200 vagas para supletivo que ensina profissão no SESC
Oportunidades estão sendo oferecidas pelo Sesc na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em nove unidades do Espírito Santo
Quem tem mais de 18 anos e pretende concluir o ensino médio em 2026 pode aproveitar uma oportunidade de voltar aos estudos e ainda conquistar qualificação profissional para o mercado.
O Serviço Social do Comércio do Espírito Santo (Sesc-ES) vai ofertar 200 vagas gratuitas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em nove unidades.
Ao final de três semestres, os alunos se formarão no ensino médio com duas opções de qualificação profissional: Marketing e Vendas e Produção Cultural.
“As aulas são em formato híbrido, com no máximo dois encontros por semana, nos dias que os alunos tiverem disponibilidade. Ele pode ir até a unidade a todo momento que precisar de ajuda, e encontrará dois tutores à disposição, que também atenderão de forma on-line”, explicou o gerente de Educação do Sesc-ES, Gelson de Pádua.
As matrículas acontecerão entre os dias 3 e 13 de fevereiro. As aulas começam em março. Para se matricular, é necessário que o interessado atenda aos requisitos do Programa de Comprometimento e Gratuidade, tenha concluído o ensino fundamental e tenha, no mínimo, 18 anos no momento da matrícula.
Os candidatos não pagam taxa de inscrição, matrícula, material didático ou uniforme.
“Podemos aumentar a quantidade de vagas nas unidades conforme a procura. Portanto, pedimos que os interessados preencham um formulário de manifestação de interesse, que pode ser encontrado no site do Sesc-ES”, disse o gerente.
O programa é destinado a jovens e adultos, prioritariamente trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, mas também está aberto para outros candidatos, destacou Gelson.
Theo Mathias, 47, é ex-aluno da EJA do Sesc-ES, e obteve a certificação em Produção Cultural.
Após a conquista, ele, que já trabalhava com projeção de cinema no Sesc, foi promovido a coordenador de Lazer e Recreação do Sesc de Praia Formosa, em Aracruz.
“Foi uma experiência muito interessante, ter a chance de ter um diploma com uma certificação emitida pelo Sesc é algo incrível. Encaro como uma mudança de vida, porque o mercado cultural é muito grande”, declarou.
O coordenador pontua, também, que concluir os estudos é urgente. “Os estudos nos permitem crescer e, atualmente, precisamos estudar ao longo de toda a vida”.
Fique por dentro
Educação de Jovens e Adultos
O Sesc-ES vai ofertar 200 vagas gratuitas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em nove unidades.
Além da conclusão do ensino médio, os alunos vão obter, ao final de três semestres, certificação profissional em uma de duas qualificações à escolha: Marketing e Vendas ou Produção Cultural.
Os candidatos não precisam pagar taxa de inscrição, matrícula, material didático ou uniforme.
Oportunidades
As unidades disponíveis estão em Aracruz, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, São Mateus, Linhares, Vila Velha e Vitória.
Serão 20 vagas para cada unidade, exceto no Sesc Glória, em Vitória, onde serão ofertadas 20 vagas de Marketing e Vendas e 20 vagas de Produção Cultural, única unidade onde o curso será ofertado.
Aulas e disciplinas
1.200 horas de carga horária no formato EAD com dois encontros presenciais por semana.
Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Natureza e a qualificação profissional escolhida são as disciplinas que serão abordadas.
O aluno pode tirar dúvidas on-line ou procurar a unidade em que está matriculado para obter auxílio.
Manifestação de interesse
Mais vagas podem ser abertas para cada unidade de acordo com a procura dos interessados, que podem manifestar interesse nos cursos em formulário encontrado no site do Sesc-ES.
Matrículas e pré-requisitos
No dia 3 de fevereiro começam as matrículas, que vão até o dia 13 do mesmo mês.
Ter idade mínima de 18 anos, ter concluído o ensino fundamental e atender aos requisitos do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) são os pré-requisitos pedidos pela instituição.
Mais informações no endereço eletrônico: www.sesc-es.com.br.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários