Ufes abre vagas para pós-graduação. Veja os cursos e como se inscrever
Metade das vagas é reservada para cotas. As inscrições podem ser feitas diretamente nos programas de mestrado e doutorado
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) está com seis programas de pós-graduação com inscrições abertas neste mês de janeiro, em cursos de mestrado e doutorado. Entre os programas estão diversas áreas da Engenharia, Biologia e Química.
“A Universidade oferta programas de pós-graduação nos campi de Goiabeiras e Maruípe, em Vitória, e também em Alegre e São Mateus”, explicou o diretor de pós-graduação da Ufes, Wagner Santos.
“Temos opções em cursos de ciências humanas e sociais, na área da saúde, em medicina veterinária e em engenharias. Cada programa tem seu edital próprio, que também possui prazo de inscrição específico”, completou o diretor.
O processo seletivo é descentralizado, ou seja, o candidato se inscreve diretamente no programa de pós-graduação que pretende cursar, sem interferência da administração central da Universidade.
As informações de cada edital, assim como as listas dos programas e os sites para inscrição, estão no portal da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes.
Metade das oportunidades serão reservadas para políticas afirmativas, de acordo com resolução da Universidade, destaca o diretor de pós-graduação.
“Todos os processos seletivos, obrigatoriamente, têm reserva de 50% das vagas para alunos cotistas. São contempladas pessoas pretas e pardas, pessoas com deficiência, indígenas e quilombolas, travestis e transexuais e refugiados”, disse.
A bolsista integral Victoria Lyrio, de 26 anos, faz mestrado no programa de pós-graduação em Comunicação e Territorialidades da Ufes, que irá concluir em julho deste ano. Ela conta que pretende se candidatar para o programa de doutorado da Ufes, ainda este ano.
“A Ufes é referência, temos estrutura, condições de desenvolver o nosso projeto, e a pós-graduação em Comunicação está sempre incentivando os alunos, para garantir a melhoria da produção científica”, afirmou a estudante.
Moradora da capital do Estado, Victoria conta que a pós-graduação é desafiadora.
“Temos que produzir, estar na aula, cumprir carga horária em eventos e seminários. As aulas são muito bem planejadas, mas acaba sendo muita informação ao mesmo tempo. Desempenhamos um papel de equilibrista”, relatou a estudante.
Confira as oportunidades
Engenharia Mecânica
O quê: Mestrado
Vagas: 34 distribuídas entre os projetos específicos de cada linha de pesquisa. Uma vaga será exclusiva para servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Inscrições: Até 18 de janeiro, no portal do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM).
Biologia Vegetal
O quê: Mestrado e doutorado
Vagas: 15 de mestrado e 11 de doutorado.
Inscrições: Até 19 de janeiro, nos e-mails informados nos editais, no portal do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV).
Ciências Fisiológicas
O quê: Mestrado
Vagas: 26 ao todo.
Inscrições: De 19 de janeiro a 2 de fevereiro, no portal do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF).
Agroquímica
O quê: Mestrado e doutorado
Vagas: 18 para mestrado e 9 para doutorado.
Inscrições: Até 20 de janeiro, por e-mail, por meio do portal do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica (PPGAQ).
Biotecnologia
O quê: Mestrado e doutorado
Vagas: 28 de mestrado e 14 de doutorado.
Inscrições: Até 23 de janeiro, às 17 horas, no portal do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec).
Oceanografia Ambiental
O quê: Mestrado e doutorado
Vagas: 30 de mestrado e 17 de doutorado.
Inscrições: Até 31 de janeiro, nos e-mails informados nos editais, encontrados no portal do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGOAM).
Mais informações no site através do link disponível na aba “Editais”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários