X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

A Tribuna no Enem 2024

Confira os períodos históricos mais cotados para a prova do Enem

Professora destaca que o Segundo Reinado e a Era Vargas estão entre os mais importantes na hora da revisão para a prova


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Confira os períodos históricos mais cotados para a prova do Enem
Alba Silva diz que o mais importante é entender como os eventos passados influenciam na atualidade |  Foto: Reprodução vídeo

A prova de Ciências Humanas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desafia os estudantes a interpretarem os acontecimentos históricos e a compreenderem seus efeitos na sociedade.

Nas questões de História, o Segundo Reinado e a Era Vargas estão entre os períodos históricos mais importantes para revisão.

Com o intuito de apoiar os estudantes que farão o Enem 2024, o jornal A Tribuna irá publicar todas as terças e quintas-feiras, até 24 deste mês, suplementos com questões corrigidas e dicas de estudo para o exame.

Ao todo, são nove fascículos divididos entre Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Redação.

Juntamente aos fascículos, serão publicados no canal Tribuna Online no YouTube e nos principais tocadores de podcasts entrevistas com professores, que irão apontar como se preparar na reta final para o Enem.

Nesta terça-feira (15) é o dia de Ciências Humanas e o enfoque da entrevista é História! Alba Silva, professora de História da Escola Madan, aponta que o mais importante para resolver as questões da disciplina é entender como os eventos passados influenciam na atualidade.

“As datas não são mais o foco há muito tempo, e isso é muito bom. Hoje, o importante no ensino da História é como aqueles acontecimentos se relacionam com a nossa vida, além da compreensão de que há uma implicação do próprio aluno enquanto cidadão. Ou seja, como o papel do próprio aluno como cidadão pode interferir nos rumos, no futuro do País”. 



A professora aconselha que na reta final o candidato busque compreender a formulação das questões do Enem.

“É uma forma de se familiarizar com a banca. Mais do que o conteúdo, o aluno precisa treinar fazendo questões para entender como a banca pergunta, o que ela espera, principalmente na prova do Enem, que às vezes tem duas alternativas com informações corretas, mas que não atendem ao enunciado da questão”.

Alba Silva aponta alguns erros comuns que podem interferir no bom desempenho dos candidatos.

“Os alunos precisam ler bastante, e enquanto fazem as questões de provas anteriores, aconselho circular as palavras desconhecidas. Busque o significado dessas palavras. Já tive alunos que dominavam um conteúdo, mas não conseguem responder a questão por não entenderem algum termo”.

ALGUMAS DÚVIDAS DOS CANDIDATOS 

O que esperar da prova?

A disciplina de História não tem um enfoque exclusivo. Ela aparece na prova de Ciências Humanas com interdisciplinaridade, geralmente associada a questões sociais atuais, à Filosofia, à Sociologia e à Geografia. Uma questão pode, então, exigir conhecimentos dessas quatro áreas diferentes.

As questões podem, também, envolver outras áreas do conhecimento. Às vezes, um conhecimento em Biologia ou na área de Exatas pode ser exigido porque a questão aborda elementos gráficos, imagens e arte. O Enem consegue fazer essa mistura muito bem feita.

Geralmente, há entre 10 a 15 questões de História. É o maior número dentro da área de Ciências Humanas, embora isso tenha variado muito nos últimos anos.

Desde o ano passado, o Dia da Consciência Negra se tornou um feriado nacional. Isso pode vir a ser mencionado?

Isso não é uma novidade na prova do Enem, mas, se tratando de ser o primeiro ano em que a consciência negra está sendo celebrada nacionalmente, pode ser abordado e vai dar um enfoque necessário, que é o fim da escravatura a partir da resistência negra, e não apenas porque uma elite ou uma princesa assinou um documento. A prova dá ênfase no protagonismo negro e ressalta a formação dos quilombos no Brasil, que foram inúmeros e tiveram um papel importantíssimo não só para a resistência, mas para a preservação da cultura negra.

Fernando Mayrinck, 20, estudante: Qual é o período histórico mais importante para revisar para o Enem?

O período histórico mais cobrado é a idade contemporânea, tanto em história geral como em história do Brasil. Considerando a história do Brasil, o período do Segundo Reinado e a Era Vargas são muito importantes. O aluno deve prestar bastante atenção na associação desses períodos com as realidades atuais.

Esses períodos provocam desdobramentos nos dias de hoje. No caso do Segundo Reinado, são 50 anos de duração e um ambiente muito efervescente. Um dos assuntos com muita repercussão é a abolição da escravatura. O aluno precisa entender que a maneira com foi feita deixou um saldo social bastante negativo, que hoje se evidencia na nossa realidade. É importante que ele saiba como foi esse processo, com a influência de quem, como a visão internacional interferiu nisso e quais os desdobramentos sociais e econômicos para o Brasil, por exemplo.

Já considerando a Era Vargas, as tensões sociais, os direitos trabalhistas e a formação e fundação de estatais, por exemplo, também impactam na nossa realidade atual.

Maria Eduarda Lima, 18, estudante: Como fazer uma boa revisão de todo o conteúdo de História?

Considerando o tempo que resta, a minha dica é focar em Primeiro e Segundo Reinados, Era Vargas e Regime Militar. Do ponto de vista geral, é importante Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria.

Busque, além disso, compreender como se deu a Independência do Brasil, o protagonismo das mulheres, dos negros. Se tratando da Era Vargas, as questões trabalhistas e o surgimento das estatais são importantes. Sobre o Regime Militar, a hiperinflação e a relação entre Brasil e Estados Unidos durante a Guerra Fria.

SAIBA MAIS

Fascículos

Todas as terças e quintas-feiras, até 24 deste mês, o jornal A Tribuna publica fascículos com conteúdos para estudo para o Enem 2024. São nove fascículos divididos entre Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Redação.

Podcasts

Junto aos fascículos, serão publicados também no canal Tribuna Online no YouTube e nos principais tocadores de podcasts uma série de entrevistas com professores da Escola Madan.

Cronograma

Terça-feira (15): Fascículo 6 - Ciências Humanas e suas tecnologias. Podcast com a professora de História Alba Silva.

Quinta-feira (17): Fascículo 7 - Matemática e suas tecnologias. Podcast com o professor de Física Thiago Vieira.

Dia 20/10: Entrevista especial com Giulianno Bresciani, diretor de Marketing da Multivix.

Dia 22/10: Fascículo 8 - Ciências da Natureza e suas tecnologias. Podcast com o professor de Química Leonardo Pimentel.

Dia 24/10: Fascículo 9 - Revisão. Podcast com o professor de Sociologia e Filosofia Bravin.

Dia 29/10: Podcast com a professora de Inglês Cristina Bravim.

Enem

O Enem é a principal forma de ingresso para a educação superior brasileira. Em 2024, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Fonte: Rede Tribuna e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: