X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • Cheguei Chegando
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 29°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 29°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • VOZ DO CAFÉ
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • FUTEBOL
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Entretenimento
    • AGENDA CULTURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 29°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • CAÇADORES DE DESTINOS
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Educação

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Jovens compartilham trajetórias de sucesso em fórum no ES

III Fórum Educacional de Potencialidades do Amanhã reuniu 1.200 estudantes do ensino médio para troca de experiências

Francine Spinassé
Francine Spinassé
26/03/2026 - 14:21
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon
OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem Jovens compartilham trajetórias de sucesso em fórum no ES
“meu conselho é que as pessoas tenham objetivos”, Enzo Colodetti, 19 anos, estudante (à esquerda). | “É preciso entender que o mundo evolui constantemente”, Guilherme Reali, 18 anos, estudante (à direita) |  Foto: Fábio Nunes/AT

Histórias reais, de escolhas, desafios e aprendizados construídos ao longo do caminho marcaram o III Fórum Educacional de Potencialidades do Amanhã, que reuniu 1.200 estudantes do ensino médio.

O evento, promovido pelo Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), transformou o Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória, em um ambiente de troca, inspiração e construção de projetos de vida.

Entre os convidados para um bate-papo estavam o estudante Guilherme Reali, de 18 anos, aprovado em 12 universidades americanas, e Enzo Colodetti, de 19, que cursa o 5º período de Economia da Fucape, onde foi aprovado em 1º lugar.

Em comum, os dois jovens já estão no mercado de trabalho. No caso de Guilherme, ele revelou que terminou no ano passado o ensino médio na Escola Americana de Vitória. “Em junho, eu embarco para a Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, onde vou cursar Neurociência”.


          Imagem ilustrativa da imagem Jovens compartilham trajetórias de sucesso em fórum no ES
Estudantes lotaram o III Fórum Educacional de Potencialidades do Amanhã |  Foto: Fábio Nunes/AT

Para os estudantes que estão em dúvida sobre a carreira, ele aconselha que os jovens explorem suas possibilidades, buscando informações sobre carreira, mercado e oportunidades, como bolsas de estudos. Ele enfatizou a importância também de sempre conversar com a família e professores para ajudar a ter mais clareza.

“Nesse processo é preciso entender que o mundo evolui constantemente. Então, cada vez menos as pessoas seguem a mesma área de atuação até o fim da vida. Os que escolhem aos 18 anos geralmente não é o que eles continuam a fazer por 50 anos”.

Em sua fala, Enzo relatou a insegurança inicial ao pensar sobre o futuro profissional. “Aos 14 anos, eu estava sem rumo. Nunca tive um caminho pré-definido ou claro do que faria, mas sentia vontade de empreender. Minha mãe dizia para deixar o tédio trabalhar por mim, porque eu era agitado. Foi lavando vasilha um dia que eu decidi pelo curso de Economia”, contou.

Segundo ele, viu que a Fucape tinha o curso mais bem avaliado do País, então colocou na cabeça que queria passar em 1º lugar para ter bolsa de 100%.

Foi ao ouvir um conselho da mãe, que ele conseguiu alcançar o objetivo: nunca feche portas.

“Eu fiz o vestibular da Fucape e passei em 3º lugar, mas não era o que queria. Minha mãe tinha pedido que eu fizesse o Enem, o que me ajudou, pois naquele ano a Fucape passou a aceitar a nota. Por isso, meu conselho é que as pessoas tenham objetivos ou um rumo, mas sem fechar portas. Isso possibilita outros caminhos”.

“Estudar é algo que nunca será perda de tempo”


          Imagem ilustrativa da imagem Jovens compartilham trajetórias de sucesso em fórum no ES
Pablo Lira: formação contínua |  Foto: Fábio Nunes/AT

Em um cenário de rápidas transformações tecnológicas e constantes mudanças no mercado de trabalho, uma certeza permanece: investir em educação nunca é em vão.

A avaliação é do diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, que defende a formação contínua como base para ampliar oportunidades e construir trajetórias mais sólidas.

Lira foi mediador durante o Fórum Educacional de Potencialidades do Amanhã, do painel “Plantar e colher – Exemplos de empreendedores que constroem suas histórias com ambição a partir de uma execução disciplinada das suas atividades”.

Segundo ele, o mundo passa por um novo ciclo de inovação, marcado pelo avanço de tecnologias emergentes, que exige profissionais cada vez mais preparados e atualizados.

Nesse contexto, estudar deixa de ser apenas uma etapa da vida e passa a ser um processo permanente. “A educação nunca esgota a formação. Sempre há algo novo para aprender. Estudar é algo que nunca será perda de tempo”.

Ao longo da própria trajetória, Lira construiu um caminho marcado pela diversidade de conhecimentos, com formações em áreas distintas e complementares.

Para ele, a busca por aprendizado não significa, necessariamente, seguir carreira acadêmica, mas sim ampliar repertório e abrir possibilidades, inclusive para empreender.

Ele também chama atenção para a ideia, cada vez mais difundida entre jovens, de que é possível alcançar sucesso sem investir nos estudos formais.

Embora reconheça que existam casos de pessoas que inovaram fora do ambiente acadêmico, Lira ressalta que essas histórias são exceções, e não regra.

O que eles dizem 

Modelo


          Imagem ilustrativa da imagem Jovens compartilham trajetórias de sucesso em fórum no ES
Moacir Lellis, presidente do Sinepe-ES |  Foto: Fábio Nunes/AT

“O Fórum Educacional de Potencialidades do Amanhã está em sua terceira edição e já está servindo de modelo para outras instituições pelo País. Isso mostra a força e a relevância dessa iniciativa”.

Potencialidades


          Imagem ilustrativa da imagem Jovens compartilham trajetórias de sucesso em fórum no ES
Roberta Bonelli, vice-presidente do Sinepe-ES |  Foto: Fábio Nunes/AT

“Este é um evento em que trazemos as potencialidades educacionais e profissionais para os alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares”.

Transição


          Imagem ilustrativa da imagem Jovens compartilham trajetórias de sucesso em fórum no ES
Major Eliandro Claudino, comandante da Companhia Independente de Polícia Escolar |  Foto: Fábio Nunes/AT

“O ensino médio é um período de transição entre a adolescência e a fase adulta. É momento de dúvidas sobre qual o caminho seguir, por isso é importante orientar nossos jovens”.

Ajuste de rota


          Imagem ilustrativa da imagem Jovens compartilham trajetórias de sucesso em fórum no ES
Rodrigo Varejão, diretor-geral da Fapes |  Foto: Fábio Nunes/AT

“Para os estudantes, digo que não tenham medo de arriscar. Há tempo para aprender com as decisões que vão tomar e, a partir daí, é possível ajustar a rota”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Rodrigo Varejão, diretor-geral da Fapes

EDUCAÇÃO

Meeting Tribuna Educação: projeto de vida começa em casa, diz especialista

Rodrigo Varejão, diretor-geral da Fapes

EDUCAÇÃO

“Ensinar e aprender por prazer devem ser pilares”, diz Clóvis de Barros

Rodrigo Varejão, diretor-geral da Fapes

EDUCAÇÃO

O que é o novo Plano Nacional de Educação? Veja as metas previstas para a área

Rodrigo Varejão, diretor-geral da Fapes

EDUCAÇÃO

Meeting Tribuna de Educação: tomar decisões é a melhor maneira de aprender

Ícone tags Tags CArreira desenvolvimento pessoal ensino médio Fórum Educacional Inovação Educacional oportunidades de estudo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde VOZ DO CAFÉ Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde VOZ DO CAFÉ Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM