Novo curso de Medicina da Ufes deve ser autorizado ainda este mês
A graduação será oferecida no campus da Ufes em Alegre. Serão 60 vagas por ano, com ingresso de estudantes em 2027
Siga o Tribuna Online no Google
O novo curso de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) está próximo de ser liberado. Em visita ao Espírito Santo na última terça-feira (10), o ministro da Educação, Camilo Santana, revelou que o curso do campus de Alegre pode ser liberado ainda neste mês.
Para que de fato ocorra a liberação, faltam o sinal positivo da comissão e a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a implementação da graduação.
Se aprovada, ela tem previsão de 60 vagas por ano no campus de Alegre, com ingresso de estudantes a partir do primeiro semestre de 2027. O campus, que fica no Sul do Espírito Santo, já conta com cursos voltados para a área de Veterinária e Agropecuária.
A diretora do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), Taís Soares, avalia como muito positiva a nova graduação no campus de Alegre.
“A proposta do curso é ligada ao programa Mais Médicos. É um curso de Medicina diferente dos já existentes. Ele vai de encontro à assistência primária, apoio ao SUS, e vemos com bons olhos”, declarou.
A diretora também ressaltou a importância da presença da graduação na região Sul do Espírito Santo. Taís Soares destacou que em um raio de 200 quilômetros não existem cursos de Medicina ofertados.
“A gente acredita na possibilidade da população no entorno de Alegre poder contar com um curso de qualidade, gratuito e em uma universidade com histórico na Medicina”, observou.
Outra novidade na Ufes foi o curso de Medicina em São Mateus, que iniciará as aulas no segundo semestre deste ano.
A previsão inicial era de que as atividades começassem no início de 2026, no entanto, o cronograma precisou ser ajustado. Os estudantes que irão fazer o curso nesse campus já foram selecionados pelo Sisu 2026/1.
Suspensão
O Ministério da Educação (MEC) suspendeu, na última terça-feira (10), o edital para a criação de novos cursos de Medicina em instituições privadas no País. O ato foi publicado na edição extra do Diário Oficial da União.
A decisão foi tomada após 30% dos cursos no País apresentarem resultados ruins no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que mede o nível de conhecimento dos alunos.
Saiba Mais
Curso de Medicina
O campus da Ufes em Alegre será o terceiro a receber o curso de Medicina no Espírito Santo.
Além do município, os campi de Maruípe e de São Mateus também possuem a graduação.
A proposta é que sejam ofertadas 60 vagas anuais para o curso.
A intenção é investir na formação de médicos com enfoque regional.
Com formação de médicos que tenham conhecimento sobre as necessidades de saúde específicas e sensíveis às carências locais.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários