X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Ajuda para adolescentes escolherem profissão

Evento promovido por faculdade particular contou com oficinas nas áreas de saúde, exatas e humanas para alunos do ensino médio


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ajuda para adolescentes escolherem profissão
Sara Sena, de 17 anos, visitou as salas de Odontologia da Multivix |  Foto: Fábio Nunes / AT

Escolher o curso que irá definir o futuro profissional nem sempre é tarefa fácil. Para ajudar alunos que estão finalizando o ensino médio, mas ainda não decidiram qual caminho seguir, foi realizado nesta quarta-feira (28) um evento batizado de Feira de Profissões, que reuniu cerca de 5 mil estudantes de mais de 80 escolas e instituições públicas e privadas da Grande Vitória.

Realizado no Centro Universitário Multivix, em Goiabeiras, Vitória, o evento tinha como objetivo sanar dúvidas e apresentar mais de perto cursos de nível superior disponíveis atualmente no mercado. Os campus de Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Nova Venécia também realizaram a feira nesta quarta.

Leia mais sobre Educação

Coordenadora de Odontologia, Patrícia Penina conta que essa é uma oportunidade para os jovens que estão finalizando o ensino médio e indecisos sobre qual carreira seguir.

“O intuito é fazer com que esses alunos tenham uma vivência, pelo menos de um dia, na profissão. Na Odontologia, por exemplo, a gente faz o ‘dentista por um dia’, então o visitante faz, em um boneco, uma restauração dental de verdade. Assim ele vai ter contato com aquela profissão pelo menos por um dia”.

Ela detalha como é a atividade: “Eles pegam um dente, fazem um preparo nesse dente, e, à medida que conseguem, com as limitações deles, vão fazer um orifício e na oficina de restauração vão restaurar esse orifício com resina. Assim eles vão conhecer na prática o que os alunos do curso aprendem durante as aulas”.

Ao todo, foram apresentados cerca de 21 cursos nas áreas de saúde, exatas e humanas. No curso de Medicina, por exemplo, aconteceram as oficinas de Estação Desengasgo e Estação Respiração Cardíaca Respiratória, além da simulação de parto.

Já no curso de Veterinária aconteceu a exposição Fazendinha. No curso de Direito, por sua vez, a presença da Polícia Rodoviária Federal com simulador de acidentes, entre outros.

Para os interessados que não conseguiram fazer a visitação durante o evento, a Multivix disponibiliza agendamento de visitas guiadas.

No entanto, para quem preferir participar da Feira de Profissões, no dia 04 de setembro será a vez das unidades de Cariacica e Serra receberem o evento.

Na unidade de Cariacica, são esperados 2 mil alunos e na Serra, 2.300 alunos.

Feira de Profissões

Aconteceram nesta quarta-feira (28) os eventos no Centro Universitário Multivix, em Goiabeiras, Vitória, e nos campus de Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Nova Venécia.

Novas feiras acontecerão no dia 04 de setembro.

Onde: Faculdade Multivix Cariacica (R. Martinho Lutero, 34, Campo Grande) e Serra (R. Barão do Rio Branco, 120, Colina de Laranjeiras).

Horário: 8h às 12h e 13h30 às 17h.

Inscrições na Feira de Profissões: https://multivix.edu.br/feira-de-profissoes/

Estudante vira dentista por um dia

A aluna do segundo ano do ensino médio Sara Sena, de 17 anos, da Escola Arnulpho Mattos, visitou as salas de Odontologia da Multivix.

Ela colocou a mão na massa e fez a “restauração” de um dente em um boneco, orientada por Heitor de Oliveira, de 19 anos, estudante do curso de Odontologia.

“Com a proximidade do final do ensino médio, a pressão em saber o que eu vou fazer ficou bem maior. Espero que essa proximidade me ajude na minha decisão”, conta Sara. “Gosto muito da área da saúde, mas ainda tenho dúvidas sobre o que fazer”.

Heitor relata que esse tipo de evento é bem importante e fez falta na vez dele. “Não tive essa oportunidade. Acredito que se tivesse participado de algo assim, poderia ter me encontrado bem antes e o processo de escolher o curso não teria sido tão trabalhoso”.

De acordo com ele, a ideia é fazer com que o aluno tenha a vivência da sala de aula e da profissão.

Feiras e visitas guiadas

Outras instituições de ensino superior da Grande Vitória também oferecem oportunidades como a Feira de Profissões da Multivix.

No Centro Universitário Salesiano (UniSales) acontece o Experimenta, em que os alunos podem vivenciar um dia de aula prática nos cursos que eles desejam estudar. O formato mais amplo do evento, que acontecerá no dia 23 de outubro, começa com uma feira de profissões tradicional.

Já a UVV oferece um programa de visitas guiadas que aproxima os alunos da vida universitária. Além disso, a universidade participa de feiras de profissões em diversas escolas, levando simuladores, cursos, professores e alunos para dialogar sobre os cursos, a vida profissional e o mercado de trabalho.

A Faesa realiza diversos eventos ao longo do semestre que oferecem aos alunos do ensino médio a oportunidade de conhecer de perto os cursos disponíveis na instituição.

Também é possível agendar uma visita guiada. Além disso, a instituição mantém um cronograma ativo de visitas a escolas em Vitória.

Amor pelos animais

Imagem ilustrativa da imagem Ajuda para adolescentes escolherem profissão
Estudantes de Medicina Veterinária apresentaram técnicas de manuseio e cuidados com coelhos |  Foto: Fábio Nunes / AT

As estudantes Kamilly Delboni, de 21 anos, e Susana Oliveira, de 21 anos, são alunas do segundo período do curso de Medicina Veterinária. Elas apresentaram técnicas de manuseio e cuidados com coelhos aos alunos do ensino médio Arthur Quedevez, de 17 anos, e Jhenifer Gramas, de 18 anos.

“Estou bem indecisa na escolha de qual curso fazer. Sabemos na teoria como são as profissões, mas conhecer na prática é bem melhor”, conta Jhenifer. “Antes de Veterinária, comecei a fazer outro curso, mas não me encontrei nele. Se tivesse participado de algo assim, acredito que já teria seguido esse caminho desde o início”, diz Kamilly.

Tirando dúvidas

Imagem ilustrativa da imagem Ajuda para adolescentes escolherem profissão
Estudantes de Medicina demonstraram técnica de RCP |  Foto: Fábio Nunes / AT

Os estudantes de Medicina da Multivix Camila Sarmenghi, de 18 anos, e Guilherme Avancini, de 19 anos, estavam demonstrando a técnica de reanimação cardiopulmonar (RCP) em uma das oficinas de Medicina. Eles estavam utilizando bonecos para fazer a demonstração dos movimentos.

“Eu pude conhecer mais da profissão por meio da minha família, já que meu pais são médicos, mas acredito que esse momento de interação é importante para quem está em dúvida”, conta Camila.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: