X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Veja a lista das marcas de azeite de oliva impróprios para consumo

Ao todo, são 11 marcas, e consumidores que adquiriram esses produtos devem deixar de consumi-los


Ouvir

Escute essa reportagem

O Ministério da Agricultura (Mapa) divulgou, nessa quinta-feira (3), uma lista com as marcas de azeite de oliva consideradas impróprias para consumo. Ao todo, onze marcas foram citadas — e a orientação da pasta é que os consumidores que adquiriam essas produtos deixem de consumi-los.

As marcas indicadas no documento são: Málaga, Rio Negro, Quinta de Aveiro, Cordilheira, Serrano, Oviedo, Imperial, Ouro Negro, Carcavelos, Pérola Negra e La Ventosa. Os produtos irregulares foram distribuídos no Espírito Santo e em outros cinco estados: Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Alagoas e Santa Catarina.

De acordo com o Ministério, os produtos foram analisados pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária e foram desclassificados por estarem em desacordo com os parâmetros estabelecidos. Além disso, as empresas responsáveis por esses produtos estão com CNPJ baixado junto à Receita Federal, o que, segundo a pasta, 'também reforça a ocorrência de fraude'.

O Mapa informou, ainda, que os estabelecimentos que disponibilizam produtos desclassificados e de procedência desconhecida aos consumidores poderão, também, ser responsabilizados.

"Outras marcas ainda estão sendo analisadas e assim que os resultados forem concluídos nova lista será divulgada", concluiu o Ministério.

Já os consumidores que adquiriram produtos das marcas citadas podem realizar a solicitação da substituição nos moldes determinados pelo Código de Defesa do Consumidor ou ainda para o Mapa pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde o produto foi adquirido.

Acesse a lista de produtos:
142,48 - pdf
142,48 PDF

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: