MEC divulga o calendário e as regras do Enem 2024
Inscrições para o exame acontecem entre o próximo dia 27 e 7 de junho. Já as provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro
Escute essa reportagem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou ontem, no Diário Oficial da União, o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. No documento estão disponíveis o cronograma e as regras da edição.
Neste ano, o período de inscrições será do 27 deste mês a 7 de junho, e as provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos.
A taxa de inscrição custa R$ 85 e os resultados dos pedidos de isenção dela também foram divulgados. Os interessados podem conferir na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante) se o pedido foi aceito.
O Inep informou que em relação ao nome social, não será necessário enviar documentos comprobatórios no momento da inscrição. Transexuais, transgêneros ou travestis receberão esse tratamento de forma automática, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal.
Ainda foi compartilhado que o cartão-resposta e a folha de Redação terão seus tamanhos aumentados, de maneira automática, para os candidatos que solicitarem provas ampliadas ou superampliadas.
Prazo
Daniel Rojas Nascimento, diretor-geral da Escola Madan, em Vitória, afirmou que é muito importante o aluno ficar atento às inscrições do Enem porque elas acontecem em um período curto.
“Nunca deixe para a última hora e sempre confira todos os dados. Também sugiro que o aluno pague o boleto assim que fizer a inscrição. Já vi casos de estudantes que perderam o prazo porque os pais esqueceram de pagar”, contou.
Daniel deu sugestões de preparação para a prova. “O aluno precisa ter uma rotina e segui-la, saber o que vai estudar todos os dias, como e onde. É importante deixar tudo programado, até a hora do descanso”.
João Duarte, coordenador pedagógico do ensino médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci, em Vitória, também deu uma sugestão.
“Uma questão importante é o tempo de pausa. Não adianta estudar três, quatro horas na sequência. O aluno precisa fazer pausas e, no meio delas, realizar atividades desconexas com o estudo. Fazer um lanche, ligar para algum colega, por exemplo. Ele precisa desse tempo”, disse.
Luana Coutinho, Valentina Mageski, Helamã Peres, Gabriel Sarmento, Miguel Carasso e Fernanda Giacomin são alguns alunos do Leonardo da Vinci que estão a todo vapor com a preparação.
Fique por dentro
Provas serão em novembro
Cronograma Enem
- Inscrições devem ser feitas de 27/5/2024 a 7/6/2024.
- Pagamento da taxa de inscrição: 27/5/2024 a 12/6/2024.
- Aplicação das provas: 3/11/2024 e 10/11/2024.
- Divulgação do gabarito: 20/11/2024.
- Divulgação do resultado: 13/1/2025.
Atendimento especializado
- Solicitação: 27/5/2024 a 7/6/2024.
- Resultado: 17/6/2024.
- Recurso: 17/6 a 21/6/2024.
Resultado do recurso: 27/6/2024.
No dia das provas do Enem:
- Abertura dos portões: 12h.
- Fechamento dos portões: 13h.
- Início das provas: 13h30.
- Término das provas no 1º dia: 19h.
- Término das provas no 2º dia: 18h30.
Pagamento
- A taxa de inscrição é de R$ 85.
- Pode ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (dependendo do banco).
- O prazo para fazer o pagamento vai até o dia 12 de junho.
Nome social
- Não haverá necessidade de enviar documentos comprobatórios, no que se refere ao nome social, no momento da inscrição.
- Travestis, transexuais ou transgêneros receberão o tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal.
- Antes de se inscrever, o participante deve verificar as informações pessoais junto à Receita e, se for o caso, atualizá-las.
Acessibilidade
- O Cartão-Resposta e a folha de Redação terão seus tamanhos aumentados de maneira automática para todos os candidatos que solicitarem provas ampliadas.
Segurança
- Para a edição de 2024, o Inep incluiu a Carteira de Identidade Nacional (CIN) na lista de documentos de identificação dos participantes.
Edital
- O edital está no site do Inep.
Fonte: Inep.
Comentários