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Economia

Tendência de mercado: empresas agora querem “empregados influencers”

Habilidade de falar em público e conseguir engajamento nas redes sociais é cada vez mais buscada, podendo até valorizar os salários


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Imagem ilustrativa da imagem Tendência de mercado: empresas agora querem “empregados influencers”
Phillippe contou que começou a investir na gravação de vídeos na pandemia. Resultado foi melhora nas vendas |  Foto: Leone Iglesias/ AT

A importância de dominar a arte de falar em público, mesmo que em vídeo, é cada vez mais fundamental, ao ponto de empresas estarem apostando “empregados influencers”. Os vídeos divulgados pelos funcionários nas redes sociais estão cada vez mais no radar das companhias.

O objetivo é divulgar as marcas para novos públicos, mostrar os produtos e serviços da empresa por um outro ângulo e até mesmo apresentar promoções exclusivas para o público que acompanha os vídeos.

O gerente de concessionária de veículos do grupo Orletti, Phillippe Aguiar, 37 anos, contou que começou a investir na gravação de vídeos na pandemia, período em que os clientes sumiram da loja. Os vídeos hoje ajudam com vendas espontâneas dos carros.

“Comecei a criar os vídeos para chamar os clientes, e fomos vendo que foi criando engajamento com os clientes, e atraindo potenciais compradores. Divulgamos até promoções exclusivas através dos vídeos e temos incentivo para fazer os vídeos e fazemos toda semana”.

Quem também atua como influencer e divulga o trabalho com vídeos é a repositora Shirley Santos, que mora em Guarapari e trabalha na Nestlé.

“Gosto de fazer vídeos no dia a dia, mostrando minha rotina e também participando de diferentes trends. Quando descobri o Programa Influencers, vi como uma oportunidade de divulgar também meu trabalho. Entendo como uma chance de aperfeiçoar minha presença como influenciadora e também gerar visibilidade para a marca”.

O CEO da Heach RH, Elcio Teixeira, destacou que é uma grande tendência e que pode render até um salário melhor para o empregado. “É algo muito importante e o colaborador acaba se destacando, e tem um reconhecimento do grupo, se torna uma referência e atende os valores da empresa”, destacou.

Um profissional influente é quem tem boas relações, tem facilidade com o trabalho e que consegue envolver os demais colaboradores, segundo diretora da Center RH Eliana Machado.

“São pessoas com inteligência emocional e que são detentora de opiniões, e que consiga transmitir para a equipe a importância do caminhar juntos e de fazer a diferença”, explica.

Campanhas e programas para incentivo a profissionais

Visando engajar cada vez mais os empregados, muitas empresas já até criaram programas e campanhas para incentivar a gravação de vídeos pelos mesmos.

Um desses casos é da Nestlé com Programa Influencers, que faz parte do Nestlé Creators, segundo Felipe Custódio, gerente de marketing de influência da empresa. São mais de 1.400 colaboradores inscritos em todo País.

“Em 2022, o projeto piloto foi criado e pensado para explorar o potencial de influência dos nossos colaboradores, com capacitação sobre diferentes temas, além de serem desafiados mensalmente com campanhas temáticas”, explicou.

Segundo Custódio, muitos empregados da companhia já compartilhavam em suas redes como é trabalhar e o programa foi uma forma de oferecer as ferramentas certas para que pudessem preparar conteúdo com ainda mais qualidade.

Em uma rede de hotéis, foi criada campanha para incentivar a criação de conteúdos, destacou Renato Apolinário, gerente geral dos hotéis Sleep Inn Vitória e Comfort Suítes Vitória.

“Temos palestras bimestrais para estimular os colaboradores. Dois dos colaboradores que ajudam a mostrar os hotéis tem mais seguidores que o perfil da empresa”.

A supervisora de recepção da rede hoteleira Alessandra Souza, 30 anos, contou que foi contratada com “experiência” de empregada influencer. “Trabalhava em outro hotel antes e lá assumi a responsabilidade de cuidar das redes sociais, e com isso comecei a gravar os vídeos”, contou.

SAIBA MAIS

Empregados influencers

São colaboradores que trabalham na empresa e passam a ser um porta-voz da empresa, de forma interna, engajando os colaboradores, e externa, possibilitando que outras pessoas conheçam as ações da companhia.

Assim, a organização consegue transmitir sua mensagem e endossar suas campanhas por meio dos funcionários.

As organizações estão entendendo que não só os influenciadores digitais convencionais são passíveis de gerar influência, mas que pessoas comuns também.

Geralmente, as empresas não podem remunerar por esse trabalho, e por isso oferecem capacitações, cursos, premiação ou brindes.

O que as empresas e os funcionários ganham?

As marcas usufruem de um canal de audiência gratuito, no qual quanto maior a audiência, mais benefícios para a empresa.

Enriquece o employer branding (marca empregadora, em inglês), uma estratégia de marketing digital para gerar uma percepção positiva da marca e atrair potenciais colaboradores.

Os funcionários se tornam desejados por outras companhias por ter experiência com divulgação da marca.

Qual o perfil de um influenciador?

Saber se comunicar com seu público é essencial.

Ter habilidades técnicas de criação de conteúdo e apresentação.

Aptidão para mídias sociais, não apenas gostar, mas saber usar. Além de entender a dinâmica das plataformas para produzir de maneira adequada para cada rede. Não adianta replicar o mesmo conteúdo.

Dica de por onde começar: Converse com outros funcionários influenciadores sobre seu dia a dia e conheça os bastidores desse trabalho. Isso é importante para tomar decisões e ter atalhos para não passar pelos mesmos problemas.

Que conteúdos publicar?

Dia a dia na empresa: como é o trabalho do colaborador.

Falar de projetos e eventos que participam na companhia.

Divulgar processos seletivos da marca.

Divulgar serviços e até promoções exclusivas para os seguidores.

Faça associações positivas com a marca que incentive seus seguidores a interagirem.

Além disso, ser espontâneo, isto é, quanto menos cara de propaganda, mais autêntico será o conteúdo.

Cuidados na hora de publicar

Evitar gravar a tela do computador para não vazar informações privadas da empresa.

Evitar mostrar pessoas nos vídeos sem autorização delas.

As próprias empresas com programas de funcionários influenciadores orientam os colaboradores sobre o que não postar.

Por exemplo, em das empresas que tem um programa voltado para empregados influencers, não são permitidas postagens de cunho político, religioso ou qualquer outro quesito que possa servir como discriminatório.

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