados.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários