X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • Cheguei Chegando
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 26°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 29°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • VOZ DO CAFÉ
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • FUTEBOL
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Entretenimento
    • AGENDA CULTURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 29°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • CAÇADORES DE DESTINOS
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Educação

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Meeting Tribuna de Educação: tomar decisões é a melhor maneira de aprender

Clóvis de Barros Filho vai ministrar palestra em evento da Rede Tribuna sobre a importância de fazer escolhas conscientes

Eliane Proscholdt
Eliane Proscholdt
25/03/2026 - 8:09
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon
OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem Meeting Tribuna de Educação: tomar decisões é a melhor maneira de aprender
Clóvis de Barros Filho propõe um exercício de reflexão sobre a própria existência. Ele será o responsável pela palestra no Meeting Tribuna de Educação, nesta quarta-feira (25) |  Foto: Divulgação e Arquivo/AT

Com o tema “Projeto de Vida”, o Meeting Tribuna de Educação, que acontece nessa quarta-feira (25), em Vitória, convida o público a refletir sobre escolhas, caminhos e futuro, partindo da ideia de que tomar decisões é a melhor maneira de aprender.

Autor do livro “Projeto de Vida – Caminhos para Uma Vida que Valha a Pena”, o professor doutor Clóvis de Barros Filho será o responsável pela palestra, que propõe justamente esse exercício de reflexão sobre a própria existência e a importância de fazer escolhas mais conscientes ao longo da vida.

Na obra, Clóvis de Barros Filho desmistifica conceitos da filosofia de forma simples e direta, ao mesmo tempo em que instiga o leitor a identificar quais caminhos realmente valem a pena ser vividos.

Lenise Loureiro, diretora comercial da Rede Tribuna, destaca que o Meeting Tribuna de Educação reúne professores e especialistas com o objetivo de celebrar e fortalecer as ações desenvolvidas ao longo do ano na área educacional.

Segundo ela, o encontro deve reunir cerca de 600 profissionais. A proposta, como explica, é ampliar o alcance do conteúdo e promover a troca de experiências entre educadores.

“É um grande encontro, com centenas de profissionais reunidos e trocando experiências”, salienta.

Lenise também ressalta a participação de Clóvis de Barros Filho. “Ele vai nos trazer um conteúdo muito necessário, especialmente para o ensino médio, quando os alunos são estimulados a refletir sobre suas escolhas e identificar caminhos mais alinhados às suas características e interesses”.

Por fim, Lenise Loureiro enfatiza que o meeting também representa a consolidação de um trabalho contínuo desenvolvido pela Rede Tribuna junto às escolas, como o projeto “Tribuna nas Escolas”, publicado semanalmente.

“Esse encontro é, acima de tudo, um momento de celebração do que vem sendo construído ao longo do tempo”, conclui Lenise.


          Imagem ilustrativa da imagem Meeting Tribuna de Educação: tomar decisões é a melhor maneira de aprender
Lenise Loureiro, diretora comercial da Rede Tribuna: "A proposta do Meeting Tribuna de Educação é multiplicar saberes, conectando profissionais da educação” |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

“Não dá para perder o futuro de vista”

“É preciso refletir sobre o presente sem perder de vista o futuro. O projeto de vida se constrói justamente nessa conexão entre o que se vive hoje e o que se deseja alcançar”.

Com essas palavras, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, resume a importância de alinhar presente e futuro na formação dos estudantes.

Ao tratar do conceito de projeto de vida, Vitor, que estará presente no Meeting Tribuna de Educação, defende que o planejamento de longo prazo precisa estar conectado às experiências do dia a dia.

“A vida não é só aquilo que não aconteceu. A vida não é só o futuro, a vida é o hoje”.

Vitor de Angelo também destacou a importância da tomada de decisões como parte fundamental do processo de aprendizagem – tema presente em obras do filósofo Clóvis de Barros Filho.

“Isso eu posso falar com todas as letras, que é a coisa que eu passo no meu dia a dia o tempo inteiro”.

Segundo o secretário, decidir faz parte da rotina de qualquer pessoa, em diferentes níveis de impacto, e até a omissão representa uma escolha.

“A primeira coisa que eu diria é que em todos os momentos você toma decisões, das menores às maiores, das mais pontuais às mais estratégicas. Se nós vivemos num mundo em que decisões são tomadas o tempo inteiro, então é muito simples, ou nós tomamos decisões ou vão tomá-las por nós”.

Para Vitor de Angelo, a capacidade de decidir está diretamente ligada ao repertório individual, construído por meio de informação, reflexão e experiência.

“Você toma decisão baseada em quê? Precisa de elementos, de informação e de reflexão.”

Ele conclui que o próprio ato de decidir tem valor educativo, inclusive quando há erros no caminho.

“Nem todas as decisões são certas, ou dão certo. E é nesse sentido que eu acho que o processo de tomada de decisão é pedagógico. Mesmo se tomarmos decisões erradas, e é possível, você aprende ou pode aprender, se também se colocar numa postura de aprendizado”, finaliza o secretário.


          Imagem ilustrativa da imagem Meeting Tribuna de Educação: tomar decisões é a melhor maneira de aprender
A educação precisa oferecer ferramentas para que o aluno desenvolva autonomia e capacidade de decisão”, diz Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação |  Foto: Heytor Gonçalves/AT- 06/12/2023

Saiba mais 

O evento

A Rede Tribuna promove nesta quarta-feira, 25 de março, a nova edição do Meeting Tribuna de Educação, encontro que reúne educadores, gestores e especialistas para discutir os principais desafios e transformações da educação na atualidade.

O evento será realizado em Vitória, a partir das 10 horas, com a presença de 600 profissionais da educação.

Tema

O tema do evento desta edição será “Projeto de Vida”, com palestra ministrada pelo professor doutor Clóvis de Barros Filho. Além da palestra, os educadores presentes poderão participar de um painel de perguntas.

Perfil

Clóvis de Barros Filho é jornalista, filósofo, professor doutor e palestrante.

É doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), autor de diversos livros e referência nacional em temas ligados à ética, comportamento e propósito.

Dentre seus livros, publicou “Em Busca de Nós Mesmos”, “Projeto de Vida”, “A Felicidade é Inútil”, “Sócrates - Inspirações para a Vida”, “Tesão de Viver: Sobre Alegria, Esperança & Morte”, “Deuses para Clarisse”, “Somos Todos Canalhas: Filosofia para uma Sociedade em Busca de Valores”, entre outros.

Também é apresentador de podcast e em suas páginas nas redes sociais reúne milhões de seguidores.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

A educação precisa oferecer ferramentas para que o aluno desenvolva autonomia e capacidade de decisão”, diz Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação

EDUCAÇÃO

Meeting Tribuna de Educação vai debater caminhos para escolhas mais conscientes

A educação precisa oferecer ferramentas para que o aluno desenvolva autonomia e capacidade de decisão”, diz Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação

EDUCAÇÃO

“Nenhum trabalho nos deixa feliz o tempo todo”, afirma diretora-executiva

A educação precisa oferecer ferramentas para que o aluno desenvolva autonomia e capacidade de decisão”, diz Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação

EDUCAÇÃO

Fórum educacional debate propostas para o futuro do ensino e dos estudantes do ES

A educação precisa oferecer ferramentas para que o aluno desenvolva autonomia e capacidade de decisão”, diz Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação

EDUCAÇÃO

Brasil chega a 66% de crianças alfabetizadas e supera meta do MEC

Ícone tags Tags Clóvis de Barros Filho Educação Meeting Tribuna de Educação Projeto de Vida Reflexão tomada de decisões

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde VOZ DO CAFÉ Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde VOZ DO CAFÉ Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM