X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Usina vai produzir combustível a partir do lixo em Cariacica

Investimento é de R$ 70 milhões e ficará na Marca Ambiental. Gás que virá da unidade será distribuído à população


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Usina vai produzir combustível a partir do lixo em Cariacica
Operação da ES Gás: fornecimento pode vir de futuras usinas também em Vila Velha e Cachoeiro |  Foto: Divulgação / ES Gás

Um investimento de R$ 70 milhões será feito para construir uma usina de biometano — gás produzido a partir da decomposição do lixo nos aterros sanitários — em Cariacica, segundo o governo do Espírito Santo.

A ES Gás, concessionária de gás natural do Estado controlada pela Energisa, a Marca Ambiental e o governo do Estado assinam nesta quinta-feira (18) às 16 horas um contrato simbólico que marca o início da implantação da usina que vai abastecer a rede capixaba.

Leia mais sobre Economia

A usina será construída dentro do complexo da Marca, em Cariacica, onde o gás será produzido e purificado. O biometano é um combustível renovável e sustentável e pode ser injetado na rede de distribuição para consumo residencial ou industrial.

A ES Gás informou que assinou em dezembro de 2023 um memorando de entendimento (documento que contém os principais termos que foram negociadas) com a empresa Marca Ambiental, para estudar a viabilidade da injeção do biometano na rede de distribuição da companhia.

“Atualmente, estamos em etapa de recebimento de proposta de fornecimento de biometano pela Marca Ambiental. A ES Gás reforça que seu escopo se restringe à construção e operação da infraestrutura de distribuição de gás natural e, futuramente, biometano”, disse, por nota.

Em fevereiro, durante evento da ES Gás em Vitória, o governo do Estado havia informado sobre a negociação, junto a Energisa, da construção de três usinas de biometano. Segundo o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, na época, além do aterro em Cariacica, estava buscando viabilizar a construção de outras duas usinas, em Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim, em aterros do grupo Lara.

“Nós estamos estimulando esses empresários a fazerem esse investimento que vai criar uma utilização muito adequada para esse processo natural. Precisam ser purificados por um processo tecnológico e depois conectados às linhas da ES Gás”, disse Ferraço.

Fábio Bertollo, presidente da ES Gás, explicou em fevereiro que o biometano é equivalente ao gás natural, e que única diferença é que o gás natural é de origem fóssil e o biometano é de origem renovável, mas os dois são intercambiados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: