X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Como se dar bem nas provas de Filosofia e Sociologia no Enem

Suplemento desta quinta-feira em A Tribuna traz questões corrigidas. No canal Tribuna Online no YouTube, professor dá dicas para o exame


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Como se dar bem nas provas de Filosofia e Sociologia no Enem
Professor Bravin disse que questões que envolvem os meios de comunicação podem ser cobradas no Enem |  Foto: Reprodução de vídeo

A prova de Ciências Humanas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige que o candidato tenha capacidade de compreender fenômenos históricos, sociais e culturais que explicam o mundo contemporâneo.

E os estudantes precisam ficar atentos: nos últimos anos, conhecimentos de Filosofia e Sociologia são cada vez mais cobrados. Mas, afinal, o que estudar para resolver questões que envolvem as duas disciplinas?

Leia mais sobre Educação

Professor de Sociologia e Filosofia da Escola Madan, Ezimar Bravin conta que as questões das disciplinas tendem a ser interdisciplinares e abordam questões do dia a dia dos alunos.

“Hoje em dia, em especial com Sociologia, é um pouco mais difícil fazer essa separação porque os conteúdos dialogam muito com História, Geografia e Filosofia. Questões de Ética, movimentos sociais, direitos de cidadania, comunidade LGBT e discussões de gênero costumam aparecer com frequência e dialogam com diferentes áreas”.

O professor calcula que, nas últimas edições do exame, havia cerca de 15 questões de Sociologia e de Filosofia. Até questões que envolvem os meios de comunicação podem ser cobradas.

“Ao cobrar o conceito de indústria cultural dos frankfurtianos, a questão pode abordar a influência dos meios de comunicação nas nossas vidas, especialmente nos hábitos de consumo”.

Com o intuito de apoiar os estudantes que farão o Enem 2024, A Tribuna está publicando suplementos com questões corrigidas e dicas de estudo para o exame. Os últimos serão publicados nesta quinta-feira (24) e quinta-feira que vem (31).

Ao todo, são nove fascículos divididos entre Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Redação.

Juntamente aos fascículos, estão sendo publicados no canal Tribuna Online no YouTube e nos principais tocadores de podcasts, entrevistas com professores, que apontam como se preparar na reta final para o Enem. Ezimar Bravin foi o entrevistado da vez.

Imagem ilustrativa da imagem Como se dar bem nas provas de Filosofia e Sociologia no Enem
O jornalista Jonathas Gomes e o professor Bravin durante podcast realizado no Estúdio Tribuna Online |  Foto: Reprodução de vídeo

Algumas dúvidas dos candidatos

O que os alunos podem esperar de Filosofia e Sociologia no Enem?

Normalmente, há uma interdisciplinaridade muito interessante. As questões de História e de Geografia têm se misturado com os conteúdos de Sociologia. Então, é possível que uma questão aborde um contexto histórico e os movimentos sociais, por exemplo.

Muitas vezes, as questões trazem situações-problema. Pode vir em ética, nas questões de gênero, nas noções de cidadania e democracia. Enfim, temos esse perfil: é uma prova interdisciplinar. O estudante precisa acionar conhecimentos diferentes para interpretar as questões.

O que seria uma surpresa na prova?

A Filosofia Medieval não está tão frequente nas últimas provas. Se houver reaparecimento de muitas questões, seria uma surpresa.

Afastar-se das questões sociais também seria uma surpresa. A Filosofia Moderna e a Filosofia Contemporânea estão mais recorrentes na prova. Por isso, na reta final, os estudos dos candidatos devem dar enfoque maior a esses períodos.

Quais são os sociólogos mais recorrentes? (Matheus Lamego Silva, de 17 anos)

Os clássicos da Sociologia, que são Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx, costumam cair pouco no Enem. Isso não significa que o estudante não precisa estudá-los, mas o exame tem uma preferência por sociólogos contemporâneos.

É interessante, por exemplo, não perder de vista sociólogos como Pierre Bourdieu, com o conceito de violência simbólica, Zygmunt Bauman, com a ideia de modernidade líquida, e a visão de indústria cultural dos frankfurtianos, como Theodor Adorno e Max Horkheimer.

Quais teóricos e correntes filosóficas devo incluir na revisão? (Ana Paula Soares, de 18 anos)

A filosofia moderna e contemporânea. Então, por exemplo, Maquiavel e a concepção de estado, a teoria do conhecimento, o empirismo, o racionalismo e o existencialismo de Jean-Paul Sartre. Não perca de vista, também, a ética, como, por exemplo, a ética utilitarista de Jeremy Bentham e John Stuart Mill, e a ética deontológica de Immanuel Kant.


Saiba mais

Fascículos

Até a próxima quinta-feira (31), o jornal A Tribuna publica fascículos com conteúdos de estudo para o Enem 2024. São nove fascículos divididos entre Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Redação.

Podcasts

Junto aos fascículos, estão sendo publicados também no canal Tribuna Online no YouTube e nos principais tocadores de podcasts uma série de entrevistas com professores da Escola Madan.

Cronograma

Esta quinta-feira (24): Fascículo 9 – Revisão. Podcast com o professor Bravin, de Sociologia e Filosofia.

Terça-feira (29): podcast com a professora de Inglês Cristina Bravim. Na edição impressa, além da entrevista sobre as questões da prova de Inglês, haverá orientações sobre a prova de Espanhol. No Enem, o candidato pode optar por um dos dois idiomas estrangeiros.

Enem

O Exame nacional do Ensino Médio é a principal forma de ingresso para a educação superior brasileira. Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, no período da tarde.

No 1º dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação e Ciências humanas e suas tecnologias.

No 2º dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Fonte: Rede Tribuna e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: