Governo vai abrir mil vagas pra estudar com bolsa em faculdades particulares
As inscrições serão abertas no próximo dia 03 de janeiro, às 9h, com prazo até o fim do dia 17 do mesmo mês.
Escute essa reportagem
Procurando uma oportunidade para ingressar na faculdade? Nesta quarta-feira (18), o Governo do Espirito Santo lançou o edital do programa Nossa Bolsa. Na edição 2025, estão sendo disponibilizadas 1.000 bolsas integrais com mensalidades 100% custeadas.
As inscrições serão abertas no próximo dia 03 de janeiro, às 9h, com prazo até o fim do dia 17 do mesmo mês. A seleção será por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2020 a 2024. O interessado poderá optar por qual edição do Enem quer usar a nota na seletiva.
Existem bolsas disponíveis para os cursos de Medicina, Enfermagem, Pedagogia, Administração, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Engenharias, Farmácia, Sistemas da Informação, Nutrição, Geografia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e muito mais. As 40 opções estão distribuídas em 29 instituições de ensino localizadas em 14 municípios capixabas.
Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas destaca que o Nossa Bolsa é um programa que oferta oportunidades em boas instituições de ensino. Mas, principalmente, sua importância vem de transformar vidas.
"É a educação transformando vidas. Em um estado forte com tantas oportunidades, a educação cumpre uma missão. Mais de 30.000 capixabas já passaram pelo programa ao longo dos anos de existência. E o estado mantem em sala de aula mais de 4.000 alunos", diz.
Ele comenta ainda que o edital já está sendo lançado para dar uma oportunidade aos candidatos de se familiarizarem com os cursos disponíveis.
"Até o dia primeiro, os alunos vão interagindo com o edital, vão conhecendo quais são as instituições que ofertaram vagas, conhecendo quais são os cursos. Para quando chegar a hora H, o momento de inserir o certificado e escolher seus curso, os alunos já tenham a segurança necessária vinda da leitura correta do edital", conta.
O Nossa Bolsa 2025 é uma parceria da Fapes com a Secretaria da Educação (Sedu) e investe aproximadamente R$ 46 milhões para custear os cursos de graduação que duram, em média, cinco anos. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu.
Para saber mais informações acesse: https://www.es.gov.br/
O que é o Programa Nossa Bolsa?
O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública de Ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais. O Programa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES.
Comentários