ES vai ter 20 novas escolas em tempo integral
Com a mudança, mais de 60% das instituições vão funcionar nessa modalidade até o final de 2026, passando a oferecer 85 mil vagas
Vinte novas escolas em tempo integral foram anunciadas ontem pelo governo do Estado. Elas estarão espalhadas em 14 cidades e a previsão é de que comecem a funcionar até o final do ano que vem.
Com as novas unidades, o Espírito Santo alcançará 234 escolas em tempo integral, distribuídas entre os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio.
Dessas, três foram municipalizadas no decorrer dos anos, ou seja, continuaram com a modalidade integral, mas passaram para a gestão municipal.
Com a mudança, de acordo com o governo do Estado, mais de 60% das escolas estaduais funcionarão em tempo integral até o final de 2026, alcançando 85 mil vagas nessa modalidade.
A ampliação faz parte do planejamento da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e foi apresentada durante coletiva sobre a Chamada Escolar 2026, que neste ano terá rematrículas, mudanças de escola e novas solicitações acontecendo de forma simultânea, entre os dias de 4 de novembro e 12 de dezembro.
Renato Casagrande, governador do Estado, destacou que quando assumiu o governo, em 2019, o Espírito Santo contava com apenas 32 escolas em tempo integral.
“Ao longo desses anos, abrimos 202 novas escolas, superando a meta inicial, que eram 200”, explicou Casagrande.
“Também atingimos 40% dos alunos estudando em escolas em tempo integral, quando a meta nacional e estadual é de 25%. Isso mostra que nós avançamos significativamente”, destacou.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, contou que todas as metas foram superadas. “Saímos de uma rede com presença modesta em tempo integral para uma das maiores proporções do País. O Espírito Santo tem, proporcionalmente, mais matrículas nessa modalidade do que Minas, Rio e São Paulo”.
A expansão também tem um papel social, permitindo que famílias possam conciliar trabalho e cuidado com os filhos.
O vice-governador Ricardo Ferraço ressaltou o impacto do programa tanto na aprendizagem quanto na vida das famílias.
“A escola em tempo integral oferece mais tempo de aprendizado e desenvolvimento, mas também garante segurança e tranquilidade para os pais, que sabem que seus filhos estão bem cuidados, bem alimentados e com boas oportunidades. Isso é dignidade, é formação integral, não apenas em conteúdos, mas em valores e cidadania”, reforçou.
Laboratórios

Lucas Henrique Dias, 13 anos, Julia Pereira, 15 anos, Ana Clara Cardoso, 16 anos, e Natalia de Almeida, 17 anos, estudam na CEEMTI Professora Maura Abaurre, em Vila Velha, e aprovam os laboratórios da instituição, que possui o certificado de “escola do futuro”.
“As tecnologias presentes no laboratório contribuem para uma melhor compreensão das matérias, pois apresentam o conteúdo de forma mais interativa. As aulas se tornam mais dinâmicas e saem da rotina”, destacou Ana Clara Cardoso.
Novas escolas em tempo integral
- Cachoeiro de Itapemirim
Escola Referência do Iases - Unis Sul.
- Rio Novo do Sul
Eeefm Virginia Nova.
- Fundão
Eeefm Professora Maria da Paz Pimentel.
- Serra
Eeefm Jardim Limoeiro (antigo ABL).
Eeefm Francisco Nascimento.
- Vitória
Eeefm Maria Ortiz.
Eeem Arnulpho Mattos.
- Pancas
Eeefm Sebastiana Grilo.
- Iúna
Eeef Professora Priama Rios Vieira de Souza.
- Linhares
Eeefm José de Caldas Brito.
Eeefm Professor Manoel Abreu.
- Nova Venécia
Eeefm Padre Josimo.
Eeefm José Antônio da Silva Onofre.
- Pinheiros
Eeefm Saturnino Ribeiro dos Santos.
Eeefm Margem do Itauninhas.
- Conceição da Barra
Eeefm Assentamento União.
- São Mateus
Eeefm 27 de Outubro.
Eeefm Dr. Emílio Roberto Zanotti.
- Guarapari
Eeefm Zenóbia Leão.
- Vila Velha
Eeem Godofredo Schneider.
Opiniões
"Abrimos 202 novas escolas em tempo integral, superando a meta inicial, que era de 200” Renato Casagrande, governador do Estado
"A escola em tempo integral oferece mais tempo de aprendizado e também garante tranquilidade para os pais” Ricardo Ferraço, vice-governador do Estado
"O Espírito Santo tem, proporcionalmente, mais matrículas em tempo integral do que Minas, Rio e São Paulo” Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários