Alunos e professores do ES comemoram resultados no Enem 2025
Agora, os cerca de 85 mil candidatos no Estado se mobilizam para disputar vagas pelo Sisu e também em programas como Prouni
Com 85 mil participantes no Estado em 2025, o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi comemorado por muitos estudantes e professores.
Agora, os candidatos se mobilizam para disputar vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além programas como Prouni.
Nas notas individuais divulgadas na última sexta-feira (16), o participante pôde conferir tanto a nota da Redação (que varia de zero a mil pontos) quanto a pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas.
Com o objetivo de conquistar uma vaga no curso de Medicina, os alunos Lior Kestenberg e Lucas Guzzo, do Madan, estão entre os alunos que comemoraram o desempenho. Lior teve uma média geral de 799,48 e tirou 960 na Redação. Já Lucas tirou 960 na Redação e 793 na média geral.
A rotina dos dois foi marcada por dedicação e renúncias. Lior estudava, pela manhã, na escola e, à tarde, sozinho.
Conseguindo manter uma rotina de estudos, os bons resultados nos simulados o deixaram mais confiante. “O mais difícil não foi estudar; foi o que precisei abrir mão em prol do meu futuro”, diz ele, lembrando projetos escolares, amizades e até relacionamento colocados em segundo plano.
Lucas seguiu também um caminho intenso: aulas de manhã e cerca de oito horas de estudo por conta própria, de segunda a sábado.
Ele também abriu mão de festas e amizades que considerava desviar seu foco. Mesmo satisfeito com o desempenho, ainda vai aguardar o processo de seleção.
Para o coordenador pedagógico do Ensino Médio do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, João Duarte Saleme de Sá, as médias nas áreas de conhecimento — Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática — apresentaram oscilações “naturais” de um ano para o outro.
No entanto, ele reforça que o principal ponto de atenção no Enem 2025 está na Redação. “As notas da Redação caíram em relação aos anos anteriores. Houve um ajuste na correção, com menos tolerância a modelos prontos e estruturas engessadas”.
Segundo ele, o impacto do novo parâmetro de avaliação pode interferir no acesso ao ensino superior, já que o Sisu vai aceitar notas de 2023, 2024 e 2025.
O diretor da escola Madan, Daniel Rojas, também frisou que a principal novidade do Enem deste ano não está no nível das questões ou no formato da prova, mas no uso das notas acumuladas dos últimos três anos pelo Sisu.
Ele avalia que a mudança pode ampliar o universo de concorrentes e gerar efeitos ainda desconhecidos sobre as notas de corte.
Desempenho de estudantes
Rotina intensa
Com 980 pontos em Matemática e 940 na Redação, Gustavo Gomes, 18, comemorou seu desempenho. Aluno do Leonardo da Vinci, ele planeja disputar uma vaga em Engenharia da Computação na USP, em São Paulo. “O resultado surpreendeu, principalmente a redação. A prova de Matemática também fiquei feliz por ter fechado”.
Mesmo com uma rotina intensa de aulas em tempo integral, e mais horas de estudos depois, ainda assim, ele fez questão de preservar momentos de descanso. “No fim de semana eu estudava pouco ou nada, praticava esportes e saía com os amigos sempre que dava”.
Estudo integral
Com um resultado que reforça o objetivo de cursar Medicina, Manuela de Oliveira Lopes, 18, conseguiu 960 pontos na Redação e 808 em Matemática.
Aluna do Instituto Ponte, com bolsa no Primeiro Mundo, ela revelou que a preparação ocupava quase o dia todo. “Eu fazia cursos de Redação e ganhei bolsas em cursos extras de Química e Biologia. Sem contar os dois dias que já eram integrais”.
Apesar da carga intensa, Manuela buscou equilíbrio. “Eu entendi que era importante descansar e distrair a mente”.
Equilíbrio
Em busca de uma vaga no curso de Letras, o estudante Davi Setim, 19, alcançou 920 pontos na Redação e média geral de 737 no Enem.
O desempenho é resultado de um ano de estudos em tempo integral, com aulas das 8h às 16h e mais horas na biblioteca ou em aulas de aprofundamento até as 18h.
Para dar conta da carga, Davi buscou equilíbrio entre estudo e vida pessoal. “A cada escolha, pensava no que valia mais a pena. Momentos de lazer passaram a ser mais planejados”, afirma.
Organização
Aos 18 anos, Jessika Maria Contaifer de Jesus comemorou a nota da Redação: 960 pontos. Aluna do Pré-Enem Sedu, ela estudou na escola estadual Washington Pinheiro Meirelles, em Itapemirim, onde cumpria uma rotina intensa em período integral.
A preparação exigiu organização e renúncias. “Sempre fui muito caseira, mas abri mão de sair para fazer atividade física e outros compromissos para me dedicar aos estudos”, diz.
Com o resultado em mãos, Jessika agora mira o Sisu e pretende disputar vaga em Engenharia da Computação ou Ciência de Dados na Ufes. Também planeja concorrer a bolsa pelo Prouni ou pelo Nossa Bolsa.
Notas do Enem 2025
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram na última sexta-feira (16) as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
Os participantes da prova já podem conferir suas notas na Página do Participante. É possível conferir tanto a nota da redação (de 0 a 1.000 pontos) quanto a pontuação das quatro áreas de conhecimento.
Números da edição
4,8 milhões de inscritos no exame teve o País.
85.920 no Estado se inscreveram para o Enem no ano passado.
72% foi a média de presença.
Treineiros
Para aqueles que não concluíram o ensino médio em 2025, o boletim individual será publicado em até 60 dias após a divulgação do resultado.
Uso da nota
Além do Sisu, os participantes podem tentar bolsa pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), no período de 26 a 29 de janeiro. Também podem acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Fonte: MEC.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários