Capixaba representa o Brasil em feira científica no Chile
Aluno de 12 anos vai mostrar sua pesquisa sobre as areias monazíticas em um dos maiores eventos de tecnologia do mundo
Com apenas 12 anos, o estudante capixaba Pedro Henrique Uliana, do 7º ano do Colégio Charles Darwin, em Vila Velha, já soma conquistas no currículo.
O jovem cientista foi selecionado para representar o Espírito Santo e o Brasil na Expo Ciencias Chile 2025, uma das maiores feiras internacionais de ciência e tecnologia da América Latina, reconhecida pela MILSET (Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico).
O evento acontece entre os dias 25 e 28 de novembro, em Santiago, e vai reunir jovens pesquisadores de diversos países em um ambiente voltado para o intercâmbio de experiências e a valorização da pesquisa juvenil.
A feira tem como objetivo estimular a criatividade, o protagonismo e o pensamento científico entre estudantes, com trabalhos nas áreas de ciências naturais, meio ambiente, tecnologia e inovação.
Pedro apresentará o projeto “Desvendando o mistério da areia monazítica”, que analisa as características e o potencial científico das areias encontradas no litoral capixaba. O estudo investiga a composição rica em minerais e elementos radioativos naturais e propõe alternativas sustentáveis para o uso desse recurso geológico.
O trabalho já conquistou o 1º lugar na Mostratec 2024 e na Mostramazônia 2025, além de ter sido classificado para a Febrace 2026, promovida pela Universidade de São Paulo (USP).
A seleção para o evento no Chile foi resultado de uma parceria entre o Instituto Leva Ciência, onde Pedro desenvolve suas pesquisas, e o Clube de Ciências, responsável pela Expociências Nacional Chile.
“Meu projeto passou por uma etapa de seleção e foi escolhido para competir lá. Me sinto gratificado com essa oportunidade incrível, onde, além de tudo, vou poder representar um pouco da cultura capixaba”, contou o estudante.
Além de se preparar para a competição, Pedro participa de ações de popularização científica e ministra palestras em escolas públicas, inspirando outras crianças e adolescentes a se interessarem pela ciência.
“É muito bom saber que nosso país tem jovens criativos e curiosos. E poder levar a nossa areia monazítica, a geologia e a física do Espírito Santo para outro país é incrível”, afirmou.
Saiba mais
Pedro Henrique Uliana, 12 anos, estudante do 7º ano do Colégio Charles Darwin (Vila Velha), foi selecionado para representar o Espírito Santo e o Brasil na Expo Ciencias Chile 2025, uma das maiores feiras da América Latina.
O evento ocorrerá de 25 a 28 de novembro, em Santiago, no Chile. A feira reúne jovens pesquisadores de vários países, com foco em intercâmbio científico.
O objetivo do evento é incentivar criatividade, protagonismo e pensamento científico em áreas como ciências naturais, meio ambiente, tecnologia e inovação.
Pedro vai apresentar o projeto “Desvendando o mistério da areia monazítica”, estudo que analisa características e potencial científico das areias do litoral capixaba.
Durante as pesquisas, uma descoberta importante: a cor escura da areia vem da Ilmenita, não da Monazita.
O jovem cientista já acumula grandes conquistas, como 1º lugar na Mostramazônia e na Mostratec.
Ele também criou o Museu Virtual Brasileiro de Pequenos Geólogos, com o objetivo de tornar a ciência acessível e desmistificar a geologia.
Fonte: Pesquisa AT
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários