Estratégias para fazer uma boa prova de Matemática no Enem
Organizar gestão do tempo para resolver cada questão e foco nos conteúdos mais relevantes estão entre as recomendações
Escute essa reportagem
Começa a reta final para quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. São pouco mais de 30 dias a partir de hoje para revisar conteúdos e criar estratégias para a prova.
O exame de Matemática costuma ser um das mais difíceis para os candidatos. Por isso, a pedido da reportagem de A Tribuna, os professores da disciplina deram algumas dicas para conseguir um bom desempenho.
“O dia do exame de Matemática exige muito do aluno, tanto no âmbito da resistência mental quanto da gestão do tempo de prova. Por isso, adotar estratégias pode ser essencial para um bom resultado”, destacou o professor de Matemática do Colégio Leonardo da Vinci Francis Barreto Monteiro.
Ele ainda ressaltou que, para esta reta final de estudos, é preciso um bom planejamento e foco nos conteúdos mais relevantes. “O aluno deve identificar os tópicos que historicamente estão mais presentes na prova e as áreas de maior desafio pessoal”, enfatizou.
Simulados
Uma boa estratégia para isso é refazer as provas de anos anteriores. E para ajudar, A Tribuna publica nesta semana mais dois cadernos de simulados com questões do Enem de anos anteriores.
Amanhã será o fascículo de Ciências Humanas e suas tecnologias, e na quinta-feira o de Matemática e suas tecnologias. Os fascículos serão publicados até o dia 26, sempre às terças e quintas-feiras, divididos por temas.
A iniciativa de A Tribuna ocorre em parceria com o Pazzei, plataforma educacional, e conta com o patrocínio da Multivix e do Sicoob.
“Não há receita de bolo, o aluno é quem vai criar a estratégia ao longo do ano com os estudos. àqueles que estão se preparando, agora é começar a revisão. Fazer exercícios de provas antigas vai ajudar a formular estratégias para melhorar o controle de tempo na hora da prova, além de assimilar conteúdos e conhecer a prova”, disse o professor de Matemática Daniel Rojas Nascimento, também diretor de Ensino da Escola Madan.
Reta final
Questões mais fáceis primeiro
Com a ajuda do professor de Matemática Francis Barreto Monteiro, os alunos Miguel Fontanella de Souza, 17 anos, e Luisa Pignaton Salviato, 17 anos, estão se preparando para as provas do Enem.
“Para a prova de Matemática, acho importante fazer as questões mais fáceis primeiro, como as de análise gráfica e proporcionalidade, e deixar por último as mais difíceis, como logaritmo e geometria. Tenho feito isso com as provas anteriores , e minha pontuação quase sempre fica acima de 35 pontos”, contou Miguel.
A estratégia de Luisa também inclui intensificar as revisões nesta fase derradeira de estudos.
“Agora, nesta reta final, é a hora de fazer muitas revisões e muitos exercícios. Uma dica que dou é que, se durante esta reta final, caso o tempo esteja apertado, é melhor priorizar os conteúdos mais cobrados”, indicou a estudante.
Algumas estratégias
Hora da revisão
- Apesar do pouco tempo, é possível se preparar melhor para o Enem, desde que haja um bom planejamento de estudos e foco nos conteúdos mais relevantes para a prova. Agora é a hora da revisão dos conteúdos para criar melhor maneira de fazer a prova.
Conheça a prova
- Uma das boas maneiras de fazer revisão para o Enem é resolvendo as provas de anos anteriores. Além de ajudar a fixar o conteúdo, fazer os exames passados ajuda os alunos a identificar os conteúdos que, historicamente, estão mais presentes no teste e as áreas de maior desafio pessoal: o aluno consegue se preparar para o longo tempo de prova.
Controle o tempo
- Controlar o tempo em cada questão também é uma boa estratégia. E não insistir em questões que estejam demandando muito tempo para evitar que, pela falta de prazo, o aluno tenha de “chutar” as questões ao final.
Ordem para fazer
- Técnica “pega-varetas”: devido à TRI (Teoria da Resposta ao Item) as respostas devem apresentar uma coerência ao longo da prova. Logo, não adianta acertar questões difíceis e errar as fáceis, já que isso prejudicará a nota final. Ao utilizar essa estratégia, o aluno conseguirá mapear a prova em busca das questões mais rápidas e fáceis e começar por elas, mesmo que isso custe um tempo de prova.
Assuntos para se dedicar
- Proporcionalidade: razão e proporção. Estatística geometria espacial: prismas, cilindros, prismas, cones, pirâmides e esferas. Geometria plana: triângulos, quadriláteros polígonos regulares. Circunferências e Círculos. Funções: quadrática e exponencial.
Fonte: Professores citados na reportagem.
Cronograma de veiculação dos cadernos no jornal A Tribuna
- Edição do dia 03/10: fascículo 2 - Ciências Humanas e suas tecnologias
- Edição do dia 05/10: fascículo 3 - Matemática e suas tecnologias
- Edição do dia 10/10: fascículo 4 - Ciências da Natureza e suas tecnologias
- Edição do dia 12/10: fascículo 5 - Linguagens, Códigos e suas tecnologias
- Edição do dia 17/10: fascículo 6 - Ciências Humanas e suas tecnologias
- Edição do dia 19/10: fascículo 7 - Matemática e suas tecnologias
- Edição do dia 24/10: fascículo 8 - Ciências da Natureza e suas tecnologias
- Edição do dia 26/10: fascículo 9 - Revisão
Comentários