Meio ambiente é a aposta para a prova de Geografia no Enem 2025
A intervenção que o homem faz no meio e como os fenômenos naturais acontecem são alguns tópicos, diz professora

Reta final! A menos de 20 dias para o primeiro domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, o podcast A Tribuna no Enem traz uma série de entrevistas com professores que vão te ajudar a se preparar para a avaliação.
No primeiro episódio, A Tribuna entrevistou Paula Favarato, professora de Geografia da Escola Madan, que deu dicas para o aluno se dar bem no exame.
Uma aposta para a disciplina de Geografia, afirma ela, são as questões relacionadas ao meio ambiente. “Esse é um assunto que deve ser revisado com atenção, carinho e cuidado”, disse.
“A intervenção que o homem faz no meio, como os fenômenos naturais acontecem, como a gente tem interagido de maneira maléfica e quais são os problemas que vão ser devolvidos para a gente estão entre os temas que podem ser abordados”.
Segundo Paula, o assunto ganha destaque por conta da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em Belém, no mês que vem.
Paula também destacou a importância do candidato revisar datas de aniversários históricos ao ano de prova. Ou seja, de instituições ou acontecimentos que completam anos em 2025.
“Levando em consideração o ano de 2025, quais são as datas que eu indicaria agora nessa reta final para que o aluno pensasse, estudasse sobre o ponto de vista histórico, geográfico, que repercutem no século XXI, nesse atual contexto? Os 80 anos da ONU”.
Ao se tratar da ONU, algo que pode ser relacionado a ela são os problemas que ocorrem em Gaza.
“Considerando o tema, alguns questionamentos importantes a serem feitos são: quais foram os elementos históricos que participaram da definição, da demarcação do território de Gaza, e da divisão entre esses povos? O que deu errado ao longo desses 80 anos para que se chegasse a uma relação tão tensa?”.
Os comentários da professora Paula sobre a prova de Geografia do Enem podem ser conferidos no podcast disponível no canal Tribuna Online, no YouTube.
Assista ao podcast
Fique por dentro
Enem 2025
O Enem é a principal forma de ingresso para a educação superior brasileira. Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, no período da tarde.
No 1º dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas tecnologias.
No 2º dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.
Geografia
As questões de Geografia estão presentes na prova de Ciências Humanas e suas tecnologias, que contempla também História, Filosofia e Sociologia.
A professora de Geografia do Madan Paula Favarato respondeu ao jornal A Tribuna perguntas sobre sua área de ensino.
O que esperar da avaliação?
Uma prova com alto grau de cobrança de interpretação de texto.
O que revisar?
Além de Meio ambiente, quando se trata de guerras: a Organização das Nações Unidas (ONU), seu contexto de criação, as transformações nas relações de poder ao longo das últimas oito décadas e o surgimento de grupos extremistas que dificultam consolidação da paz no Oriente Médio e demais partes do mundo. No panorama da guerra da Rússia e Ucrânia, um olhar especial em Guerra Fria e no papel da Rússia na Nova Ordem Mundial em meio a interesses ocidentais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Geografia dialoga com outras matérias?
Alguns exemplos citados por Paula:
A Geografia dialoga com várias outras disciplinas. Por exemplo, dialoga com Química, na composição de um solo mais ácido, correção para aproveitamento em agricultura.
Biomas podem aparecer em ecologia, na parte de Biologia.
Geografia também dialoga com Sociologia, principalmente quando se fala de sociologia dos direitos humanos, as pessoas que são vulnerabilizadas, as pessoas em situação de rua, o problema da moradia.
Indicação de autores para a Redação
Paula citou Milton Santos e Ailton Krenak.

Milton santos é um dos maiores geógrafos do Brasil. Ele fala sobre a tecnologia e seu impacto na construção da sociedade e economia. Sempre foi uma grande referência para temáticas de globalização.
Já Ailton Krenak é um importante líder indígena, ambientalista, escritor e filósofo brasileiro. É autor de livros que unem Filosofia, Ecologia e saberes indígenas, como “ Ideias para Adiar o Fim do Mundo” (2019) e “A Vida Não é Útil” (2020).
Dica para a reta final
Resolver questões do Enem de edições passadas. Não só da prova tradicional, como também do Enem PPL, específico para Pessoas Privadas de Liberdade. Com essa revisão, o estudante se adapta à linguagem dos exercícios e como os conteúdos são cobrados.
Dica de ouro
O aluno não deve procurar aprender nada novo. Isso só o deixará ansioso, nervoso, apreensivo. O mais importante nesse momento é revisar, fortalecer aquilo que ele construiu ao longo da caminhada.
Fonte: Paula Favarato, professora de Geografia do Madan, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pesquisa A Tribuna.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários