Chamada Escolar 2026: 33 mil vagas para cursos técnicos no ES
Na Chamada Escolar 2026 da Rede Estadual, o sistema de novas matrículas permite ao aluno indicar até três opções de escolas
Além das oportunidades de matrículas em creches e escolas da rede municipal, a Chamada Escolar 2026 da Rede Estadual já começou. Entre as oportunidades, há 33 mil vagas para quem quer fazer um curso técnico integrado ao ensino médio.
A subsecretária de Estado da Educação Básica e Profissional, Andréa Guzzo, explicou que os cursos técnicos integrados devem ser escolhidos já na matrícula da 1ª série do Ensino Médio.
“Se o aluno quer estudar em uma determinada escola porque ela oferece, por exemplo, Administração ou Automação Industrial, ele precisa fazer a escolha já na 1ª série. A mudança para o técnico nessa modalidade integrada não é possível a partir da 2ª série”.
Ela ressaltou que o sistema de novas matrículas permite indicar até três opções de escolas.
A alocação dos estudantes considera critérios como proximidade da residência, presença de irmãos na mesma unidade, estudantes PCDs e prioridade também para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica.
A Sedu também reforça que a oferta de cursos técnicos cresce anualmente, conforme a demanda do mercado de trabalho e dos arranjos produtivos locais. “É uma formação que melhora as chances de inserção profissional”.
Para 2026, além da educação profissional, a Rede Estadual também avança em duas frentes estratégicas: o aumento das escolas em tempo integral e o fortalecimento do Programa Escola do Futuro.
No próximo ano, serão 20 novas escolas oferecendo tempo integral, elevando para 231 o número de unidades com a modalidade.
Com isso, as vagas de tempo integral sobem de 62 mil para 85 mil, um salto que, segundo a subsecretária, acompanha a alta procura e os bons resultados acadêmicos. “Avaliações como o Paebes (Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo) mostram um melhor desempenho dos estudantes. Também observamos que essas escolas registram menor abandono escolar”.
Entre as unidades da rede que ofertam a modalidade de curso técnico integrado ao ensino médio está o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Professora Maura Abaurre, em Vila Velha.
A diretora Gisele Filvoch revelou que, além do curso técnico com habilitação em Produção de Áudio e Vídeo, são ofertadas vagas também para o 8º e 9º ano do ensino fundamental e para o ensino médio.
Saiba Mais
Cursos técnicos integrados ao ensino médio
Entre as oportunidades disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Educação para 2026 no ensino médio, estão 33 mil vagas integradas a cursos técnicos.
Nessa modalidade integrada, o curso técnico é ministrado juntamente com o Ensino Médio, geralmente em escolas de Tempo Integral – onde a matriz curricular já incorpora o itinerário de formação técnica e profissional.
Matrículas
A seleção para os cursos técnicos integrados para 2026 é feita por meio da Chamada Escolar da Rede Pública Estadual, que está com as rematrículas e as solicitações de novas matrículas abertas.
As inscrições vão até o dia 12 de dezembro.
Como ter acesso
Para novos alunos que desejam fazer o curso técnico integrado ao ensino médio, é preciso ter concluído o ensino fundamental (9º ano) em 2025 e buscar uma vaga em uma escola que oferte a modalidade na chamada escolar.
No Espírito Santo, os cursos técnicos integrados são ofertados em 147 escolas da rede, priorizando a formação de nível médio, alinhada às necessidades do mercado de trabalho capixaba.
Cursos integrados ofertados nas escolas da rede estadual
Cada escola que oferece a modalidade oferta um ou mais cursos técnicos integrados.
Os interessados podem conferir os cursos ofertados em cada uma das unidades, assim como os turnos no site disponível por meio do link.
Entre os cursos oferecidos estão:
Administração
Agronegócio
Agropecuária
Análises clínicas
Automação industrial
Cafeicultura
Comércio
Comércio exterior
Computação gráfica
Controle ambiental
Design de interiores
Design gráfico
Edificações
Eletromecânica
Eletrotécnica
Guia de turismo
Informática para internet
Logística
Manutenção e suporte em informática
Marketing
Mecânica
Meio ambiente
Produção de áudio e vídeo
Publicidade
Química
Recursos humanos
Redes de computadores
Secretariado
Segurança do trabalho
Sistemas de energia renovável
Vendas
Cursos técnicos concomitantes
Outra modalidade de curso técnico é o concomitante ao Ensino Médio. Nesse caso, o aluno cursa o Ensino Médio regular na escola e o Curso Técnico em outra instituição (ou no contraturno da mesma escola).
Nesse caso, no entanto, a seleção não acontece agora. No ano que vem devem ser abertas as vagas para essa modalidade, por meio de processos seletivos simplificados.
Chamada Escolar 2026 da Rede Estadual
Além das vagas para os cursos técnicos integrados, as demais matrículas e rematrículas da rede estadual também estão abertas até o dia 12 de dezembro.
Ao todo, serão ofertadas mais de 230 mil vagas distribuídas em 380 escolas todo o Espírito Santo, sendo 80 mil vagas destinadas ao Ensino Fundamental, 130 mil ao Ensino Médio e 20 mil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Ampliações da rede
Para 2026, a rede estadual terá mais 20 escolas em tempo integral.
Com a ampliação, as unidades que ofertam a modalidade de mais tempo na escola passam de 211, em 2025, para 231 escolas em 2026.
Já as vagas em tempo integral passam de 62 mil para 85 mil.
Outra ampliação é a inserção de mais 60 unidades no Programa Escola do Futuro.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários