Nota do Enem abre portas em universidades de Portugal
Acordo entre o MEC e 26 instituições de ensino portuguesas facilita ingresso de brasileiros usando a pontuação do exame
Após a divulgação das notas do Enem, muitos estudantes já definiram o curso e a instituição onde pretendem ingressar no ensino superior. O que nem todos sabem é que a mesma pontuação obtida no exame brasileiro também pode ser utilizada para concorrer a vagas em outros países, como em Portugal.
Diversas instituições portuguesas aceitam a nota do exame brasileiro como critério de seleção para estudantes internacionais.
Desde 2014, um acordo firmado entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituto vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e universidades de Portugal permite que brasileiros utilizem diretamente o desempenho na prova nos processos de candidatura.
De acordo com o Inep, atualmente 26 universidades portuguesas mantêm convênio formal com o órgão. Além delas, outras instituições, mesmo sem acordo oficial, também aceitam a nota do Enem, adotando critérios próprios de avaliação.
Os brasileiros formam a maior comunidade de estudantes internacionais na maioria das universidades portuguesas. Segundo dados do MEC, cerca de 19 mil estudantes do Brasil estão matriculados no país europeu.
A classificação adotada na seleção é geralmente na escala portuguesa de 0 a 200, o que significa que a nota do Enem, com escala de 0 a 1.000, é dividida por cinco. E, em algumas instituições, áreas específicas do conhecimento têm peso maior na avaliação.
De forma geral, para concorrer a vagas por meio da nota do Enem, os estudantes brasileiros não podem possuir nacionalidade portuguesa nem de um país-membro da União Europeia, como nacionalidade italiana, espanhola, francesa e outras. Também não se enquadram nesse perfil candidatos que tenham vínculo familiar direto com cidadãos portugueses ou de outros Estados-Membros da União Europeia.
Anote
Instituições que aceitam nota do Enem
Universidade Nova de Lisboa
Instituto Politécnico de Beja
Instituto Politécnico de Leiria
Instituto Politécnico do Porto
Instituto Politécnico de Coimbra
Universidade da Beira Interior
Universidade do Minho
Instituto Politécnico de Santarém
Instituto Politécnico de Castelo Branco
Instituto Politécnico de Bragança
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT
Instituto Politécnico de Portalegre
Instituto Politécnico de Viseu
Universidade Católica Portuguesa
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Escola Superior Artística do Porto
Universidade de Aveiro
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Universitário da Maia (UMAIA)
Instituto Politécnico da Maia
Universidade da Maia
Universidade Europeia
Escola Superior de Saúde do Alcoitão
Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa
Instituto Português de Administração de Marketing
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Como funciona
Universidade de Lisboa
Com mais de um século de existência, a Universidade de Lisboa oferece cursos de graduação - chamados de “licenciaturas” em Portugal -, além de programas de mestrado integrados.
O processo seletivo varia conforme o curso escolhido e segue regras específicas definidas pela instituição.
As inscrições devem ser feitas no site da universidade. O primeiro período de inscrições do processo seletivo segue aberto até 6 de fevereiro. O resultado será divulgado até 6 de março.
Já a segunda rodada de aplicação de candidatura começa em 6 de abril e termina em 22 de maio, com o resultado previsto para 19 de junho.
Universidade do Porto
Localizada na segunda maior cidade do país, a Universidade do Porto tem 35.757 alunos matriculados, sendo 2.675 brasileiros - em torno de 7,5% do total. A cada ano, cerca de 500 estudantes do Brasil ingressam nos cursos de graduação da universidade usando o Enem.
Neste ano, a universidade do Norte de Portugal terá 712 vagas destinadas exclusivamente aos estudantes internacionais. Os alunos dos países da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), a qual o Brasil integra, poderão ter até 45% de redução nas taxas e nos custos das mensalidades - chamadas de propinas em Portugal.
O processo seletivo é dividido em três períodos de inscrições. A primeira fase termina em 6 de fevereiro, com a divulgação dos resultados em 13 de março e período de matrícula entre 16 e 20 de março.
Já a segunda fase começa no dia 9 de fevereiro e termina em 2 de abril, com divulgação dos resultados definitivos em 22 de maio e período de matrícula entre 25 e 29 de maio.
Universidade de Coimbra
Uma das instituições mais tradicionais de Portugal, a Universidade de Coimbra está entre as que mais recebem estudantes brasileiros por meio da nota do Enem.
O processo de candidatura é dividido em sete etapas, que começam com a escolha do curso.
As notas do Enem recebem pesos diferentes conforme a graduação pretendida, conforme a tabela de ponderação da universidade.
Além disso, alguns cursos exigem o cumprimento de pré-requisitos, que podem envolver aptidões físicas, funcionais, desportivas, interpessoais ou condições específicas de visão, conforme as características de cada área de estudo.
O processo de candidatura internacional na universidade é dividido em três fases. A primeira fase termina em 26 de janeiro, com a divulgação dos resultados em 4 de fevereiro e período de matrícula entre 5 e 12 de fevereiro.
Já a segunda fase estará aberta de 16 de fevereiro a 15 de abril, com os resultados publicados em 23 de abril e o período de matrículas de 24 de abril a 1º de maio. A última fase acontece entre 20 de maio e 17 de julho, com divulgação dos resultados em 27 de julho e matrícula e inscrição previstas de 28 de julho a 4 de agosto.
Para se inscrever, os interessados podem acessar o site da instituição exclusivo para candidatura de brasileiros. A página tem informações sobre o número de vagas e os cursos disponíveis, além de outras explicações.
Universidade do Minho
Localizada no norte de Portugal, a Universidade do Minho tem três campi, um na cidade de Braga e dois na cidade de Guimarães.
Para concorrer a uma vaga na instituição, os interessados devem entrar no site da universidade e preencher o formulário solicitado. Ao acessar a página na internet, é possível visualizar a lista de cursos e vagas disponíveis.
Na primeira fase da candidatura, as inscrições ocorrem entre 26 de janeiro e 13 de fevereiro e são destinadas exclusivamente a candidatos que tenham realizado o Enem nos últimos quatro anos.
Segundo a universidade, a nota mínima necessária de candidatura é de 100 pontos, na escala portuguesa de 0-200 pontos, que equivale a 500 pontos na escala do Enem.
A taxa de candidatura é de 68 euros, e o pagamento pode ser realizado por cartão de crédito ou cartão de débito internacional.
Universidade de Aveiro
Situada também no norte de Portugal, a Universidade de Aveiro conta com 19 unidades de atuação distribuídas por áreas do conhecimento, incluindo ciências médicas, ciências sociais, engenharia civil, contabilidade, administração e outros.
A universidade tem cerca de 17 mil estudantes de graduação e pós-graduação, sendo que aproximadamente 9% internacionais.
De acordo com a instituição, os candidatos devem ter um mínimo de 475 pontos em todas as áreas de conhecimento do Enem. Assim como as outras instituições portuguesas, a escala de pontuação para candidatura é de 0-200 pontos.
Os interessados podem acessar o site da universidade. No portal, é possível ter informações sobre os cursos disponíveis e os prazos de candidatura.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários