Municípios do ES com melhor desempenho no ensino médio
Espírito Santo ficou em 2º no ranking geral do Ideb, atrás do Paraná, e obteve nota acima da média em Português e Matemática
Escute essa reportagem
Onze cidades capixabas se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), realizado pelo Ministério da Educação.
Levantamento recente feito pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) aponta que Marechal Floriano (5,8), Domingos Martins (5,7), Alfredo Chaves, Irupi, Iúna, Nova Venécia e Santa Maria de Jetibá (5,3) e Anchieta, Laranja da Terra, Muniz Freire e Vila Pavão (5,2) se destacaram entre os municípios com melhores desempenho.
O Ideb é composto pela multiplicação da nota média padronizada no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do indicador de rendimento escolar. O índice varia de 0 a 10.
O Espírito Santo alcançou o 1º lugar no ranking nacional, quando avaliado o ensino médio tradicional e o ensino médio integrado à educação profissional. Além disso, obteve o 2º melhor desempenho no ranking geral, atrás apenas do Paraná.
Para o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, os bons resultados estão relacionados às políticas públicas.
“Vimos, nos últimos anos, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) investindo fortemente na rede de escolas em tempo integral. E também houve avanços na rede privada, onde tivemos resultados positivos”, destacou.
Lira aponta que também houve avanço no ensino fundamental II e nos anos iniciais. “Vimos, por meio do levantamento, municípios que apresentaram a melhor performance e os que ainda têm desafios de investir mais na educação para conseguir melhores resultados no Ideb”, pontua.
Na avaliação da proficiência no Saeb do ensino médio, a nota do Espírito Santo foi maior do que a média nacional. O Estado alcançou o 1º lugar em Matemática (287) no ranking nacional e a 3ª colocação em Português (287,2). A média nacional foi de 272,9 em Matemática e 276,9 em Português.
“Esse resultado chama atenção, uma vez que a Matemática é considerada uma disciplina central para desenvolver o raciocínio lógico e científico dos alunos. A Matemática é uma disciplina matriz para outras disciplinas e outros campos do saber, até para o dia a dia”, destaca o diretor do instituto.
Os indicadores, segundo Pablo Lira, servirão para a elaboração do novo Plano Nacional e Estadual de Educação, que o IJSN desenvolve em parceria com a Sedu.
Saiba mais
Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) é um indicador essencial para medir a qualidade da educação do Brasil.
Ele é composto por dados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações.
É calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.
Estado
O Espírito Santo alcançou o 1º lugar no ranking dos estados nas classes comuns e ensino profissional. Além disso, obteve o 2º melhor desempenho no ranking geral, atrás apenas do Paraná.
Desempenho por município no ensino médio
- Os municípios que apresentaram maiores Idebs no Estado foram:
Marechal Floriano (5,8)
Domingos Martins (5,7)
Alfredo Chaves, Irupi, Iúna, Nova Venécia e Santa Maria de Jetibá (5,3)
Anchieta, Laranja da Terra, Muniz Freire e Vila Pavão (5,2).
Desempenho por ensino fundamental II
- Os municípios com maiores Idebs são:
Laranja da Terra, Marechal Floriano e Muniz Freire (6,2),
Alfredo Chaves e Santa Teresa (6,1)
Iconha, Nova Venécia e Venda Nova do Imigrante (5,9)
Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Itaguaçu e Santa Maria de Jetibá (5,8).
Fonte: IJSN.
Comentários