Escola da Ciência-Biologia e História: uma “viagem” pelo mundo da arqueologia
Novo espaço da Escola da Ciência-Biologia e História, em Vitória, conta com local que simula um sítio arqueológico
Conhecer o passado é compreender quem somos. Essa é a proposta do Espaço de Arqueologia da Escola da Ciência-Biologia e História, que fica em Mário Cypreste, Vitória.
O local passou por revitalização e deu forma, textura e emoção à história capixaba, em um ambiente interativo que convida a população a escavar memórias, observar artefatos milenares e se conectar com os povos que construíram o território.
A visita é gratuita. Para que ela seja guiada, com apresentação e contextualização da exposição, é necessário agendamento no email [email protected].
Dionne Azevedo, diretora do Instituto de Patrimônio Arqueológico e Etnográfico Adam Orssich e coordenadora do projeto que requalificou o Espaço de Arqueologia, conta que a oficina de escavação simula um sítio arqueológico.
“Em visitas agendadas, a pessoa vai ter oportunidade de escavar. Então, em cada bandejinha existe um material indicando um tipo de sítio arqueológico encontrado no Espírito Santo e no Brasil. Cada criança ganha uma bandejinha dessa e ela que vai escavar”.
Na atividade, o explorador poderá encontrar artefatos de sítios arqueológicos pré-coloniais. Além do material da oficina, uma grande representação de um sítio arqueológico dividido em camadas mostra as fases arqueológicas.
“Nós temos a camada contemporânea, que são os materiais de hoje; a segunda, que representaria o período histórico colonial; a terceira, que seria uma camada mais antiga e já ligada aos povos originários antes da chegada dos portugueses, e a quarta é uma representação dos ancestrais dos povos originários”.
Ticiana Pivetta Costa, historiadora e professora na Escola da Ciência-Biologia e História, conta que existem, em Vitória, cinco espaços museológicos compondo centros de ciência, educação e cultura.
“Nós temos o Planetário de Vitória, na Ufes; a Praça da Ciência, na Enseada do Suá; a Escola da Ciência Física e a Escola de Inovação no Parque Moscoso, e aqui, no Sambão do Povo, a Escola da Ciência-Biologia e História”.
Fique por dentro
Conheça a Escola da Ciência
Além do Espaço de Arqueologia, a Escola da Ciência-Biologia e História conta com o Salão dos Patrimônios, com exposições de maquetes de construções capixabas, como o Teatro Sesc Glória e o Palácio Anchieta.
O Espaço de Africanidades é sobre tudo o que se refere ao povo da África. Já a Sala dos Povos Originários foi construída pelos indígenas de Aracruz, representados por Iasy-uli, da aldeia Irajá, que traduz quem é o povo tupiniquim de Aracruz por meio dos elementos e objetos encontrados na sala.
Além do Patrimônio Histórico Cultural Capixaba, o patrimônio natural da cidade de Vitória também é exposto na Escola de Ciência, com representação da Mata Atlântica, que traz animais empalhados, além de aquários de água doce e salgada.
Visitação sem agendamento: de terça a sexta, das 8h às 12 e das 13 às 17 horas. Entrada gratuita.
Fonte: Especialistas consultadas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários