Nova regra dificulta briga por vaga com nota do Enem
Disputa por chance na Ufes e no Ifes vai até amanhã. Seleção irá considerar as notas das três últimas edições do exame
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram na última segunda-feira e vão até sexta-feira (23), após a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 na última semana.
Neste ano, o Sisu terá uma novidade que está gerando polêmica: o sistema vai considerar as notas das três últimas edições e usar a de melhor desempenho do candidato.
A nova regra pode dificultar a disputa por vagas em instituições de ensino superior, na medida em que faz as notas de corte dos cursos subirem, destaca o coordenador do ensino médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci, João Duarte.
“O Sisu vai considerar as notas de 2025, 2024 e 2023. Teremos candidatos que vão tentar entrar no curso que desejam novamente, outros que já estão na graduação e vão tentar recolocação, e outros que vão usar a nota para colecionar mais uma aprovação, sem interesse em ingressar de fato. Tudo isso faz as notas de corte subirem”, disse.
Na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o impacto pode ser o aumento na lista de espera, afirma a pró-reitora de Graduação, Regina Godinho.
“Baseadas nas parciais das notas de corte, podemos esperar que essas notas, principalmente de cursos concorridos como Medicina e Direito, podem subir, e isso pode gerar um aumento nas listas de espera dos cursos. É importante dizer que a lista de espera não é automática, é necessário acompanhar o processo no site da universidade pretendida”, explicou.
A mudança em critérios de correção da Redação do Enem pode impactar ainda mais nas notas do Sisu este ano, disse a professora de Redação da Escola Americana de Vitória, Ana Paula de Oliveira.
“A percepção de maior rigor e a falta de clareza em alguns critérios tendem a tornar o processo mais desafiador para quem concluiu o ensino médio em 2025”, alertou.
É fundamental analisar as notas de corte e aprovações de anos anteriores, orienta a professora de Química Jenifer Rigo, da Escola Renato Pacheco, da rede estadual.
“Observe quantas vezes a lista de espera costuma rodar e acompanhe diariamente as parciais do sistema. Esse estudo ajuda o estudante a fazer escolhas mais seguras e reduzir a insegurança ao longo do processo”, orientou.
Foco na área de tecnologia
"Estou confiante"
Apesar da mudança no Sisu 2026, Pedro Vairo, de 17 anos, acredita que será aprovado em Ciências da Computação na Ufes. O estudante conta que não gostou da nova regra do Ministério da Educação, mas disse que está tranquilo com a nota alcançada.
“Acho bem injusto o Enem fazer essa mudança agora, junto de novos critérios de correção para a Redação, o que faz as notas subirem em praticamente todos os cursos”, afirmou.
“Mas eu creio que serei aprovado com a nota que obtive, e vou conseguir cursar uma graduação em tecnologia, algo que gosto desde pequeno”, disse o candidato.
Saiba mais
Novas regras no Sisu 2026
As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 já estão abertas.
274,8 mil vagas serão ofertadas em 7.388 cursos de 136 instituições de ensino superior, disponíveis em 587 municípios de todo o País.
A novidade desta edição será o uso da melhor nota obtida nas últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, de 2025, 2024 e 2023.
Como vai funcionar
O Sisu não permitirá a combinação de notas de diferentes edições do Enem para compor a pontuação.
Por exemplo, não será possível usar a pontuação obtida em Matemática no Enem 2024 com a nota de Ciências Humanas de 2025.
O sistema considerará as pontuações da edição em que o participante alcançou as melhores notas.
Portanto, se a melhor média foi obtida no Enem 2023, todos os pontos dessa edição serão selecionados pelo sistema para concorrer à vaga desejada.
Como se inscrever no Sisu
O primeiro passo é acessar a página do Sisu no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no endereço eletrônico www.acessounico.mec.gov.br.
Na seção “Cronograma”, o candidato deverá clicar no botão “Inscreva-se”, que estará disponível apenas no período oficial de inscrições.
Durante o período de inscrições para o Sisu, os candidatos poderão escolher até duas opções de curso, indicando a preferência como primeira e segunda opção no momento de inscrição.
É fundamental que os estudantes consultem as regras específicas de cada universidade, como notas mínimas exigidas e regulamentos para cotas sociais, diretamente nos editais das instituições.
Calendário Sisu 2026
Período de inscrições: Terminam sexta-feira (23).
Resultado da chamada regular dos aprovados: 29 de janeiro.
Chamada regular de matrícula: 2 de fevereiro.
Prazo para participar da lista de espera: De 29 de janeiro a 2 de fevereiro.
Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições: 11 de fevereiro.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários