Escolas de Cariacica vão abrir 11 mil novas vagas
Com isso, o número de alunos atendidos em Cariacica passará para 65 mil. Haverá também novas oportunidades para tempo integral
O ano de 2026 vai começar com mais vagas na educação no município de Cariacica, que vai ampliar a capacidade e projeta cerca de 11 mil novas vagas na rede municipal.
A rede passará por uma reorganização que elevará para cerca de 65 mil estudantes, número superior aos pouco mais de 54 mil alunos atualmente matriculados.
O novo cenário contempla toda a educação infantil, o ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com 10.364 vagas na pré-escola, 3.894 em creche, 48.426 no ensino fundamental e 2.230 na EJA.
Também haverá ampliação no tempo integral: das 5.379 matrículas registradas em 2025, a rede ganhará mais mil vagas em 2026.
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, afirmou que a ampliação de vagas ocorre porque a cidade cresceu e as famílias precisam de uma rede que acompanhe esse ritmo.
“Os investimentos que temos feito na educação são essenciais para melhorar a estrutura das escolas, fortalecer o ensino em tempo integral e garantir um atendimento mais completo”, explicou o prefeito.
“Tudo isso faz parte do nosso planejamento de cuidar do futuro das nossas crianças, oferecendo espaços mais acolhedores, seguros e preparados para uma educação de qualidade”, destacou Euclério Sampaio.
A secretária de Educação de Cariacica, Luzian Belisario, destacou que dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que funcionavam em tempo parcial – o CEMEI Edmilson Varejão, em Alto Lage, e o Maria Raquel, em Flexal II – passarão para o tempo integral, das 7h às 16h.
Também terá seu horário ampliado a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luzbel Pretti.
“A ampliação do tempo integral aumenta a permanência do aluno na escola, com atividades diversificadas, que incluem projeto de vida, as potencialidades da comunidade, educação financeira, música, entre outros”, ressaltou Luzian.
O município também vai ganhar duas novas escolas. As obras do CMEI Prolar e da EMEF Nilton Gomes, em Cruzeiro do Sul, estão previstas para serem concluídas em 2026, nos meses de abril e junho, respectivamente.
Fique por dentro
Novas unidades serão inauguradas
Alterações
EMEF Hilda Scarpino, em Porto de Santana.
A alteração permitirá abrir 320 vagas para crianças de 3 a 5 anos, respondendo à crescente demanda por educação infantil na região.
Com essa redefinição, os alunos do ensino fundamental atualmente atendidos na unidade serão direcionados para a EMEFTI Presidente Castelo Branco, que adotará o turno vespertino em tempo integral, com jornada de 7 horas, das 12h15 às 19h15, incluindo alimentação e atividades pedagógicas ampliadas.
CMEI João Colombo
também será reorganizado, e todos os estudantes serão remanejados para o novo CMEI Hilda Scarpino, preservando os turnos e horários para garantir o atendimento.
Ajustes no tempo de permanência
EMEF Luzbel Pretti, no bairro Operário, funcionará em turno vespertino integral de 7 horas.
CMEI Edmilson Varejão, em Alto Lage, ampliará para atendimento integral de 9 horas.
CMEI Maria Raquel, em Flexal II, também passará a operar em período integral de 9 horas.
Escolas previstas para inauguração em 2026
As obras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Prolar e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nilton Gomes, em Cruzeiro do Sul, estão previstas para serem concluídas em 2026, nos meses de abril e junho, respectivamente.
Juntas, as duas novas unidades oferecerão mais 850 vagas, que se somam às 11 mil já previstas para o próximo ano.
A EMEF Nilton Gomes contará com infraestrutura moderna, incluindo biblioteca, laboratório de informática, refeitório, quadra poliesportiva e recursos de acessibilidade, como elevador para pessoas com deficiência (PCD).
O prédio será dividido entre térreo e pavimento superior, dispondo de 10 salas de aula, sala de recursos e banheiros adaptados.
Já o CMEI Prolar, projetado para oferecer um ambiente seguro e atualizado, terá área total de 2.126,57 m. A unidade contará com 10 salas de aula, sala multiuso, cozinha, playground coberto e áreas de lazer.
A obra também inclui instalações elétricas, sistema de ar-condicionado, pintura, placas de energia solar, revestimentos, pavimentação e demais acabamentos finais.
Fonte: Prefeitura de Cariacica.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários