X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Enem tem 6.192 com mais de 31 anos na disputa

Esse perfil de inscrito busca reingressar no mercado de trabalho, iniciar nova profissão ou realizar o sonho de cursar uma faculdade


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Enem tem 6.192 com mais de 31 anos na disputa
Adenir Maria de Souza conseguiu realizar o desejo de finalmente concluir o ensino médio aos 59 anos |  Foto: Leone Iglesias / AT

Em busca de mudança de área, de emprego ou de uma oportunidade de realizar o sonho de finalmente cursar uma faculdade, 6.192 candidatos com mais de 31 anos de idade vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Leia mais sobre Educação

No Espírito Santo, ao todo, 74.368 inscrições foram confirmadas. Do total, 29.878 candidatos são estudantes concluintes do ensino médio.

Já os inscritos no Enem que já terminaram o ensino médio correspondem a 40,6% (30.208).

Além disso, outras 14.063 inscrições são de estudantes do 1º ou 2º ano e 219, de pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas vão participar do Enem para testar seus conhecimentos (treineiros).

Quanto às faixas etárias, no Estado estão inscritas 5.978 pessoas entre 31 e 59 anos. Outras 214 pessoas no Estado inscritas no Enem têm mais que 60 anos.

A gerente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Mariane Berger, destacou que a maioria dos alunos da EJA que prestam o Enem tem objetivos que vão além da conquista de uma vaga no ensino superior.

“Muitos enxergam a prova como uma chance de reingressar no mercado de trabalho ou até mesmo de iniciar uma nova profissão”.

Ela destacou que esse perfil de candidatos busca, por meio da educação, transformar trajetórias pessoais e profissionais, mostrando que nunca é tarde para adquirir novos conhecimentos e abrir portas para novas oportunidades.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informou que o total de inscrições do Enem deste ano no País cresceu – com 4,32 milhões de cadastrados para a prova. O número representa aumento de 9,95% em relação ao ano passado.

A retomada de participantes na prova, sobretudo daqueles que estão concluindo a educação básica, ocorre após o Enem ter chegado ao menor patamar em 2021, quando 3,3 milhões se inscreveram para a prova.

Sonho de curso na área de saúde

Aos 59 anos, Adenir Maria de Souza conseguiu realizar o desejo de finalmente concluir o ensino médio em uma escola estadual que oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Mas o sonho de Adenir, que trabalhou a maior parte da vida como doméstica, não parou por aí. Ela se inscreveu para o Enem e pensa em fazer um curso na área da saúde.

“Morava em Ecoporanga e vim para Vitória com 16 anos, já para trabalhar. Após infartar e passar por várias cirurgias no coração, não pude mais trabalhar como doméstica. Então voltei a estudar e ainda penso em fazer um curso técnico na área de saúde”.

Imagem ilustrativa da imagem Enem tem 6.192 com mais de 31 anos na disputa

Números do Enem

No País

- 4,3 milhões é o número de inscritos no Enem 2024

- 1,6 milhão é concluinte do ensino médio

No Estado

- 74.368 inscrições no Enem foram confirmadas

- 29.878 inscritos estão cursando a última série do ensino médio

- 42.363 inscrições foram gratuitas

Por sexo

- 61,24% são mulheres

- 38,76% são homens

Por faixa etária

(Idade : Inscrições)

Menos que 16: 24.600

17 anos: 18.426

18 anos: 7.679

19 anos: 4.188

20 anos: 2.789

De 21 a 30 anos: 10.494

De 31 a 59 anos: 5.978

Maior que 60 anos: 214

Enem 2024

Provas

Serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

No primeiro dia, além da Redação, serão aplicadas as provas de Linguagens; códigos e suas tecnologias; e Ciências Humanas e suas tecnologias.

Já no segundo dia, os participantes farão as provas de Ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de Matemática e suas tecnologias. Haverá 45 questões em cada área do conhecimento.

Cartão de inscrição

Já está disponível o cartão de confirmação de inscrição dos candidatos na Página do Participante.

Entre outras informações, o documento tem número de inscrição, data, horário e local de prova.

Apesar de o cartão não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo nos dias de exame.

Como acessar o cartão

Para acessar o documento, na Página do Participante, é preciso utilizar o login único da plataforma gov.br.

Caso o inscrito não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la. Para isso, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”.

Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”.

Cronograma

Provas: dias 3 e 10 de novembro.

Solicitação de reaplicação: de 11 de novembro a 15 de novembro às 23h59.

Divulgação do gabarito: 20 de novembro.

Reaplicação das provas: 10 e 11 de dezembro.

Divulgação do resultado: 13 de janeiro de 2025.

Para que serve a nota do Enem?

O exame é uma das principais portas de entrada no ensino superior por meio da plataforma Sisu (Sistema de Seleção Unificada), além de ser usado para ter acesso ao Fies (Financiamento Estudantil) e ao Prouni (Programa Universidade para Todos). Suas notas também são usadas nos processos seletivos de instituições públicas e privadas Brasil afora e em algumas de Portugal.

Fonte: Inep.


Análise

"Volta aos estudos é realização pessoal"

Imagem ilustrativa da imagem Enem tem 6.192 com mais de 31 anos na disputa
Martha Zouain, psicóloga e diretora da Psico Store Gente e Gestão

“Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico, ter um curso superior deixou de ser um diferencial e se tornou quase uma exigência para garantir boas colocações.

Muitos profissionais se dão conta de que, para avançar na carreira ou migrar para áreas mais promissoras, é essencial retomar os estudos.

Outros decidem entrar na faculdade pela primeira vez, visando profissões que ofereçam mais estabilidade ou que estejam alinhadas com seus interesses e valores pessoais, algo que talvez não tenham priorizado quando eram mais jovens.

Além da busca por melhores oportunidades, o retorno aos estudos é, para muitos, uma realização pessoal.

Com mais maturidade e autoconhecimento, esses candidatos do Enem sabem o que querem e têm clareza sobre o impacto de uma nova formação em suas vidas”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: