Matemática é a disciplina mais temida no Enem
Pesquisa revela que mais da metade dos cerca de 63 mil entrevistados em todo o País tem medo da matéria

Apontada como área de maior dificuldade por candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Matemática é temida por mais da metade dos cerca de 63 mil entrevistados da pesquisa Terra Insights em todo o Brasil.
Especialistas apontam a resistência em relação à disciplina como uma das barreiras que impedem o aprendizado. Neste ano, o exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro.
O professor Felipe Guisoli, criador da escola on-line Universo Narrado, explica que o medo da Matemática vem, em grande parte, de uma abordagem equivocada do ensino. “O principal motivo é porque a abordagem é, muitas vezes, ineficiente do jeito que tradicionalmente é feita”, afirmou.
Ele lembra a tradição filosófica da Grécia Antiga. “Conta-se que, em cima da Academia de Platão, estava escrito: ‘Não são admitidos ignorantes em Geometria’. Isso porque, na época, o pré-requisito para estudar Filosofia era dominar bem as áreas da Matemática, especialmente a Geometria”, destacou.
Ele conta que, para os gregos, a Matemática não era apenas uma disciplina escolar, mas um verdadeiro sistema de pensamento.
“A Matemática ajudava a raciocinar melhor, a argumentar bem e a compreender ideias abstratas. Ou seja, o objetivo do estudo não era a fórmula em si, mas a capacidade de pensar que ela desenvolvia”.
Rafael Seckler, coordenador de Middle & High da Escola Americana de Vitória, também reforça a importância de um ensino mais contextualizado para reduzir a resistência dos estudantes.
“A Matemática sempre carregou essa fama de difícil, e isso afasta muita gente. Por isso, trabalhamos com projetos baseados em problemas reais, para que o aluno entenda logo de início para que serve aquele conceito”, explicou.
Para Daniel Rojas, diretor do Madan, as dificuldades dos alunos em Matemática no Enem têm raízes mais profundas do que apenas o ensino médio. “O problema é histórico. Muitas vezes, desde o ensino fundamental o estudante aprende a decorar em vez de compreender, e isso aparece na hora da prova”.
Ele complementa: “Sempre recomendamos que, antes de focar no conteúdo mais avançado, o aluno reserve um tempo para revisar as bases. Sem isso, fica muito difícil avançar”, ressaltou.
Relação de equilíbrio e afinidade

Os alunos Davi Lucas Setim, de 18 anos, Ryan Rodrigues, de 16, e Davi Aguiar, de 14, estudam na Escola Americana de Vitória e enxergam a Matemática de forma diferente da maioria.
Para eles, a disciplina não é um mistério e nem motivo de temor, ainda que cada um tenha suas áreas de maior afinidade dentro do currículo escolar.
Para Davi Lucas, a relação com a matéria é de equilíbrio. “Medo da Matemática eu diria que não tenho, mas não é a disciplina com a qual eu tenho mais afinidade”.
Para lidar com os desafios, ele aposta em estratégia. “O principal é saber quais são os conteúdos que mais caem na prova. A partir da resolução de problemas desses tópicos principais, a gente consegue construir um conhecimento melhor”, completou.
Fique por dentro
A pesquisa
63 mil foram entrevistados.
Questionados sobre as dificuldades de estudo, Matemática foi apontada como a principal, com 52% das menções.
Em seguida veio Português (20%), Ciências Humanas (12%), Redação (7%), Ciências da Natureza (6%) e outras disciplinas (3%).
Soluções
Sistema de pensamento
Mais do que decorar fórmulas, é essencial compreender a lógica por trás delas. A Matemática desenvolve raciocínio, argumentação e a capacidade de lidar com ideias abstratas.
Quando se entende o porquê de um teorema ou fórmula, o aprendizado se torna mais prazeroso e eficiente.
Dia a dia
O ensino baseado em problemas reais ajuda a contextualizar o conteúdo e a mostrar sua aplicação prática.
Assim, dúvidas como “para que vou usar isso?” deixam de existir, já que cada conceito matemático é apresentado como uma ferramenta.
Resolução estruturada
Seguir etapas claras na hora de resolver problemas como, por exemplo, identificar a pergunta, selecionar dados relevantes, entre outros, ajuda a reduzir a ansiedade e aumenta a confiança do aluno.
Esse tipo de abordagem organiza o pensamento e torna a Matemática menos intimidadora.
Revise antes de avançar
Grande parte das dificuldades aparece por falhas acumuladas desde o ensino fundamental, principalmente em operações básicas, frações, potências e equações simples.
Dedicar tempo no início dos estudos para revisar esses pontos é fundamental para evoluir com segurança e compreender os conteúdos mais complexos.
Tecnologia como aliada
Plataformas digitais, simulados on-line e recursos de Inteligência Artificial podem personalizar o aprendizado, identificando pontos de dificuldade e oferecendo exercícios.
Além disso, tornam o estudo mais interativo, lúdico e próximo da rotina dos jovens.
Tenha paciência e constância
Aprender matemática exige tempo, prática e maturação. A pressa em obter resultados imediatos pode gerar frustração.
Estabelecer uma rotina de estudo constante, respeitando o tempo de assimilação dos conteúdos, é fundamental para superar obstáculos.
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