Mil vagas para estudar de graça em faculdades particulares do ES
Prazo para inscrição no programa Nossa Bolsa começa nesta sexta e vai até o dia 17 deste mês. Há opções presenciais e também a distância
Escute essa reportagem
A oportunidade de fazer um curso superior de graça pode estar mais próxima! A partir desta sexta-feira (03), estão abertas as inscrições para mil bolsas integrais em faculdades e universidades de 14 cidades do Espírito Santo.
As vagas são ofertadas pelo programa Nossa Bolsa em 40 cursos de diversas áreas profissionais, como Medicina, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Odontologia, Psicologia, Jornalismo, Engenharias e Publicidade e Propaganda. A maioria das bolsas é para cursos presenciais, mas há opções para cursos EAD.
A seleção será realizada por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre os anos de 2020 e 2024. O interessado pode escolher qual edição deseja utilizar para participar do processo seletivo.
Entre os requisitos para concorrer às bolsas de estudo integrais está a renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 2.277,00 por pessoa.
É necessário ter, no mínimo, média global de 450 pontos nas provas objetivas, além de 400 pontos na Redação.
O diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Rodrigo Varejão, ressalta que há vagas para as principais atuações profissionais em todas as áreas de conhecimento.
Além de Medicina, por exemplo, há vagas na área da saúde para Farmácia, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia e Medicina Veterinária. A pluralidade de cursos também se expressa nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.
O diretor-geral Fapes reitera que o principal objetivo do programa é a democratização do ensino superior.
“Nossa missão é oferecer oportunidades para elevar a escolaridade dos capixabas e, assim, ampliar as possibilidades de atuação profissional. Temos mil bolsas integrais nas principais instituições de ensino superior privadas do Espírito Santo. Esse é um investimento capaz de transformar vidas e de desenvolver o nosso Estado”, destaca.
Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que já tenham sido beneficiários do programa Nossa Bolsa ou que já tenham concluído qualquer curso de graduação.
A universitária Mayra Karolina Souza, 29, concluiu o curso de Ciências Biológicas na UniSales, pelo Programa Nossa Bolsa, em dezembro de 2024. Ela conta que o acesso à educação transformou a sua vida.
“Eu terminei o ensino médio em 2013 e lutei por oito anos para fazer uma faculdade. O programa Nossa Bolsa transformou a minha vida. Resgatei os meus sonhos. Agora, quero seguir para uma pós-graduação”, afirmou.
Inscrições
As inscrições para o processo seletivo são efetuadas pela internet, por meio da página www.nossabolsa.es.gov.br. O prazo final para inscrição vai até 17 deste mês, às 23h59.
Confira abaixo um tira-dúvidas com os requisitos para inscrição no programa.
Programa Nossa Bolsa
O processo seletivo do Nossa Bolsa oferta mil bolsas integrais em 40 cursos de diversas áreas profissionais, como Medicina, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Odontologia, Psicologia, Engenharias e Publicidade e Propaganda.
São, ao todo, 29 instituições participantes, com vagas em 14 municípios de todas as regiões do Estado.
Uma das bolsas é para o curso de Medicina na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam).
Todas as bolsas são para as principais instituições de ensino superior do Espírito Santo.
Prioritariamente, elas são oferecidas para cursos presenciais. Há também para EAD.
Quem pode participar?
O candidato precisa ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2020 a 2024 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 2.277,00 por pessoa.
Além disso, é preciso atender a algum dos seguintes requisitos:
Ter cursado todo o ensino médio em escola pública no Espírito Santo.
Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada como bolsista integral em instituição no Espírito Santo.
Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada do Espírito Santo, na condição de bolsista integral.
Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo.
Ter cursado o ensino médio ou curso técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.
20% das bolsas serão destinadas, preferencialmente, a estudantes afrodescendentes que se autodeclaram no ato da inscrição à bolsa.
20% das bolsas serão destinadas, preferencialmente, aos beneficiários do Programa Estado Presente, que são alunos pertencentes às áreas de alta vulnerabilidade social.
3% das bolsas serão destinadas, preferencialmente, aos egressos do sistema prisional do Espírito Santo.
Inscrições
As inscrições para o processo seletivo são efetuadas pela internet, por meio da página www.nossabolsa.es.gov.br. O prazo final para inscrição vai até 17 deste mês, às 23h59.
Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa ou que já tenham concluído qualquer curso de graduação.
A seleção é feita pela nota das edições do Enem, entre 2020 a 2024. Para isso, o candidato deve escolher qual nota quer usar na seletiva. É necessário ter, no mínimo, média global de 450 pontos nas provas objetivas, além de 400 pontos na Redação.
Resultado
O processo seletivo será dividido em duas chamadas regulares e, depois, a formação de lista de espera.
Os candidatos não selecionados pelas chamadas regulares podem participar da manifestação de interesse para a lista de espera. Enquanto houver vagas remanescentes, eles serão convocados de acordo com a ordem de classificação pela nota obtida na edição do Enem escolhida.
Instituições
Alegre: Fafia.
Aracruz: FAACZ.
Cachoeiro do Itapemirim: Faculdade América e Multivix.
Cariacica: Multivix, Pio XII-1, Pio XII-2, Pio XII-3.
Colatina: Unesc.
Guarapari: Pitágoras.
Linhares: Pitágoras.
Nova Venécia: Multivix.
Santa Teresa: ESFA.
São Mateus: Centro Universitário do Vale do Cricaré e Multivix.
Serra: Multivix, Fabra e UCL.
Venda Nova do Imigrante: Faveni.
Vila Velha: UVV, Estácio de Sá, Multivix e Novo Milênio.
Vitória: Emescam, Fucape, FDV, Faesa Campus I e II, Multivix, Estácio de Sá e Unisales.
Informações
O candidato pode tirar eventuais dúvidas pelo e-mail [email protected] e pelo número de WhatsApp (27) 99824-6168, das 9h às 18h, em dias úteis. Há, ainda, a opção de acessar o site fapes.es.gov.br/nossabolsa.
Cronograma
Inscrições: Desta sexta-feira até o próximo dia 17.
Pré-selecionados para a Primeira Chamada: Dia 21 deste mês.
Primeira Chamada: De 22 a 28 deste mês.
Pré-selecionados para a Segunda Chamada: Dia 31 deste mês.
Segunda Chamada: De 3 a 7 de fevereiro.
Divulgação de vagas para Lista de Espera: 14 de fevereiro.
Manifestação de Interesse na Lista de Espera: De 17 a 20 de fevereiro.
Divulgação da lista de espera: 24 de fevereiro.
Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Comentários