X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Agro

Espírito Santo é o 4º maior produtor de abacate do País

Em 2022, o Estado produziu 24.991 toneladas da fruta que passou a ser também matéria-prima de cosméticos e azeites


Imagem ilustrativa da imagem Espírito Santo é o 4º maior produtor de abacate do País
Os irmãos Maico Peterle e Jean Carlos Peterle abriram a primeira fábrica de azeite feito de abacate no Estado |  Foto: Roberta Bourguignon

Atrás de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, o Espírito Santo é hoje o 4º maior produtor de abacate do País. Somente em 2022, o Estado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), produziu 24.991 toneladas da fruta, que passou a ser também matéria-prima de cosméticos e até azeites.

Em 2021, o valor da produção ultrapassou a marca de R$63,3 milhões. Um crescimento de 114% em relação ao ano anterior, quando o valor foi de R$ 29,5 milhões.

No Espírito Santo, em 2021, a fruta era cultivada em uma área de 918 hectares, com produção de 11.657 toneladas e produtividade média de 12,7 toneladas por hectare.

Já em 2022, a área expandiu para 959 hectares (+4,47%), a produção foi para 24.991 toneladas (+114%) e a produtividade passou a ser de 26,1 toneladas por hectare (+114%).

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destacou que o abacate cultivado no Estado também é exportado para outras regiões do Brasil e até para o exterior, contribuindo para as economias local e nacional.

“No Estado há 572 estabelecimentos rurais com produção de abacate, dos quais 69% são da agricultura familiar. Notamos um crescimento bem acentuado desde 2022, em que o Espírito Santo exportou 10 toneladas da fruta. Já em 2023, de janeiro a dezembro, exportamos 95,8 toneladas, que renderam o valor de 281 mil dólares” afirmou o secretário.

Liderança

De acordo com a Gerência de Dados e Análises da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (GDN/Seag), a produção de abacate capixaba origina-se de 25 municípios, dos quais Venda Nova do Imigrante, na região Serrana, lidera com 13.710 toneladas (54,85% da produção estadual).

Em Venda Nova do Imigrante, os irmãos Maico Peterle, 39 anos, e Jean Carlos Peterle, 42, abriram a primeira fábrica de azeite feito de abacate no Estado, em 2018. As frutas são da propriedade da família.

“Trabalhamos com abacate in natura há 40 anos. Tudo começou com meus pais, e hoje eu e meu irmão tocamos o negócio com a ajuda de nossas esposas e de três funcionários”, disse Jean Carlos.

Fique por dentro

Produção

No Espírito Santo há 572 estabelecimentos rurais com produção de abacate, dos quais 69% são da agricultura familiar.

A produção de abacate capixaba origina-se de 25 municípios, dos quais Venda Nova do Imigrante lidera a produção, com 13.710 toneladas (54,85% da produção estadual).

O abacate cultivado no Estado também é exportado para outras regiões do Brasil e até para o exterior, contribuindo para as economias local e nacional.

Fonte: Especialistas consultados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: