Suplemento e dicas de Biologia para o Enem
Professora orienta ler os enunciados com atenção, fazer as questões que considera mais fáceis e deixar as difíceis para depois
Escute essa reportagem
A prova de Ciências da Natureza no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abrange as disciplinas de Química, Física e Biologia. Com questões que abordam o cotidiano dos alunos, de forma interdisciplinar, a prova os desafia a aplicarem conhecimentos para solucionar problemas.
Com o intuito de apoiar os estudantes que farão o Enem 2024, o jornal A Tribuna irá publicar todas as terças e quintas-feiras, até o dia 24 deste mês, suplementos com questões corrigidas e dicas de estudo para o exame.
Juntamente aos fascículos, serão publicados no canal Tribuna Online no YouTube e nos principais tocadores de podcasts entrevistas com professores que irão apontar como se preparar na reta final para o Enem.
Hoje é o dia de Biologia! Jamine Dillem, professora de Biologia da Escola Madan, aconselha o que os alunos podem fazer para se preparar na reta final até o dia do exame.
Ela explica como os conteúdos de Biologia são cobrados na prova.
“As questões de Biologia costumam ser muito interdisciplinares. Podem aparecer conceitos de Química, de Matemática e, às vezes, até de Geografia. É muito importante o candidato pensar fora da caixinha no momento da interpretação das questões. Em geral, a prova de Biologia não costuma ser tão difícil”.
A professora também acalma os candidatos sobre a dificuldade da prova.
“Existem muitos mitos em relação à prova do Enem. O aluno só consegue saber quanto ele vai tirar na prova depois que realmente sair o resultado. Existem questões elaboradas de maneira mais fácil e de maneira mais aprofundada”.
Jamine Dillem explica como funciona a Teoria de Resposta ao Item (TRI), algoritmo usado pelo Enem para calcular a nota dos candidatos.
“A prova mede a coerência das respostas. Se o aluno acertar muitas questões fáceis e algumas difíceis, há uma coerência. Eu sempre aconselho a ler os enunciados com atenção, fazer as que considera mais fáceis e deixar as difíceis para depois”.
Algumas dúvidas do candidatos
O que esperar da prova?
Nos últimos anos, o Enem tem mudado muito. Não estabelecemos um padrão, mas é uma prova bem tranquila para quem se preparou. As questões são voltadas para a aplicabilidade do cotidiano.
As questões de Ecologia têm aparecido com muita frequência na parte de Biologia. Geralmente, as questões são interpretativas. O aluno precisa estar preparado para uma prova com textos, com interpretação, com gráficos e com tabelas.
É muito difícil vermos uma questão puramente biológica. Separamos as disciplinas no nível escolar para facilitar a apropriação do conhecimento, mas uma está sempre muito relacionada com a outra.
O que mais cai?
Eu diria que a Ecologia é o carro-chefe. O Enem é muito alinhado a questões de cidadania e sustentabilidade. A Ecologia consegue amarrar todas as questões do cotidiano e, por isso, as questões trazem aplicabilidade e refletem a realidade que vivemos.
A Ecologia tem aparecido muito junto à Botânica, além da Genética e da Evolução. Isso acontece porque todas as questões ambientais provocam mudanças no ambiente à nossa volta e envolvem questões de adaptação. Tudo está muito relacionado
Quando falamos em um outro tópico, a Fisiologia é muito importante. Ela não cai sozinha, mas quando falamos em doenças, estamos dentro da Fisiologia.
Algum assunto seria uma surpresa na prova?
Nas edições anteriores, houve uma questão de equilíbrio de Hardy-Weinberg. Nunca vi cair em nenhuma prova do Enem, embora seja um conteúdo pequeno. É preciso saber fórmulas e entender que é um assunto muito aplicado.
Além disso, caiu uma questão sobre circulação fetal comparada com a circulação de anfíbios. Inclusive, esse nem é um assunto muito abordado no ensino médio.
Em Ciências da Natureza, cerca de 15 questões são de Biologia. É difícil dizer para os alunos o que não irá cair. Acho que todos precisam estar preparados para responder questões sobre os diversos temas da área.
Muitos alunos têm dificuldade com fisiologia humana. Costumo dizer que a fisiologia somos nós! Estudar o tema é entender como funciona nossa própria circulação. Eu acho que é algo que realmente deveríamos saber.
É melhor estudar por provas antigas ou por revisões completas das matérias?
Revisão completa da matéria nem dá tempo. Se há algum conteúdo que o candidato não viu, não recomendo ver agora. É hora de treinar o que aprendeu!
Pegue provas antigas e preste atenção em como o enunciado é importante para responder à questão. O Enem é uma prova de resistência. A prática ajuda a entender o que a questão quer de você.
Loise Sperandio, 18 anos - Como as queimadas florestais podem afetar as relações ecológicas?
Quando falamos em relações ecológicas, nos referimos à interação entre o ser humano e o ambiente. As queimadas destroem o habitat e, se for destruído por completo, várias relações serão desequilibradas. Então, as queimadas podem implicar o ciclo hidrológico, o ciclo de nutrientes, a cadeia alimentar e a cadeia trófica, por exemplo.
Ana Carolina Silva, 18 anos - Qual matéria é mais propícia para cair em Biologia?
Não existe uma matéria mais importante. Eu acho que temos de estar preparados com o conteúdo todo. Contudo, a Ecologia tem aparecido bastante, e, por isso, não pode ficar de fora da revisão final. Eu também olharia Citologia e Fisiologia Humana.
Saiba mais
Fascículos
Todas as terças e quintas-feiras, até 24 deste mês, o jornal A Tribuna publica fascículos com conteúdos para estudo para o Enem 2024. São nove fascículos divididos entre Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Redação.
Podcasts
Junto aos fascículos, serão publicados, no canal Tribuna Online no YouTube e nos principais tocadores de podcasts, entrevistas com professores da Escola Madan.
Cronograma
Terça-feira (08): Fascículo 4 - Ciências da Natureza e suas tecnologias. Podcast com a professora de Biologia Jamine Dillem.
Quinta-feira (10): Fascículo 5 - Linguagens, códigos e suas tecnologias. Podcast com a professora de Redação Isa Colmanetti.
Dia 13/10: Entrevista especial com Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação.
Dia 15/10: Fascículo 6 - Ciências Humanas e suas tecnologias. Podcast com a professora de História Alba Silva.
Dia 17/10: Fascículo 7 - Matemática e suas tecnologias. Podcast com o professor de Física Thiago Vieira.
Dia 20/10: Entrevista especial com Giulianno Bresciani, diretor de Marketing da Multivix.
Dia 22/10: Fascículo 8 - Ciências da Natureza e suas tecnologias. Podcast com o professor de Química Leonardo Pimentel.
Dia 24/10: Fascículo 9 - Revisão. Podcast com o professor de Sociologia e Filosofia Bravin.
Dia 29/10: Podcast com a professora de Inglês Cristina Bravim.
Fonte: Rede Tribuna.
Comentários