X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 23°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • AutoMotor
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Cidades
    • Saúde
    • Educação
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • COPA DO MUNDO DE CLUBES
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • Polícia
    • Economia
    • Política
    • Entretenimento
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
  • PROJETOS
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • CUIDE-SE BEM
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Negócio Rural
    • 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA
    • Prêmio Artesanato
    • TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS
    • Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • Minuto TN
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
    • VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 23°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Economia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Starlink passa a liberar internet de graça; entenda

Empresa vai passar a permitir a troca de mensagens de texto, por exemplo, mesmo em áreas remotas. Serviço está disponível, por enquanto,apenas nos EUA

foto autor
Rodrigo Péret, do jornal A Tribuna
01/08/2025 - 6:00 • Atualizada em 01/08/2025 às 15:06

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Starlink passa a liberar internet de graça; entenda
iPhone 13 é um dos aparelhos com acesso à internet por satélite da Starlink: “T-Mobile SpaceX” aparecerá na tela |  Foto: Divulgação

A Starlink, serviço de internet via satélite desenvolvido pela SpaceX, começou a disponibilizar conexão emergencial gratuita na quinta-feira (31), ampliando o acesso digital para quem está em locais isolados, para determinados smartphones.

Inicialmente, o serviço estará disponível apenas nos Estados Unidos. A Anatel(Agência Nacional de Telecomunicações) informou na última quinta-feira (31) que nenhuma empresa solicitou testes ou licenciamento para uso da tecnologia Direct to Device (D2D) por aqui até o momento.

Segundo a Anatel, apenas prestadoras de serviço móvel podem pedir esse tipo de autorização. E, como Starlink não tem possui essa licença no Brasil, também não seria possível a realização de testes.

De toda forma, a lista de dispositivos compatíveis com a nova funcionalidade, nos Estados Unidos, inclui modelos específicos das principais fabricantes de smartphones.

Entre os aparelhos que poderão se conectar à rede estão: iPhones 13, 14 e posteriores; Google Pixel 9 e suas variantes; modelos da Motorola lançados a partir de 2024; Samsung Galaxy A14, A15, A16, A35, A53 e A54; e a Série Samsung Galaxy S21 e posteriores.

A oferta de internet grátis da Starlink para celulares foi possível graças à parceria entre a operadora americana T-Mobile e a SpaceX, empresa do bilionário sul-africano Elon Musk.

A conexão com a rede será ativada automaticamente sempre que o usuário estiver fora da cobertura de sua operadora tradicional — desde que haja oferta de serviço da Starlink —, não sendo necessário o uso de antenas, chips, aplicativos ou aparelhos extras. Ao se conectar, o dispositivo exibirá a identificação “T-Mobile SpaceX” na tela.

Inicialmente, a funcionalidade permitirá apenas o envio e recebimento de mensagens de texto, compartilhamento de localização e acesso a serviços de emergência.

No entanto, a expectativa é de que, no futuro, o serviço seja expandido para incluir chamadas de voz e navegação na internet.

O projeto visa democratizar o acesso à internet por meio de satélites de baixa órbita, garantindo cobertura mesmo em áreas sem sinal de operadoras convencionais.

Para usufruir da conectividade gratuita oferecida pela Starlink, os usuários devem garantir que seus dispositivos estejam atualizados com a versão mais recente do sistema do celular. Assim, quando estiverem fora do alcance das redes tradicionais, poderão automaticamente utilizar a conexão fornecida.

Apesar de o acesso ser inicialmente gratuito, há previsão de que, à medida que mais recursos forem adicionados, como dados móveis e chamadas VoIP, haja cobrança mensal entre US$ 10 e US$ 15 para usuários que não estiverem em planos premium da T-Mobile, nos Estados Unidos.

Saiba mais

Celulares compatíveis

Apple

iPhone 13, iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro, 14 Pro Max, iPhone 15, 15 Plus, 15 Pro, 15 Pro Max, iPhone 16, 16 Plus, 16 Pro e 16 Pro Max.

Google

Pixel9, Pixel9a, Pixel9Pro, Pixel9ProXL e Pixel9ProFold.

Samsung

A14, A15 5G, A16 5G SE, A25 SE, A35, A36 SE, A53, A54, A56 5G SE, S21, S22, S23, S24, S25 (incluindo FE, Plus, Ultra e Edge onde aplicável), Z Flip3, Flip4, Flip5, Flip6, Flip7, Z Fold3, Fold4, Fold5, Fold6, Fold7, Galaxy XCover6 Pro e XCover7 Pro.

Motorola

Moto razr 2025, razr+ 2025, razr Ultra 2025, Moto edge 2025, Moto g 5G 2025, G power 5G 2025, G stylus 5G 2024 e G power 5G 2024.

T-Mobile

T-Mobile REVVL 7 5G e T-Mobile REVVL 7 Pro 5G.

Como habilitar?

O primeiro passo é conferir se o dispositivo móvel que será utilizado é compatível com a tecnologia da Starlink. Modelos mais modernos de smartphones tendem a oferecer suporte automático ao serviço, enquanto aparelhos mais antigos podem não reconhecer a rede ou necessitar de atualizações específicas.

Manter o sistema operacional atualizado é outra exigência para garantir o funcionamento adequado da internet via satélite emergencial. Tanto dispositivos Android quanto iOS devem estar rodando suas versões mais recentes, uma vez que as atualizações incluem suporte para esse tipo de conexão.

Para isso, basta acessar as configurações do celular e verificar se há atualizações pendentes. Esse procedimento assegura que o aparelho consiga detectar e se conectar automaticamente ao serviço da Starlink quando necessário.

Após garantir a compatibilidade do aparelho e a atualização do sistema, é preciso ativar a funcionalidade de conexão automática para redes emergenciais. No menu de configurações do dispositivo, a opção pode ser encontrada dentro das seções “Conexões” ou “Redes Móveis”.

Ao habilitar a função de acesso emergencial via satélite, o celular passará a se conectar automaticamente sempre que estiver em uma área sem sinal convencional.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

iPhone 13 é um dos aparelhos com acesso à internet por satélite da Starlink: “T-Mobile SpaceX” aparecerá na tela

ECONOMIA

BTG Pactual vai gerir Fundo de Descarbonização do Espírito Santo

iPhone 13 é um dos aparelhos com acesso à internet por satélite da Starlink: “T-Mobile SpaceX” aparecerá na tela

ECONOMIA

Alívio e cautela: como as autoridades do ES reagiram ao "tarifaço de Trump"

iPhone 13 é um dos aparelhos com acesso à internet por satélite da Starlink: “T-Mobile SpaceX” aparecerá na tela

ECONOMIA

Haddad diz que há muita injustiça em tarifaço de Trump e que Brasil vai recorrer

iPhone 13 é um dos aparelhos com acesso à internet por satélite da Starlink: “T-Mobile SpaceX” aparecerá na tela

ECONOMIA

Desemprego recua a 5,8% até junho e atinge menor nível da série histórica

Ícone tags Tags Celulares Internet starlink tecnologia T-Mobile
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM