Mais nove escolas de tempo integral em Vitória
Capital amplia oferta da educação integral com nove novas unidades até março e chega a 2.751 vagas na modalidade na rede municipal
Moradores de Vitória vão ganhar mais nove escolas de tempo integral até março. Com isso, a cidade passa a contar com mais 2.751 vagas nesta modalidade em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).
No total, serão 50 unidades escolares ofertando a modalidade, o que corresponde a 26,68% do total da rede de ensino de Vitória, entre elas o Cmei Ana Maria Chaves Colares, em Jardim Camburi.
Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória, afirma que os investimentos realizados têm transformado a realidade das salas de aula. “Vitória tinha, há alguns anos atrás, 28% das crianças alfabetizadas no tempo certo, que é até o segundo ano. Hoje já temos 82%”.
Ele conta que uma das estratégias é levar a educação em tempo integral para todos os territórios, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade social.
Ele conta que, no ano passado, uma comitiva da América Latina com 45 governadores e ministros veio conhecer o modo tempo integral de Vitória.
“Foi um momento muito especial, porque a gente percebeu o quanto estamos avançados. Não é qualquer modelo de tempo integral. É um modelo que dialoga muito com um currículo mais atrativo, mais envolvente, com as crianças como protagonistas”.
Carol Rosenberg é diretora de uma das escolas que passará a ofertar o ensino de tempo integral neste ano. A Emef Professor Vercenílio da Silva Pascoal fica em Joana D'arc.
“A escola de tempo integral tem a ideia de abarcar crianças que estão em situação de risco. Para a gente, é muito importante que exista uma escola na região que cumpra esse papel dentro do poder público”, ressalta.
As escolas
- EMEF Juscelino Kubitschek de Oliveira (Maria Ortiz)
- EMEF Octacílio Lomba (Maruípe)
- EMEF João Bandeira (Consolação)
- EMEF Vercenílio da Silva Pascoal (Joana D'Arc)
- CMEI Ana Maria Chaves Colares (Jardim Camburi)
- CMEI Darcy Vargas (Santo Antônio)
- CMEI Georgina da Trindade Faria (São José)
- CMEI Nelcy da Silva Braga (Maruípe)
- CMEI Geisla da Cruz Militão (Nova Palestina)
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários